- PESQUISADO e produzido POR repórter/radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel, facebook.com/paulomacieldaradio E instagram.com/paulorobertomaciel6/ - @paulorobertomacielmaciel7919
Igr.Sto.Antônio.POR rep.Paulo Maciel. V.V-ES,28-7-24 |
- LITURGIA). 08/08/2024, QUINTA-FEIRA . XVIII *SEMANA DO TEMPO COMUM. ANO: B. Cor: Branca. Rito: Prefácio Comum ou dos Pastores - Ofício da Memória. SÃO DOMINGOS - PRESBÍTERO E PREGADOR. 1ª Leitura: Leitura do Livro do Profeta Jeremias (Jr 31, 31-34): "...‘imprimirei minha lei em suas entranhas, e hei de inscrevê-la em seu coração'...". SALMO RESPONSORIAL: Sl 50 (51), 12-13. 14-15. 18-19 (R: 12a). R.: "- Ó Senhor, criai em mim um coração que seja puro!" EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São Mateus (Mt 16, 13-23): "...'Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo'... ". - FONTE: novaalianca.com.br.
- SANTOS DO DIA 8 DE AGOSTO. (FONTE: revista.arautos.org)
- São Domingos de Gusmão. Presbítero (†1221 Bolonha – Itália). Filho da Beata Juana de Aza, de nobre família castelhana. Nasceu na Espanha, em 1170, e faleceu em Bolonha, Itália, em 1221. Fundador da Ordem dos Frades Pregadores, ou dominicanos. Lutou contra as heresias albigense, cátara, e valdense. Foi o grande apóstolo do Rosário. A ele Nossa Senhora entregou esta devoção. CONFORME o "site" da Comunidade Católica Canção Nova, ´São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, Espanha. Pertencia a uma família nobre, católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d’Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. Na sua família, havia um tio sacerdote. Assim, a vontade de evangelizar já estava presente desde a infância.
Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas, aos 24 anos, o chamado ao sacerdócio foi maior e Domingos começou a fazer parte dos Canônicos da Catedral de Osma, a pedido do Bispo Diego. Logo, foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé. Durante a Idade Média, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou Domingos e Dom Diego para enfrentar os Albigenses e propagar o Evangelho. Porém, com a morte repentina de Diego, Domingos de Gusmão permaneceu sozinho na missão. Em 1215, Domingos fundou uma Ordem que oferecia uma nova proposta de evangelização cristã e vida apostólica. Em 22 de dezembro de 1217, Papa Honório III emitiu a aprovação definitiva, dando-lhe o nome de “Ordem dos Frades Pregadores”. Eles foram conhecidos como homens sábios, pobres e austeros. Domingos de Gusmão morreu em 6 de agosto de 1221, com 51 anos, no Convento de Bolonha. Foi canonizado pelo Papa Gregório IX, que o havia conhecido pessoalmente após 13 anos da sua morte. -Oração: “São Domingos de Gusmão, santo mestre, ajuda-me a sempre a espalhar a verdade de Cristo e lutar contra todo tipo de blasfemia e descrença. Amém.” São Domingos de Gusmão, rogai por nós!`- Santo Eusébio de Milão, Bispo (†c. de 462). Trabalhou pela verdadeira Fé e reconstruiu a Catedral de Milão, destruída pelos hunos. - São Múmolo, abade (†678). Transladou as relíquias de São Bento para a abadia beneditina de Fleury, França, para que fossem dignamente veneradas. - Santo Altmano, Bispo (†1091). Na Áustria, fundou a abadia agostiniana de Gottweig, restaurou a disciplina no clero e defendeu a liberdade da Igreja. - São Paulo Ke Tingzhu, mártir (†1900). Foi cortado em pedaços durante a perseguição dos Boxer, na China. Deu extraordinário exemplo de fortaleza cristã. - Santa Bonifácia Rodríguez Castro, virgem (†1905). Fundou em Zamora, Espanha, a Congregação das Servas de São José. - Santa Maria da Cruz MacKillop, virgem (†1909). Fundadora da Congregação das Irmãs de São José do Sagrado Coração. Faleceu em Sidney, Austrália. - Beata Maria Margarida Caiani, virgem (†1921). Fundadora do Instituto Franciscano das Irmãs Mínimas do Sagrado Coração, em Poggio, Itália. - Beato Vladimiro Laskowski, presbítero e mártir (†1940). Sacerdote polonês preso e morto no campo de concentração de Mauthausen-Gusen, Áustria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário