segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

LITURGIA. 30/12/24 (2ª-f.) - OITAVA DO NATAL. - SANTOS: Félix I, Anísio, Perpétuo de Tours. POR repórter Paulo Maciel

- PESQUISADO E PRODUZIDO POR repórter/radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel - facebook.com/paulomacieldaradio - instagram.com/paulorobertomaciel6/ - @paulorobertomacielmaciel7919

CATEDRAL. POR rep.Paulo Maciel. 22-12-24
LITURGIA. 30/12/24 - SEGUNDA-FEIRA - OITAVA DO NATAL (6º dia). ANO LITÚRGICO C. Cor: Branca. Rito: Missa própria, Glória, Prefácio do Natal. - 1ª Leitura: Leitura da Primeira Carta de São João (1Jo 2, 12-17) "...o mundo passa, e também a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre....". - Sl 95 (96), 1-2. 11-12. 13 (R.11a). R.:"- O céu se rejubile e exulte a terra! " . - Evangelho: Leitura do Evangelho de São Lucas (Lc 2, 36-40): "...Ana chegou ... e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino...". - FONTE: novaalianca.com.br.

- SANTOS DO DIA 30 DE DEZEMBRO. (FONTE: revista.arautos.org)-- - São Félix I, Papa (†274). Regeu a Igreja durante o governo do imperador Aureliano. - DE ACORDO com o "site" 'catolicoapp.com', ´São Félix I foi um Papa e santo da Igreja Católica Apostólica Romana, que nasceu na cidade de Roma e foi escolhido para suceder São Dionísio, entre os anos de 269 e 274. ... Durante o Concílio de Éfeso, em 431, foi atribuída a São Félix I uma declaração afirmando que Jesus Cristo, filho de Deus e nascido da Virgem Maria, é verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus. Uma marca importante do seu pontificado foi a autorização para a celebração da missa sobre os túmulos dos mártires. O decreto emitido por ele permitia que os fiéis celebrassem a Eucaristia em locais onde repousavam os corpos dos mártires cristãos. ... Durante a perseguição do Imperador Aureliano, ele se refugiou nas catacumbas juntamente com os fiéis. As catacumbas eram refúgios subterrâneos utilizados pelos cristãos para escapar da perseguição. Além disso, o Papa Félix I foi responsável por iniciar o sepultamento dos mártires sob os altares das igrejas ... Ele foi martirizado no dia 30 de dezembro de 274, e o corpo foi sepultado na Catacumba de São Calisto, localizada na Via Ápia. Após sua morte, ele foi sucedido por São Eutiquiano, que governou como Papa entre os anos de 275 e 283. ... Sua devoção à doutrina da Trindade divina e à Encarnação do Verbo são exemplos de sua fé e compromisso com a Igreja... Fontes: – Vatican News; – Canção Nova; – Martirológico Romano; – Liturgia das Horas . Produção, pesquisa e redação: Fellipe S. de Oliveira` Santo Anísio, Bispo (†406). Participou do Sínodo de Cápua (Itália) e, por sua fidelidade à doutrina da Igreja, recebeu grandes louvores de Santo Ambrósio. Foi bispo de Tessalônica (norte da Grécia, na região da Macedônia Central). São Perpétuo de Tours, Bispo (†491). Edificou a Basílica de São Martinho, em Tours, França, e restabeleceu em sua Igreja a prática de jejuns e vigílias. - São Rogério, Bispo de Bari, Itália (†1129). - São Lourenço de Frazzanò, monge (†c. 1162). Levou vida monástica segundo a observância dos Padres orientais em Frazzanò, na ilha da Sicília. - Beata Margarida Colonna, virgem (†1280). Jovem de família principesca, distribuiu sua grande fortuna entre os pobres e fundou um mosteiro de clarissas em Palestrina, Itália, onde se dedicou à oração, penitência e contemplação. - Beata Eugênia Ravasco, virgem (†1900). Fundadora do Instituto das Irmãs Filhas dos Sacratíssimos Corações de Jesus e Maria. - Beato João Maria Boccardo, presbítero (†1913). Pároco de Pancalieri, Itália. Fundou a Congregação das Pobres Filhas de São Caetano de Thiene, para auxiliar os órfãos, doentes e anciãos, e dar educação cristã à juventude.

Nenhum comentário: