domingo, 3 de novembro de 2019

Linhares/ES encerra campanha de vacinação contra sarampo, mas imunização continua nas unidades de saúde

 POSTADO NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com E NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio
 
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias foi encerrada na quarta-feira, dia 30 de outubro de 2019, em Linhares/ES. Com o fim da campanha, o município imunizou 76% do público-alvo, conforme dados cadastrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI). Mesmo com o fim da campanha, os pais que não levaram seus filhos para receber a vacina podem procurar a Unidade de Saúde do seu bairro, munidos com o cartão de vacinação e o cartão do SUS dos filhos.
“Essa meta alcançada de 76% é somente os dados lançados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) que ainda está em processo de implementação no município, assim como ocorre em todo o estado. Desta forma, a meta dos 95% já pode ter sido atingida, como é o preconizado, visto que as unidades estão neste momento empenhadas para atualizar o sistema e assim, efetuar todos os registros de vacina e fechar as metas”, explicou a diretora de Vigilância Epidemiológica de Linhares, Jackelene Ramos. 
A diretora disse ainda, que mesmo fora do período de campanha esta vacina faz parte da rotina das unidades, seguindo o cronograma de vacinação de cada unidade de saúde, por isso os pais podem levar os seus filhos para vacinar. “Com o cartão de vacinação da criança, vamos avaliar a necessidade de imunização ou não”, destacou.
Vacinação para adultos
No dia 18 de novembro a prefeitura iniciará a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo com foco em pessoas de 20 a 29 anos. Para se vacinar basta procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa. O dia D da campanha para os adultos será no sábado, dia 30 de novembro.
Saiba mais
Sarampo: é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções expelidas pelo espirro ou pela tosse. O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.
FONTE: Prefeitura de Linhares
POSTADO POR: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, EM SEUS ENDEREÇOS NA WEB: reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (03/11/2019)

Nenhum comentário: