quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

LITURGIA.27/2/25 (5ª-f.) - VII S.T.C.. SANTOS: Gregório de Narek, Baldomiro, Ana Line... POR rep.Paulo Maciel

- PESQUISADO E PRODUZIDO POR repórter/radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel - facebook.com/paulomacieldaradio - instagram.com/paulorobertomaciel6/ - @paulorobertomacielmaciel7919

Missa. POR rep. Paulo Maciel. Colatina,9-2-25
- LITURGIA. 27/02/2025 - QUINTA-FEIRA - VII *Semana do Tempo Comum - ANO LITÚRGICO C. Cor: Verde. Rito: Missa à escolha. - O SÃO GREGÓRIO DE NAREK - ABADE E DOUTOR DA IGREJA (Memória facultativa. Cor: Branca). - 1ª Leitura: Leitura do Livro do Eclesiástico (Eclo 5, 1-10): "...Não demores em voltar para o Senhor, e não adies de um dia para outro...". - Sl 1, 1-2. 3. 4 e 6 (R. Sl 39, 5a). R.:"- É feliz quem a Deus se confia!". Evangelho: Leitura do Evangelho de São Marcos (Mc 9, 41-50): "...'É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno'...". - FONTE: novaalianca.com.br.

-- SANTOS DO DIA 27 DE FEVEREIRO. (FONTE: revista.arautos.org)
- São Gregório de Narek, monge (†c. 1005). Evangelizador dos armênios, ilustre pela doutrina, escritos e ciência mística. DE ACORDO com o "site" 'misericordia.org', ´São Gregório de Narek foi proclamado pelo Papa Francisco, Doutor da Igreja. Trata-se de um místico armênio, que viveu no final do primeiro milênio e que se tornou conhecido pelos seus escritos e doutrina. O mais amado e mais lido entre os Santos armênios – disse o Papa – soube expressar mais do que qualquer outro a sensibilidade do seu povo, dando voz ao grito que se torna oração, de uma humanidade dolorida e pecadora, oprimida pela angústia da própria impotência mas iluminada pelo esplendor do amor de Deus”, “capaz de transformar todas as coisas”. A proclamação deu-se por ocasião da celebração do centenário do martírio armênio, realizada na ... Páscoa na Basílica vaticana. O Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, acompanhado pelo Postulador, dirigiu-se ao Santo Padre no início da celebração, pedindo a proclamação de São Gregório de Narek, como Doutor da Igreja universal. Nascido em uma família de escritores, Gregório de Narek é considerado o primeiro grande poeta armênio e um marco importante na literatura e reflexão cristã; foi autor, entre outras obras, do “Livro das Lamentações”, hoje traduzido em diversas línguas. Através desta obra, o monge quis deixar como testamento espiritual uma autêntica enciclopédia de oração, composta por 95 textos, que deixam transparecer todo o potencial do autor em transformar suas emoções, como o sofrimento e a humildade, em oblações a Deus. Para este monge armênio, o principal objetivo da vida era a intimidade com Deus, pois só assim a humanidade poderia viver uma vida realmente plena. Uma unidade que era possível, não somente pelo conhecimento, mas também através das emoções. Gregório nasceu na Armênia pelo ano de 944, e faleceu em Narek (Turquia) mais ou menos em 1005. É um dos grandes poetas da literatura universal. As suas obras-primas se resumem no “Livro das Orações”, uma obra de cerca de 20 mil versos que ele dizia ter composto em três anos. Entrou ainda jovem para o mosteiro de Narek, governado por Ananias, o Filósofo, seu tio materno. Ali devia passar a vida inteira. Ao ser ordenado sacerdote, foi encarregado de formar os noviços e, ao mesmo tempo, reformar os conventos vizinhos. Tais encargos, que se somaram aos seus talentos, causaram grandes inimizades e perseguições. Ele foi acusado de heresia, para ser deixado definitivamente na sombra. Mas Deus foi em auxílio do seu poeta, comprovando aos seus acusadores que um herege não poderia realizar os prodígios que fazia. - Fonte: News.va`. 
São Besas, mártir (†séc. III). Soldado denunciado ao juiz por haver tentado evitar que o populacho insultasse os Santos Julião e Euno. Tendo-se mantido firme na Fé, foi decapitado em Alexandria, Egito.  - São Baldomiro, monge (†660). Trabalhador manual nas proximidades de Lyon, França, despertava admiração de todos, por sua piedade e caridade para com os pobres. Dedicou-se intensamente à oração no mosteiro de São Justo. - Santos Basílio e Procópio (741), monges em Constantinopla. No tempo do imperador Leão III, o Isauro, trabalharam ativamente em favor do culto às imagens sagradas. - Santa Ana Line, mártir (†1601). Seus pais, calvinistas ingleses, expulsaram-na de casa quando ela abraçou a fé católica. Tornou-se guardiã da residência dos missionários da Inglaterra. Denunciada aos tribunais, foi condenada e enforcada. - São Gabriel da Virgem Dolorosa Possenti, religioso (†1862). Ingressou na Congregação dos Padres Passionistas sendo ainda adolescente e morreu como acólito aos 24 anos, em Isola del Gran Sasso, Itália. - Beata Francisca Ana de Nossa Senhora das Dores (†1855). Religiosa espanhola, das Irmãs da Caridade de São Vicente de Paula. Morreu em Maiorca. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 1989. - Beato José Tous y Soler, presbítero (†1871). Religioso capuchinho, fundou em Barcelona, Espanha, a Congregação das Irmãs Capuchinhas da Mãe do Divino Pastor. - Beata Maria de Jesus Deluil Martiny, virgem (†1884). Fundadora da Congregação das Filhas do Coração de Jesus, assassinada a tiros por um anarquista em seu convento, em Marselha, França. - Beata Maria da Caridade do Espírito Santo Brader, virgem (†1943). Religiosa franciscana suíça enviada para Pasto, Colômbia, onde fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas de Maria Imaculada.

Nenhum comentário: