quarta-feira, 3 de julho de 2024

LITURGIA. 6/7/24, Sáb. - XIII *S.T.C. SANTOS: Mª Goretti, Paládio, Bv. Susana Águeda D.. POR rep. Paulo Maciel

- PRODUZIDO POR repórter/radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel, facebook.com/paulomacieldaradio E instagram.com/paulorobertomaciel6/ - @paulorobertomacielmaciel7919

Santuário. POR rep.Paulo Maciel. V.V.,30-6-24
- LITURGIA). 6/07/2024, SÁBADO - XIII *SEMANA DO TEMPO COMUM. ANO: B. Cor: Verde. Rito: Missa à escolha - Ofício do dia. OU SANTA MARIA GORETTI - VIRGEM E MÁRTIR. (Memória Facultativa. Cor: Vermelha). OU N. Sra. (no sábado). - 1ª Leitura: Leitura da Profecia de Amós (Am 9, 11-15): "...'Mudarei a sorte de Israel, meu povo, cativo; eles reconstruirão as cidades'...." (Ou apr.: 1Cor 6, 13c-15a. 17-20). SALMO RESPONSORIAL: Sl 84 (85), 9.11-12.13-14 (R: 9). R.: "- O Senhor anunciará a paz para o seu povo." EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São Mateus (Mt 9, 14-17): "...'não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam' ... ". - FONTE: novaalianca.com.br.

- SANTOS DO DIA 6 DE JULHO. (FONTE: revista.arautos.org) -Santa Maria Goretti, virgem e mártir (†1902 Nettuno – Itália). Morreu apunhalada, em defesa de sua virgindade, antes de completar doze anos. CONFORME o "site" da Comunidade Católica Canção Nova, Maria Goretti foi uma virgem e mártir que´encantou e continua enriquecendo os cristãos com seu testemunho de ‘sim’ a Deus e ‘não’ ao pecado. Nasceu em Corinaldo, centro da Itália, no ano de 1890. Era de família pobre, numerosa e camponesa, mas muito temente a Deus. Com a morte do pai, Maria Goretti, com os seus, foram morar num local perto de Roma, sob o mesmo teto de uma família composta por um pai viúvo e dois filhos, sendo um deles Alessandro. Aconteceu que este jovem, por várias vezes, tentou seduzir Goretti, que ficava em casa para cuidar dos irmãozinhos. E, por ser uma menina temente a Deus, sua resposta era cheia de maturidade: “Não, não, Deus não quer; é pecado!” Santa Maria Goretti, certa vez, estava em casa e em oração, por isso, quando o jovem, que era de maior estatura e idade, tentou novamente seduzi-la, Goretti resistiu com mais um grande não.

A resposta de Alessandro foram 14 facadas, enquanto da parte de Goretti, percebemos a santidade na confidência à sua mãe: “Sim, o perdoo… Lá no céu, rogarei para que ele se arrependa… Quero que ele esteja junto comigo na glória eterna”. O martírio desta adolescente de apenas 12 anos foi a causa da conversão do jovem assassino, que, depois de sair da cadeia, esteve com as 400 mil pessoas, na Praça de São Pedro, na ocasião da canonização dessa santa, ao lado da mãe dela, que o perdoou também. Santa Maria Goretti manteve-se pura e santa por causa do seu amor a Deus, por isso, reina na glória com Cristo. Sua beatificação foi celebrada no dia 27 de abril de 1947, por Papa Pio XII. E em 24 de junho de 1950, o mesmo celebrou a canonização da santa. Sua festa é celebrada no dia 6 de julho. Santa Maria Goretti é tida como a santa da castidade, da juventude, das vítimas de estupro, da pureza de coração e do perdão. É representada segurando lírios, que simbolizam sua pureza, e com vestes brancas, sinal de sua virgindade. A minha oração. “Santa Maria Goretti, interceda por mim junto a Deus para que eu possa ser também casta e pura, de corpo, mente e coração! Que eu não tema entregar a minha vida por amor a Deus! Amém!” SANTA MARIA GORETTI, rogai por nós!` - São Paládio, Bispo (†432). Enviado pelo Papa Celestino I às Ilhas Britânicas para pregar aos gentios e combater a heresia pelagiana. - São Pedro Wang Zuolong, mártir (†1900). Morreu enforcado na província de Hebei, China, durante a perseguição dos boxers, por negar-se a cultuar os ídolos pagãos. - Beato Tomás Alfield, presbítero e mártir (†1585). Anglicano convertido ao Catolicismo, recebeu na França a ordenação sacerdotal. Retornando à Inglaterra foi preso e, sob torturas, renegou a Fé. Depois, arrependido, retornou à Igreja Católica e sofreu o martírio. - Beato Agostinho José Desgardin, mártir (†1794). Monge cisterciense que, durante a Revolução Francesa, foi encarcerado em um navio-prisão onde morreu contagiado por seus companheiros enfermos, dos quais cuidava. - Beata Maria Teresa Ledóchowska, virgem (†1922). Nobre austríaca, fundadora do Instituto de Missionárias do Sodalício de São Pedro Claver, em Roma, dedicado a auxiliar as missões na África. - Beata Nazaria de Santa Teresa March Mesa, virgem (†1943). Freira de origem espanhola falecida em Buenos Aires. Fundou, na Bolívia, o Instituto das Missionárias Cruzadas da Igreja. - Beata Susana Águeda Deloye, virgem e mártir (†1794). Beneditina da abadia de Caderousse, presa e guilhotinada em Orange, França, juntamente com outras trinta e duas religiosas.

Nenhum comentário: