Liturgia Diária da Palavra,29-07-2019, 2ª-f, XVII Semana do Tempo Comum. SANTA MARTA. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina. Cor dos paramentos litúrgicos: Branca. (Prefácio Comum ou dos Santos, Ofício da Memória). 1ª Leitura: Leitura da Primeira Carta de São João (1Jo 4,7-16): “Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele.”. Salmo Responsorial (Sl 34,2-3.4-5.6-7.8-9.10-11 (R: 2a)): “R: Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!”. Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (Jo 11,19-27): " 'Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais.'".
Fonte: www.novaalianca.com.br . TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (28/07/2019)
SANTO DO DIA 29 DE JULHO :SANTA MARTA (Fonte: www.a12.com )- As escrituras contam que, em seus poucos momentos de descanso ou lazer, Jesus procurava a casa de amigos em Betânia, local muito agradável há apenas três quilômetros de Jerusalém. Ali moravam Marta, Lázaro e Maria. Há poucas, mas importantíssimas citações de Marta nas sagradas escrituras. É narrado, por exemplo, o primeiro momento em que Jesus pisou em sua casa. Ali chegando Jesus conversava com eles e Maria estava aos pés do Senhor, ouvindo sua pregação. Marta, trabalhadora e responsável, reclamou da posição da irmã, que nada fazia ouvindo o Mestre. Jesus aproveita então para ensinar que os valores espirituais são mais importantes que os materiais, apoiando Maria em sua ocupação de ouvir e aprender.Fala-se dela também quando da ressurreição de Lázaro. É ela quem mais fala com Jesus, nesse acontecimento. Marta disse a Jesus: "Senhor, se tivesses estado aqui, o meu irmão não teria morrido. Mas mesmo agora, eu sei que tudo o que pedires a Deus, Deus dará". (Jo 11,20-22). O milagre de reviver Lázaro, solicitado com tamanha simplicidade por Marta, exemplifica a plena fé na onipotência do Senhor.
Os primeiros a dedicarem uma festa
litúrgica à Santa Marta foram os frades franciscanos, em 1262, e o dia
escolhido foi 29 de julho. Ela se difundiu e o povo cristão passou a
celebrar Santa Marta como a padroeira dos anfitriões, dos hospedeiros,
dos cozinheiros, dos nutricionistas.
Reflexão:
Saber servir é um dom recebido de Deus e obrigação de todo
cristão. Existe um provérbio popular que diz: “Quem não vive para
servir, não serve para viver.” A vida de Santa Marta foi de serviço e
cooperação com o projeto de Jesus. Através de atividades do dia a dia
ela demonstrou que Deus está presente em tudo que fazemos com amor e
dedicação.
Oração:
Ó gloriosa Santa Marta, entrego-me confiante em vossas mãos,
esperando o vosso amparo. Acolhei-me sob a vossa proteção, consolai-me
nos meus sofrimentos. Pela felicidade que tivestes em hospedar em vossa
casa o Divino Salvador do mundo, consolai-me em minhas dificuldades.
Intercedei hoje por mim e por minha família, para que tenhamos o auxílio
de Deus Pai de Bondade na nossa vida. Amém! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário