Nova tecnologia irá evitar longas filas, reduzir custos e tempo de parada de caminhões em postos de fiscalização
Foi
lançado na segunda-feira (27/05/2019), no Espírito Santo, o projeto-piloto do
Documento Eletrônico de Transporte (DT-e). A nova tecnologia,
implantada em fase de testes pelos próximos meses, permitirá a
unificação de cerca de 20 documentos que são exigidos para operações de
transporte de carga no país.
A iniciativa faz parte de uma série de medidas de
desburocratização e de melhorias no processo de fiscalização que estão
sendo desenvolvidas pelo Governo Federal. O documento vai simplificar
procedimentos administrativos para evitar as longas filas e acabar com o
tempo de parada nos postos de pesagem, nas operações de fiscalização e
em procedimentos burocráticos, que hoje somam uma espera de 6 horas em
média.
O projeto-piloto será realizado no âmbito do sistema
de monitoramento eletrônico conhecido como “Canal Verde Brasil”, que já
está em funcionamento em 55 pontos no país. O sistema, regulado pela
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), utiliza balanças
eletrônicas para a pesagem em movimento e em alta velocidade instaladas
pela ANTT em rodovias concedidas. A tecnologia também está sendo adotada
pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em
rodovias federais.
De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio
de Freitas, o objetivo do Ministério é usar sistemas inteligentes como o
Dt-e para conectar diretamente o transportador com o embarcador. “Vamos
acabar com a necessidade de intermediários. A exigência de documentos e
procedimentos complicados onera a operação para o caminhoneiro, que
sofre com a burocracia e com os altos custos dos serviços de
despachante”, afirmou.
Como vai funcionar
Com a nova tecnologia, as informações de cerca de 20
documentos que têm de ser apresentados pelos caminhoneiros ou
transportadores nos postos de fiscalização nas rodovias passam a constar
no sistema (DT-e), disponível por meio de um aplicativo de celular.
A leitura eletrônica dos dados do veículo e da
operação, realizada por meio de um chip acoplado ao veículo, vai
permitir que o caminhoneiro ou transportadora seja autorizado a seguir
viagem sem precisar ser parado no caminho e sem a necessidade de
apresentar documentos em papel nos postos de fiscalização e pesagem.
O DT-e é uma das ações do “Projeto 3i – Rede Brasil
Inteligente”, que trata do uso de tecnologias de informação e
comunicação para aprimorar a logística multimodal no país.
registrado em:
DT-e
Documento Eletrônico de Transporte
publicado:
27/05/2019 15h21,
última modificação:
28/05/2019 13h27
.POSTADO POR Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, em suas páginas eletrônicas reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (28-05-2019)
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