A Subcomissão Permanente de Avaliação do Sistema Tributário Nacional realiza, a partir das 19h desta segunda-feira (14), audiência pública com a participação de pesquisadores e economistas. Eles devem apresentar dados e indicadores que servirão de subsídio para o trabalho dos parlamentares. O presidente da subcomissão, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), disse estar preocupado com o desequilíbrio da carga tributária sobre ricos e pobres no Brasil, assunto que deve ser debatido na reunião.
No requerimento em que solicitou a audiência, o senador lembrou estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) segundo o qual os 10% mais pobres destinam 32% de sua renda para o pagamento de tributos, enquanto os 10% mais ricos, apenas 21%. Além disso, citou a elevada carga sobre os alimentos. Sobre a carne bovina, o feijão e a farinha de trigo, por exemplo, incidem 17%; sobre o leite, 18%; e sobre os ovos, 20%.
Foram convidados os pesquisadores do Ipea Sérgio Gobetti e Rodrigo Orair; o economista e consultor Maurílio Leopoldo Schmitt; e o ex-secretário de Fazenda do Paraná, Heron Arzua.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário