---Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL facebook.com/paulomacieldaradio. E AINDA: instagram.com/paulorobertomaciel6/ --
--LITURGIA. 24/11/2021 (Quarta-Feira), SANTO ANDRÉ DUNG-LAC, PRESBÍTERO E MÁRTIR. XXXIV Semana do Tempo Comum. Cor: Vemelha. Ano B. Rito: Prefácio Comum ou dos Mártires - Ofício da Memória. Santo do dia: Santos André Dung-Lac e Comps.. 1ª Leitura: Leitura da Profecia de Daniel (Dn 5,1-6.13-14.16-17.23-28): "...foram mandados por ele os dedos da mão, que fez este escrito...". Salmo Responsorial Sl (Dn) 3,62.63.64.65.66.67 (R: 59b). "R: Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!". Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 21,12-19): "...'É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!'". Fonte: novaalianca.com.br.
--
--SANTO DO DIA 24 DE NOVEMBRO: Santos André Dung-Lac e Companheiros (mártires do Vietnã). (FONTE: a12.com). Hoje homenageamos um grupo de cento e dezessete mártires vietnamitas. A maioria viveu e pregou entre os anos 1830 e 1870. Dentre eles, muito se destacou o padre dominicano André Dung-Lac, tomado como exemplo maior dessas sementes da Igreja Católica vietnamita. Filho de pais muito pobres, que o confiaram desde pequeno à guarda de um catequista, ordenou-se sacerdote em 1823. Durante seu apostolado, foi vigário e missionário em diversas partes do país. Seu apostolado rendeu-lhe muitas prisões durante a vida, mas geralmente seus companheiros o resgatavam a preço de pagamentos em dinheiro. Mas André não gostava desses resgates. Ele sabia que era necessário dar a Vida pelo Cristo para recebê-la de volta em plenitude. Dizia ao seus companheiros: "Aqueles que morrem pela fé sobem ao céu. Ao contrário, nós que nos escondemos, continuamente gastamos dinheiro para fugir dos perseguidores. Seria melhor deixar-nos prender e morrer". Finalmente, foi decapitado em 24 de novembro de 1839, em Hanói, Vietnã.
-REFLEXÃO: O Evangelho de Cristo permaneceu no coração do povo vietnamita. Quanto mais perseguido, maior se tornou seu fervor cristão. O Papa João Paulo II, em 1988, inscreveu esses heróis de Cristo no Livro dos Santos da Igreja, para serem comemorados juntos e como companheiros de Santo André Dung-lac, no dia de sua morte.
--ORAÇÃO: Deus de misericórdia, que na sua bondade escolhestes Santo André e tantos outros homens e mulheres vietnamitas para propagar vosso Evangelho em terras hostis, daí-nos a disposição necessária para realizar o mesmo apostolado em nossas comunidades. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
-- Santos André Dung-Lac e Companheiros, ROGAI POR NÓS!
-- Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário