sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Liturgia,24/08/2019,sábado. 20ªSemana do Tempo Comum. Apóstolo S.Bartolomeu.

Liturgia Diária da Palavra,24/08/2019,sábado, XX Semana do Tempo Comum. São Bartolomeu (ou São Natanael), Apóstolo. Mês Vocacional. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina. Cor dos paramentos litúrgicos: Vermelha. (Glória, Prefácio dos Apóstolos, Ofício da Festa). 1ª Leitura: Leitura do Livro do Apocalipse de São João (Ap 21,9-14):A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro..”. Salmo Responsorial (Sl 145,10-11.12-13ab.17-18 (R:12a)): “R: Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!”. Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (Jo 1,45-51): "'Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel'". 

 Fonte: www.novaalianca.com.br . TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (23/08/2019) 

SANTO DO DIA 24 DE AGOSTO: SÃO BARTOLOMEU (São Natanael) (Fonte: www.a12.com) -

Bartolomeu, também chamado Natanael, foi um dos doze primeiros apóstolos de Jesus. Bartolomeu nasceu em Caná, na Galiléia, uma pequena aldeia a catorze quilômetros de Nazaré. Era filho do agricultor Tolmai. No Evangelho, ele também é chamado de Natanael. Os historiadores são unânimes em afirmar que Bartolomeu-Natanael se trata de uma só pessoa. Seu melhor amigo era Felipe e ambos eram viajantes.
Até este seu primeiro encontro com Jesus, Bartolomeu era cético e às vezes irônico com relação às coisas de Deus. Porém, depois de convertido, tornou-se um dos apóstolos mais ativos e presentes na vida pública de Jesus. Mas a melhor descrição que temos de Bartolomeu foi feita pelo próprio Mestre: "Eis um verdadeiro israelita no qual não há fingimento" (Jo 1,47).
Ele teve o privilégio de estar ao lado de Jesus durante quase toda sua missão na terra. Compartilhou do seu cotidiano, presenciou seus milagres, ouviu seus ensinamentos, viu Cristo ressuscitado nas margens do lago de Tiberíades e, finalmente, assistiu sua ascensão ao céu. A tradição informa que Bartolomeu pregou o evangelho na região da Armênia.
Perseguido por aqueles que não aceitavam a Boa-Nova de Cristo, Bartolomeu foi esfolado vivo e, como não morreu, foi decapitado no ano de 51.
Reflexão: Bartolomeu viu os prodígios operados pelo Mestre, ouviu a sua mensagem, assistiu a sua paixão e glorificação, depois se tornou arauto da Boa Nova, aceitando com o mesmo entusiasmo as consequências de um testemunho comprometido. Um verdadeiro apóstolo, que nos inspira também ao seguimento de Jesus.
Oração: Brilhando entre os apóstolos, Bartolomeu atende pedidos e louvores! Ao ver-te, o Nazareno te amou com grande afeto, sentindo num relance teu coração tão reto. E tanto a ti se une em íntima aliança, que a ti manda o martírio, a cruz que o céu alcança. Tu pregas o Evangelho, proclamas o homem novo: se o Mestre é tua vida, das vida à todo o povo. Ao Cristo celebramos, por toda a nossa vida, pois leva-nos à Pátria, à Terra Prometida. Amém! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Nenhum comentário: