quinta-feira, 1 de agosto de 2019

BRASIL E EUA DISCUTEM FORTALECIMENTO ECONÔMICO


Presidente recebe secretário de comércio dos EUA
Presidente da República, Jair Bolsonaro recebe o Secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur L. Ross Júnior. Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente da República, Jair Bolsonaro, se reuniu, na quarta-feira (31/07/2019), com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur L. Ross Júnior, no Palácio do Planalto, em Brasília. Segundo o presidente, durante a reunião foram discutidos temas “Foi excelente o encontro, ele falou do interesse dos Estados Unidos no Brasil, seguindo a linha que eu já conversei com o Trump lá atrás”, disse Jair Bolsonaro. Para o presidente, o comércio entre eles pode ser melhorado. 
Os países trataram ainda da construção de um acordo comercial. “Estamos oficialmente começando as negociações com os Estados Unidos”, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo ele, desde 2010, um secretário de comércio dos Estados Unidos não vinha ao Brasil e que isso já é resultado da política do governo brasileiro em abrir gradualmente a economia.
“Desde o começo do governo estamos procurando o que a gente chama de um maior grau de integração à economia mundial. Começamos conversando aqui no Sul, fechamos um acordo no Mercosul, nos deslocamos então pra fechar um acordo com a União Europeia, e agora os americanos também querem uma possível integração com a economia brasileira”, frisou Guedes, citando o acordo comercial fechado entre Brasil e União Europeia no último mês de junho.

Reunião

O porta-voz, general Rêgo Barros, informou que o tema principal da audiência foi o fortalecimento da parceria econômica entre o Brasil e os Estados Unidos. “O Presidente Bolsonaro e o Secretário Ross avaliaram iniciativas em curso para aumentar os fluxos de comércio e de investimentos entre os dois países”.
Rêgo Barros disse que o presidente e o secretário americano concordaram que as relações bilaterais contêm importante potencial a ser explorado, para benefício dos povos brasileiro e americano. “Reafirmaram o compromisso dos governos em seguir trabalhando para aproximar cada vez mais o Brasil e os Estados Unidos, visando sempre a prosperidade e o bem-estar de suas sociedades, bem como a cooperação em relação a temas globais”.
Publicado: 31/07/2019 - 21h31, última modificação: 31/07/2019 - 21h31.
(31/07/2019). Fonte: Planalto.
POSTADO POR: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, EM SEUS ENDEREÇOS NA WEB: reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (1º/08/2019).

Nenhum comentário: