Liturgia Diária da Palavra,7/08/2019,4ª-f., XVIII Semana do Tempo Comum. São Caetano de Thiene. Mês Vocacional. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina. Cor dos paramentos litúrgicos: Verde. (Ofício do Dia). 1ª Leitura: Leitura do Livro dos Números (Nm 13,1-2.25-14,1.26-30.34-35): “'Até quando vai murmurar contra mim esta comunidade perversa? Eu ouvi as queixas dos filhos de Israel.'”. Salmo Responsorial (Sl 106,6-7a.13-14.21-22.23 (R: 4a)): “R: Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!”. Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 15,21-28): "'Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!' E desde aquele momento sua filha ficou curada.".
Fonte: www.novaalianca.com.br . TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (6/08/2019)
SANTO DO DIA 7 DE AGOSTO: São Caetano de Thiene (Fonte: www.a12.com )- São Caetano nasceu na Itália, em outubro de 1480. Desde muito jovem mostrava grande preocupação e zelo pelos pobres, abrindo asilos para os idosos e muitos hospitais para os doentes, especialmente para os incuráveis. Estudou em Pádua, onde se formou em direito aos vinte e quatro anos de idade.Em 1506 exerceu a função de secretário particular do Papa Júlio II. Neste serviço fez contato e conviveu com cardeais famosos, aprendendo muito com todos eles. Mas a principal virtude que Caetano cultivava era a humildade para observar muito bem antes de reprovar o mal alheio.
Participou do movimento laical Oratório do Divino Amor, que procurava estudar e praticar as Sagradas Escrituras. Depois de muita reflexão, decidiu pela ordenação sacerdotal. Tinha trinta e seis anos de idade quando celebrou sua primeira missa na Basílica de Santa Maria Maior.
Em 1523 fundou a Ordem dos Clérigos Regulares (Teatinos), que tinha como objetivo a renovação do clero. A nova congregação começou somente com quatro pessoas, depois passou para doze e esse número aumentou em pouco tempo. São de vida ativa, vivendo em obediência, sob uma regra de vida comum.
Morreu aos sessenta e seis anos de idade em Nápoles, no ano de 1547.
Reflexão:
São Caetano de Thiene implorava a reforma de vida e de costumes
dentro da Igreja: “Cristo espera e ninguém se mexe”, repetia. Andava
sempre em auxílio dos doentes, dos pobres e mendigos da região. Realizou
na sua vida tudo aquilo que pregou. Nunca teve pressa de viver, mas
aproveitou cada minuto de sua vida para socorrer os necessitados.
Oração:
Deus Pai de bondade ajudai-nos a confiar mais na vossa providência
e concedei-nos, pela intercessão de São Caetano, buscar o que é santo e
promover a paz e a caridade entre as pessoas. Por Cristo Nosso Senhor.
Amém! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário