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Missa. POR repPaulo Maciel. Col.7h 1-12-24 |
- SANTOS DO DIA 18 DE DEZEMBRO. (FONTE: revista.arautos.org)
- São Malaquias, profeta. Último dos profetas menores da Bíblia, anunciou que Cristo teria um precursor para preparar sua vinda. DE ACORDO com o "site" 'katholikosbrasil.com', Malaquias ´viveu entre os séculos VI e V a.C. Ao voltar do exílio babilônico, denunciou a religiosidade exterior dos seus conterrâneos, que nada tinha a ver com Deus e a justiça. Exortava ao encontro com o Senhor e profetizava a vinda do mensageiro de Deus, João Batista. Fonte: Vatican News. Acesso em: 16 dez. 2023.` - São Gaciano, Bispo (†307). Primeiro a governar a diocese de Tours, França. DE ACORDO com o "site" do Vaticano,´Enviado, junto com outros seis missionários, para evangelizar a Gália Lionense, atualmente na França, foi o primeiro bispo da cidade de Tours. Inicialmente, foi acolhido com grande hostilidade, a ponto de ter que celebrar missa nas Catacumbas. Naquela região, anunciou o evangelho, por 50 anos, com coragem e perseverança.`. - São Flanánio, Bispo (†séc. VII). Filho do rei Toirdelbaig. Abraçando a vida religiosa, foi eleito Bispo de Killaloe, Irlanda. - São Vinebaldo de Hildesheim, abade (†761). Junto com seu irmão, São Willibaldo, seguiu São Bonifácio para evangelizar os povos germânicos. - Santos Paulo Nguyên Van My, Pedro Truòng Van Ðuòng e Pedro Vu Van Truât, mártires (†1838). Catequistas submetidos a terríveis tormentos e por fim decapitados, no Vietnã, por se recusarem a pisar sobre um crucifixo como sinal de apostasia. - Beata Nemésia Valle, virgem (†1916). Religiosa da Congregação das Irmãs da Caridade, em Vercelli, Itália. Nomeada mestra de noviças da Casa Provincial, sobressaiu-se como exímia educadora. - NOSSA SENHORA DA EXPECTAÇÃO DO Ó (“Expectação do parto de Nossa Senhora”). DE ACORDO com o "site" da Comunidade Católica Canção Nova, O Dia de Nossa Senhora do Ó é uma ´festa católica de origem claramente espanhola, é conhecida na liturgia com o nome de “Expectação do Parto de Nossa Senhora”, e, entre o povo, com o título de “Nossa Senhora do Ó”. Os dois nomes têm o mesmo significado e objetivo: os anelos santos da Mãe de Deus por ver o seu Filho nascido. Anelos de milhares e milhares de gerações que suspiraram pela vinda do Salvador do mundo, desde Adão e Eva, e que se recolhem e concentram no Coração de Maria, como no mais puro e limpo dos espelhos. A Expectação (expectativa) do parto não é simplesmente a ansiedade, natural na mãe jovem que espera o seu primogênito; é o desejo inspirado e sobrenatural da “bendita entre as mulheres”, que foi escolhida para Mãe Virgem do Redentor dos homens, para corredentora da humanidade. Ao esperar o Seu Filho, Nossa Senhora ultrapassa os ímpetos afetivos de uma mãe comum e eleva-se ao plano universal da Economia Divina da Salvação do mundo. As antífonas maiores que põe a Igreja nos lábios dos seus sacerdotes, desde hoje até a Véspera do Natal, e começam sempre pela interjeição exclamativa Ó (“Ó Sabedoria, vinde ensinar-nos o caminho da salvação”; “Ó rebento da Raiz de Jessé, vinde libertar-nos, não tardeis mais”; “Ó Emanuel, vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus”), como expoente altíssimo do fervor e ardentes desejos da Igreja, que suspira pela vinda de Jesus, inspiraram ao povo espanhol a formosa invocação de “Nossa Senhora do Ó”. É uma ideia grande e inspirada: a Mãe de Deus, posta à frente da imensa caravana da humanidade, peregrina pelo deserto da vida, que levanta os braços suplicantes e abre o coração enternecido, para pedir ao céu que lhe envie o Justo, o Redentor. A festa de Nossa Senhora do Ó foi instituída no século VI pelo décimo Concílio de Toledo, ilustre na História da Igreja pela dolorosa, humilde, edificante e pública confissão de Potâmio, Bispo bracarense, pela leitura do testamento de São Martinho de Dume, além da presença simultânea de três santos de origem espanhola: Santo Eugênio III de Toledo, São Frutuoso de Braga e o então abade agaliense Santo Ildefonso. Primeiro, comemorava-se, na data de hoje, a Anunciação de Nossa Senhora e Encarnação do Verbo. Santo Ildefonso estabeleceu-a definitivamente e deu-lhe o título de “Expectação do parto”. Assim ficou sendo na Hispânia, e passou a muitas Igrejas da França e outros países. Ainda hoje, é celebrada na Arquidiocese de Braga.`.
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