Liturgia Diária da Palavra,5-08-2019,2ª-f., XVIII Semana do Tempo Comum. Mês Vocacional. Dia de Santo Osvaldo de Nortúmbria . Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina. Cor dos paramentos litúrgicos: Verde. (Ofício do Dia). 1ª Leitura: Leitura do Livro dos Números (Nm 11,4b-15): “Já não posso suportar sozinho o peso de todo este povo: é grande demais para mim. Se queres continuar a tratar-me assim, peço-te que me tires a vida, se achei graça a teus olhos, para que eu não veja mais tamanha desgraça”. Salmo Responsorial (Sl 81,12-13.14-15.16-17 (R: 2a)): “R: Exultai no Senhor, nossa força.”. Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 14, 13-21): "Todos comeram e ficaram satisfeitos, e dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.".
Fonte: www.novaalianca.com.br . TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (3/08/2019)
SANTO DO DIA 5 DE AGOSTO: Dia de Santo Osvaldo de Nortúmbria (Fonte: www.a12.com )-Santo Osvaldo de Nortúmbria
Osvaldo nasceu em 604, filho de um rei pagão da região onde está hoje a Inglaterra. Com a chegada dos bárbaros, a rainha fugiu com seus filhos. Abrigados num mosteiro beneditino, todos se converteram e ali receberam sólida formação acadêmica e religiosa.
Osvaldo se destacava pelo belo porte físico, pela inteligência e pela caridade cristã. Tinha um sorriso franco, era bom e generoso, não distinguindo ricos e pobres. Era um hábil estrategista militar. Tinha como companheiro um falcão adestrado.
Com a morte do pai, Osvaldo travou uma luta contra os bárbaros e ocupou novamente o trono. Contam os registros históricos que Osvaldo rezou com seus soldados antes de iniciarem a batalha. Com a vitória, o rei mandou chamar os monges para pregarem o Evangelho no seu reino. Ele mesmo traduzia para o povo os sermões, conseguindo muitas conversões.
Construiu igrejas, mosteiros, cemitérios, hospitais, asilos e creches, distribuiu riquezas e promoveu prosperidade e caridade ao povo. A Igreja da Inglaterra deve à fé do rei Osvaldo o grande impulso para a evangelização do povo e o estabelecimento da vida monástica naquele país.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Reflexão:
A fé em Cristo nos ajuda a enfrentar as dificuldades do caminho.
Ele é o guia seguro nos momentos de decisão e a pessoa que pode nos
auxiliar na hora das dores. O verdadeiro cristão sabe entregar a sua
vida nas mãos de Deus e fazer a sua parte na construção de uma sociedade
mais justa e fraterna.
Oração:
Ó Deus, que aos vossos pastores associastes Santo Osvaldo, animado
de ardente caridade e da fé que vence o mundo. Dai-nos, por sua
intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos de sua
glória. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário