segunda-feira, 29 de novembro de 2021

LITURGIA. 01/12/2021 (4ª-F.). I Semana do Advento., Sto. Elói (Elígio). Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES

---Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL facebook.com/paulomacieldaradio. E AINDA: instagram.com/paulorobertomaciel6/ -- -

--LITURGIA. 01/12/2021, QUARTA-FEIRA.  I Semana do Advento. Ano C. Cor: Roxa.  Rito: Prefácio do Advento I - Ofício do Dia. Santo do dia: Santo Elói (Elígio). 1ª Leitura:  Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is 25, 6-10a): "...O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces...". Salmo Responsorial Sl 23, 1-3a.3b-4.5.6 (R: 6cd). "R: Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.". Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 15, 29-37): "...'viu os mudos falando, os aleijados sendo curados, os coxos andando e os cegos enxergando.'...". Fonte:  novaalianca.com.br. 

--


--SANTO DO DIA 1º DE DEZEMBRO:  Santo Elói ou Elígio. (FONTE: a12.com). -  Elói nasceu na França, no ano de 588. Filho de modestos camponeses, recebeu como herança uma esmerada educação cristã e a possibilidade de se formar como ourives, profissão que desempenhou com muita habilidade. Seu gênio era calmo e vivia praticamente como monge. Fugia das diversões e o dinheiro que ganhava usava para ajudar pobres e abandonados. Sua fama chegou aos ouvidos do rei Clotário em Paris que o convidou a fazer um trono de ouro. Com o metal deixado pelo rei, Elói fez dois tronos, aproveitando muito bem o material. Confiando na honestidade de Elói,o rei o contratou para cuidar do tesouro real. Nesta época, Elói realizou outras obras de artes religiosas, como o túmulo de São Martinho de Tours e o mausoléu de São Donísio. Todo o dinheiro arrecado era usado para revitalizar mosteiros e obras de misericórdia. Em 639 ingressou para a vida religiosa e dois anos depois era consagrado Bispo de Noyon, na região de Flandres. Foi uma existência totalmente empenhada na campanha do norte da França, Holanda e Alemanha. Morreu no dia 01 de dezembro de 660, na Holanda, durante uma missão evangelizadora. Santo Elói é padroeiro dos joalheiros e ourives.

--REFLEXÃO: Elói evitou o luxo e viveu na pobreza e na piedade. Foi um incansável exemplo de humildade, caridade e mortificação. As pregações de Elói e suas visitas as paróquias de sua diocese foram fatores essenciais para a conversão do povo. A honestidade na vida profissional fez dele uma pessoa conhecida e querida pelo povo e pelas autoridades da época.

--ORAÇÃO: Senhor, por intercessão de Santo Elói, concedei-me ser atencioso e justo para com os mais humildes. Dai-me disponibilidade e empenho para que eu possa proporcionar, com os talentos que me destes, uma vida mais digna aos que me rodeiam. Santo Eloi, rogai por nós!

-- Sto. Elói (Elígio), ROGAI POR NÓS!

-- Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR


Nenhum comentário: