quarta-feira, 24 de março de 2021
LITURGIA. 27/3/2021, Sábado da V Semana da Quaresma. Santa Lídia, comerciante de púrpura. Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES
-Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio. E AINDA: www.instagram.com/paulorobertomaciel6/ ---
---LITURGIA DA PALAVRA. 27/3/2021, SÁBADO DA V SEMANA DA QUARESMA. Cor: Roxa. Ano B. Rito:. Prefácio da Paixão I. Ofício do dia. Santo do dia: Santa Lídia, comerciante de púrpura.
1ª Leitura: Leitura da Profecia de Ezequiel ( Ez 37,21-28): "...'apenas um rei reinará sobre todos eles.' ...". SALMO RESPONSORIAL: Sl (Jr) 31, 10.11-12ab.13 (R: 10d). "R: - O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.". Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (Jo 11,45-56): "...'Que vos parece? Será que ele não vem para a festa?'...." Fonte: www.novaalianca.com.br .
---SANTO DO DIA 27 DE MARÇO: - SANTA LÍDIA, COMERCIANTE DE PÚRPURA. (FONTE: www.a12.com).- Santa Lídia era judia e se converteu ao cristianismo. Foi batizada por São Paulo em Filipos. Comerciante de púrpura era natural de Tiatira, na Ásia. Hoje em dia o fato de ser comerciante pode não significar muito, mas no século primeiro isto significava que ela era uma mulher muito rica.
Entre os anos 50 e 53, os apóstolos Paulo, Silas, Timóteo e Lucas foram a Filipos como missionários. Esperaram o sábado para irem à procura de judeus que provavelmente se reuniriam para ler a Escritura. Foi quando encontraram Lídia, uma negociante de púrpura, em meio a um grupo de mulheres.
Lídia ouviu com tal adoração as palavras de Paulo, que logo usou seus dotes de comerciante, fazendo com que não só ela, como seus familiares pedissem o batismo. Logo os apóstolos foram abrigados na própria casa de Lídia, que abandonou a profissão e foi recolher-se na "prosêuca" - um lugar de oração - com outras mulheres.
No Atos dos Apóstolos lemos o testemunho de São Paulo:
“Quando chegou o sábado, saímos fora da porta, à um lugar junto ao rio, onde parecia-nos haver oração. Sentados, começamos a falar às mulheres que se tinham reunido. Uma delas, chamada Lídia, negociante de púrpura da cidade de Tiatira, e adoradora de Deus, escutava-nos. O Senhor lhe abrira o coração, para que ela atendesse ao que Paulo dizia. Tendo sido batizada, ela e os de sua casa, fez-nos este pedido: ‘Se me considerais fiel ao Senhor, vinde hospedar-vos em minha casa’. E forçou-nos aceitar seu convite”. (At 16, 11ss)
Este fato ocorreu por volta do ano 55. Santa Lídia foi uma das primeiras cristãs na Europa. --REFLEXÃO: A rica comerciante colocou os interesses do espírito acima dos econômicos, abandonando o comércio para recolher-se em um lugar de oração. Santa Lídia com sua alegria pediu para que os missionários aceitassem a sua hospitalidade, começando assim, na casa de Lídia, a primeira Igreja na Europa. Os sinais da santidade de Santa Lídia são evidentes na sua pronta resposta à graça. Ela foi uma das primeiras cristãs na Europa. Com santa Lídia aprendemos hoje a ser hospitaleiros e a colocar Jesus Cristo em primeiro lugar na nossa vida.---ORAÇÃO: Deus, nosso Pai, Santa Lídia, mediante a Palavra anunciada por vossos apóstolos, acreditou em vosso Filho Jesus. Ela se tornou a primeira de uma multidão de crentes, e hoje professamos a mesma fé que ela professou e deu testemunho. Fortalecei nossa fé, Senhor, para que também o nosso testemunho seja verdadeiro e autêntico. Por Cristo nosso Senhor. Amém! - SANTA LÍDIA, ROGAI POR NÓS! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário