Liturgia Diária da Palavra,28-07-2019, domingo, XVII Semana do Tempo Comum. SANTO INOCÊNCIO I. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina. Cor dos paramentos litúrgicos: Verde. (Glória, Creio, IV Semana do Saltério). 1ª Leitura: Leitura do Livro do Gênesis (Gn 18,20-32): “Abraão disse: 'Que o meu Senhor não se irrite, se eu falar só mais uma vez: e se houvesse apenas dez justos?' (em Sodoma e Gomorra). Ele respondeu: 'Por causa dos dez, não a destruiria'.'”. Salmo Responsorial (Sl 138,1-2a.2bc-3.6-7ab.7c.8 (R: 3a)): “R: Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!”. 2ª Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses (Cl 2,12-14): "Existia contra nós uma conta a ser paga, mas ele a cancelou, apesar das obrigações legais, e a eliminou, pregando-a na cruz.". Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 11,1-13): " 'Se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!'".
Fonte: www.novaalianca.com.br . TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (26/07/2019)
SANTO DO DIA 28 DE JULHO :SANTO INOCÊNCIO I (Fonte: www.a12.com )-Inocêncio primeiro era italiano. Ele foi eleito no ano 401, governou a Igreja por dezesseis anos, num período dos mais difíceis para o Cristianismo.Um dos maiores traumas de seu pontificado foi a invasão e o saque de Roma, cometidos pelos bárbaros godos. O papa tentou mediar a negociação entre o imperador Honório e o invasor bárbaro Alarico, mas não conseguiu e o saque teve início. Foram três dias de roubo, devastação e destruição. Os bárbaros respeitaram apenas as igrejas, por causa dos anos de contato e mediação com o Papa Inocêncio I.
Inocêncio conseguiu manter a disciplina da igreja e tomou decisões litúrgicas que perduram até hoje. Escreveu inúmeras cartas pastorais e canônicas, que são estudadas até hoje. Também foi ele que estabeleceu a uniformidade que as várias Igrejas devem ter com a doutrina apostólica romana. Sua influência política obteve do imperador Honório a proibição das lutas de gladiadores.
O Papa Inocêncio I morreu no dia 28 de julho de 417, sendo sepultado no cemitério de Ponciano em Roma.
Reflexão:
Hoje celebramos outro Papa que alcançou a glória da santidade. Sua
vida foi uma constante luta pela paz e pela pregação da Palavra de
Deus. Suas ações na Igreja e no mundo político sempre tiveram como
objetivo a luta pela dignidade humana. Que a vida de Santo Inocêncio
inspire-nos ações de respeito e solidariedade com as pessoas.
Oração:
Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que Santo Inocêncio I
governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo.
Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a
eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Cristo nosso
Senhor. Amém! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário