POSTAGEM NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com
O impresso "O Dia do Senhor - Celebração Dominical da Palavra de Deus", da Diocese de Colatina/ES, é utilizado nas celebrações da Palavra em igrejas de sua jurisdição. Ano A - XXX - Nº 1815. 3º DOMINGO DA PÁSCOA. Cor: branca. 26/04/2020. Ano Jubilar Missionário. 1ª Leitura: Leitura dos Atos dos Apóstolos (At 2, 14.22-33). Salmo Responsorial: (Sl 15): "Vós me ensinais Vosso caminho para a vida; junto de Vós felicidade se limites! (bis)". 2ª Leitura: Leitura da Primeira Carta de São Pedro (1Pd 1, 17-21). Evangelho: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 24, 13-35.
-INSTRUÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO: "Preparar um recipiente com água benzida na Vigília Pascal e um ramo verde próximo a mesa da Palavra. E na entrada da Igreja a imagem ou quadro de Jesus Ressuscitado, o Lecionário e um bonito pão que será partilhado ao final da celebração. Preparar a recordação da vida e para iniciar, cantar suavemente o refrão."
- O documento traz a reflexão da Liturgia da Palavra no item "O terceiro domingo da Páscoa nos apresenta os discípulos ainda tristes pela morte do Senhor e convida-nos a descobrir esse Cristo vivo que acompanha os homens pelos caminhos do mundo, que com a sua Palavra anima os corações magoados e desolados, que se revela sempre que a comunidade dos discípulos se reúne para “partir o pão”; apela, ainda, para que os discípulos sejam as testemunhas da ressurreição diante dos homens. É no Evangelho, sobretudo, que esta mensagem aparece de forma nítida. O texto nos apresenta Cristo, vivo e ressuscitado, a caminhar ao lado dos discípulos, a explicar-lhes as Escrituras, a encher-lhes o coração. O terceiro domingo da Páscoa nos apresenta os discípulos ainda tristes pela morte do Senhor e convida-nos a descobrir esse Cristo vivo que acompanha os homens pelos caminhos do mundo, que com a sua Palavra anima os corações magoados e desolados, que se revela sempre que a comunidade dos discípulos se reúne para “partir o pão”; apela, ainda, para que os discípulos sejam as testemunhas da ressurreição diante dos homens. É no Evangelho, sobretudo, que esta mensagem aparece de forma nítida. O texto nos apresenta Cristo, vivo e ressuscitado, a caminhar ao lado dos discípulos, a explicar-lhes as Escrituras, a encher-lhes o coração de esperança e a sentar-Se com eles à mesa para “partir o pão”. É aí que os discípulos O reconhecem. O gesto de Jesus, que recorda sua vida compartilhada, doada por amor, desperta à urgência da missão. “Naquela mesma hora, os discípulos se levantaram e voltaram para Jerusalém”. Reavivados na fé e na esperança, puseram-se a caminho para testemunhar a experiência do encontro com Cristo Ressuscitado. Jerusalém, lugar em que Jesus concluiu a sua obra de salvação, torna-se o marco inicial da missão dos discípulos, que deve estender-se até os confins da terra. A fé na ressurreição vai se fazendo ao longo do caminho. Jesus caminha com eles, toca o sofrimento que sentem e experimenta o vazio que os invadiu. De peregrino “desinformado”, Jesus passa a ser compreendido como o Senhor Ressuscitado, fonte da qual recobram as forças e as esperanças. Os dois discípulos representam os cristãos de todos os tempos, sempre a caminho com o Senhor. Coloquemo-nos a caminho com Cristo. Deixemos que Ele nos mostre o quanto é presente em nossa vida, na vida de nossas famílias e comunidades. Que Ele abra os olhos de nossa fé e nos dê a graça de perceber como, de fato, nosso coração arde com a Sua presença em nossa vida. Jesus Ressuscitado se faz presente no caminho dos que procuram descobrir o significado de Suas palavras e obras, dos que fazem memória de Sua vida doada totalmente. Como os discípulos de Emaús, insistimos: “Fica conosco Senhor, caminha ao nosso lado, para que possamos repartir o pão e acolher todas as pessoas, sem discriminação. Que o Senhor ressuscitado nos conserve reunidos em seu nome, em torno de sua proposta libertadora."
-Presidente - "... Fazendo memória da experiência de Emaús, celebramos neste Terceiro Domingo da Páscoa, a manifestação de Jesus Ressuscitado na partilha do pão. O Senhor vem ao nosso encontro, caminha conosco, nos ajuda a compreender os acontecimentos da vida à luz de Sua Palavra. .... O Senhor vem nos dizer hoje que é pela escuta da Palavra que Jesus vai tocando e acordando a comunidade desorientada. Imploremos a sua misericórdia pelas vezes em que fechamos nosso coração aos ensinamentos de Jesus (silêncio). Que Ele nos purifique de todo mal. ..."
-Animador litúrgico - "Os discípulos de Emaús, reconheceram Jesus ao partir o Pão. Sua presença viva torna-se perceptível aos nossos olhos, quando nos reunimos para celebrar a Palavra de Deus, quando acolhemos nossos irmãos, e partilhamos nossos bens e nosso dons, na defesa da vida sendo sinal de Cristo Ressuscitado no meio em que vivemos. Estendendo nossas mãos para o Altar, apresentemos ao Senhor a nossa disposição em servir."
Gesto concreto: "A Eucaristia é o lugar privilegiado do encontro do discípulo com Jesus Cristo. Com este Sacramento, Jesus nos atrai para si e nos faz entrar em seu dinamismo em relação a Deus e ao próximo”. Procuremos durante esta semana, visitar Jesus na Capela do Santíssimo ou uma pessoa que está impossibilitada de participar do convívio comunitário"
--Leituras da Semana:2ª feira: At 6,8-15; Sl 118; Jo 6,22-29. 3ª feira: At 7,51-8,1a; Sl 30; Jo 6,30-35. 4ª feira: At 8,1b-8; 1Jo 1,5-2,2; Sl 65; Jo 6,35-40. 5ª feira: At 8,26-40; Sl 65; Jo 6,44-51. 6ª feira: At 9,1-20; Gn 1,26-2,3; Cl 3,14-15.17.23-24; Sl 116; Sl 89; Jo 6,52-59; Mt 13,54-58. Sábado: At 9,31-42; 1Jo 5,1-5; Sl 115; Jo 6,60-69; Mt 10,22-25a. Domingo: At 2,14a.36-41; Sl 22; 1Pd 2,20b-25; Jo 10,1-10.
--Fonte: ImpressoODiadoSenhordaDiocesedeColatina. SERVIÇO: "O DIA DO SENHOR" (DIOCESE DE COLATINA). CÚRIA DIOCESANA DE COLATINA. Rua Santa Maria, 350, Edifício João Paulo II, CEP 29700-200 - COLATINA/ES. Telefone (0xx27) 2102-5000. E-mail: diadosenhor@diocesedecolatina.org.br - site: www.diocesedecolatina.org.br - site do Santuário Nossa Senhora da Saúde (Ibiraçu/ES): www.maedasaude.org.br .
- TEXTO, PESQUISA, FILMAGEM E NARRAÇÃO: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA OS ENDEREÇOS DA WEB: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (24-04-2020)
Nenhum comentário:
Postar um comentário