Depois de um início difícil, Prefeitura de Colatina/ES anuncia compra de novos veículos para a frota municipal
Foi apresentada aos colatinenses, pela Prefeitura de Colatina/ES, a nova frota de veículos adquirida com recursos próprios, no sistema de renovação que está sendo feito, depois de um período de aproveitamento dos que já existiam e com aluguel, quando o prefeito Sérgio Meneguelli assumiu em 2017, para a realização dos serviços no município, enquanto era feita a organização das finanças públicas do município. Entre leves e pesados, são 30 veículos.
Na Secretaria Municipal de Saúde (Semus), são dois Montana, para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), dois Spin (sete lugares), dois Ford Ka e seis Ford Ka Hatch, e ainda um Cangoo, para o setor do Almoxarifado entregar medicamentos às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para os Conselhos Tutelares são dois automóveis (Gol). Para a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Semharf), é um Gol. Um Ford Ka foi para a Secretaria de Trânsito (Semtran). Um Fiat Uno e um Ford Ka foi para a Secretaria de Interior (Semint). Dois Ford Ka e um Saveiro são da Secretaria de Obras (Semob). E um Ford Ka foi para a Secretaria de Administração (Semad), disponível para todas as Secretarias. Um Caminhão para a Semad, disponível para todas as Secretarias. Um Caminhão (frigorífico) para transportar merenda escolar, para a Secretaria de Educação (Semed). Um Caminhão Pipa para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Semder).
Uma escavadeira hidráulica para a Semint. Para a Semad é um Saveiro, disponível para todas as Secretarias. Ainda foram adquiridas quatro motos, sendo duas para a Semtran. Uma (baú) para o transporte de processos do setor de Tributos, foi para a Secretaria da Fazenda (Semfa), e uma (também de baú) para o transporte de processos da Semad. De acordo com a Prefeitura, o investimento do município, na compra de novos veículos, significa uma economia em torno de R$ 650 mil por ano, relativos a desgastes de peças, trocas de pneus e consertos em oficinas, além de aluguéis, que deixam de ser feitos onerando os cofres públicos. Segundo o superintendente geral da Frota Municipal, Willes da Silva, todos os 40 veículos mais antigos, estão com sua manutenção em dia, e inclusive com pneus novos. Em todos os caminhões foi instalado ar-condicionado e todas as máquinas tiveram suas cabines fechadas e também contam com de ar-condicionado. Duas motos, de 2013, também estão em plena atividade.
Organização da Frota - Problemas é que não faltavam na frota municipal, quando o prefeito Meneguelli assumiu a Prefeitura. Tanto os veículos leves quanto as máquinas mais pesadas estavam todos sucateados. O cenário que agravava mais ainda a situação, era que grande parte dos veículos (em torno de 60) funcionava em regime de locação. E o pior ainda, era que a situação financeira do município estava totalmente desorganizada, e por isso não havia condições de criar mais gastos. O negócio era começar se virando com o que tinha. E logo, 2017 para 2018, procurou conter despesas, para poder atender às necessidades de executar os serviços essenciais.
A primeira medida e a única alternativa da administração então, foi mandar fazer reparos para que os serviços pudessem ser realizados, além de reduzir em pelo menos 50% o aluguel de veículos. Gradativamente foi sendo eliminada a dependência da locação e feitos os reparos dos que podiam ser aproveitados, priorizando as possibilidades de curto prazo para a aquisição dos novos equipamentos, viabilizando parcerias para atendimento na cidade e também no interior. Por meio de emendas parlamentares, doações do Governo do Estado e participação de pequena contrapartida municipal, foi substituindo os que não tinham nenhuma condição de uso. Hoje, a Prefeitura pauta sua demanda diária no equilíbrio das finanças públicas, para que o município tenha condições de utilizar seus próprios recursos também para a realização de obras. A realidade agora é outra.
.(01/07/2019). Fonte: SitePMC
MANCHETE E TEXTO ADAPTADO E Postado por: REPÓRTER, RADIALISTA E
BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, EM SEUS ENDEREÇOS NA WEB:
reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (1º/07/2019)
Nenhum comentário:
Postar um comentário