segunda-feira, 29 de novembro de 2021

LITURGIA. 02/12/2021 (5ª-F.). I Semana do Advento., Sta. Bibiana. Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES

 ---Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL facebook.com/paulomacieldaradio. E AINDA: instagram.com/paulorobertomaciel6/ -- -

--LITURGIA. 02/12/2021, QUINTA-FEIRA.  I Semana do Advento. Ano C. Cor: Roxa.  Rito: Prefácio do Advento I - Ofício do Dia. Santo do dia: Santa Bibiana. 1ª Leitura:  Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is 26,1-6): "...Abri as suas portas, para que entre um povo justo, cumpridor da palavra...". Salmo Responsorial: Sl 118,1.8-9.19-21.25-27a (R: 26a). "R: Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor.". Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 7,21.24-27): "...' quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente'...". Fonte:  novaalianca.com.br. 

--


--SANTO DO DIA 2 DE DEZEMBRO:  Santa Bibiana. (FONTE: a12.com). -  Era ano de 361. O imperador Juliano, que havia renegado a religião começa uma perseguição implacável aos cristãos. Começou substituindo todos os cristãos que ocupavam empregos civis por pagãos, e quando a situação agravou-se, passou a torturar e matar os fiéis. A família de Bibiana foi toda executada. Seu pai recebeu uma marca de escravo na testa e sua mãe foi decapitada. Suas irmãs, levadas a prisão foram violentadas. Por último foi o martírio de Bibiana. Foi levada a um bordel de luxo para abandonar a religião ou ser prostituída. Mas os homens não conseguiam se aproveitar de sua beleza, pois a um simples toque, eram tomados por um surto de loucura. Bibiana então foi transferida para um asilo de loucos e lá ocorreu o inverso, os doentes eram curados. Diante destes prodígios, o imperador exigiu sua morte, e ela foi chicoteada até falecer. Seu corpo foi jogado aos cães selvagens, mas estes não tocaram no corpo. Finalmente alguns cristãos buscaram o corpo e deram digna sepultura.

--REFLEXÃO: Santa Bibiana passou a ser invocada contra os males de cabeça, as doenças mentais e a epilepsia. O seu túmulo tornou-se meta de peregrinação. A veneração era tão intensa que o Papa Simplício, mandou construir sob sua sepultura uma pequena igreja dedicada à ela, no ano 407. Além de ser uma das padroeiras da belíssima cidade de Sevilha, na Espanha, Santa Bibiana é também protege a diocese de Los Angeles, nos Estados Unidos.

--ORAÇÃO: Senhor, eu vos peço, pelos méritos de Santa Bibiana, aumentai a minha fé. Dai-me total confiança e abandono na Vossa Divina Providência, para que, na Esperança, eu siga praticando a verdadeira Caridade. Amém!

-- Santa Bibiana, ROGAI POR NÓS!

-- Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Nenhum comentário: