Foto (reproduzida da TV): Paulo R. Maciel para o blog
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O Procon Estadual está organizando um Mutirão de Negociação
de Dívidas para que os consumidores endividados tenham a oportunidade de
negociar as suas dívidas diretamente com os fornecedores, limpar o nome e
equilibrar a sua vida financeira. A ação será realizada nesta semana de 17 até 21
de agosto (segunda à sexta-feira), das 9 às 17 horas, na sede do Procon-ES, no
Centro de Vitória. Para ser atendido, o consumidor tem que possuir uma dívida com
alguma das empresas participantes - Banestes, Banco do Brasil, Caixa Econômica
Federal, Bradesco, Itaú, Dacasa, Avista, Cesan, Escelsa e Oi - deverá
comparecer à sede do Procon-ES, portando os seus documentos pessoais (CPF e
Carteira de Identidade), comprovante de residência e de renda. O consumidor não
poderá esquecer nenhum deles, pois só será atendido mediante apresentação dos
documentos solicitados.
Quanto mais antiga a dívida, maiores são as chances de
redução das multas e juros. Durante a
reunião realizada com as entidades participantes, no dia 29 de julho, ficou
acordado que os representantes das empresas não pouparão esforços para
solucionar as pendências com os consumidores. Alguns fornecedores prestarão
soluções imediatamente, e outros, dependendo da complexidade do caso,
apresentarão a solução no prazo máximo de 10 dias corridos. É importante que o
consumidor cumpra o acordo, efetuando os pagamentos das parcelas na data
estabelecida porque em caso de descumprimento, poderá encontrar dificuldade
para renegociar.
“Cerca de 90% dos atendimentos realizados pelo setor de
cálculo do Procon Estadual estão relacionados à renegociação e primeira
negociação de dívidas. Desses consumidores, aproximadamente 30% encontram-se na
condição de superendividado, ou seja, sem condições de suprir as suas
necessidades básicas como alimentação, moradia e transporte e isso nos preocupa
muito. Por isso, a iniciativa de realizar esse mutirão”, explica a diretora-presidente
do Procon-ES, Denize Izaita.
A diretora informa ainda que essa ação tem o
objetivo de “limpar” o nome do consumidor, buscando a melhoria da sua qualidade
de vida e não para que contraia novas dívidas. “O que está faltando é educação
financeira e é nosso papel orientar os consumidores”, diz. Durante a semana do
Mutirão para Negociação de Dívidas, os atendimentos na sede do Procon-ES
estarão relacionados somente à negociação de dívidas para os consumidores que
possuírem alguma pendência com os fornecedores participantes. Para o registro
de reclamações sobre outros assuntos, os consumidores deverão dirigir-se à sede
do Procon-ES, localizada no Faça Fácil Cariacica ou ao Procon do seu município.
As denúncias, orientações e registro de reclamação também podem ser feitas pelo
Atendimento Eletrônico do Procon-ES, no site www.procon.es.gov.br.
Serviço: Mutirão de Negociação de Dívidas/Data: 17 até 21 de
agosto (segunda-feira à sexta-feira)/Horário: 09 às 17 horas/ Local: Av.
Princesa Isabel, nº 599, Ed. Março, 6º andar, Centro, Vitória/Entidades
participantes: Banestes, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco,
Itaú, Dacasa, Avista, Cesan, Escelsa, Oi, CDL Vitória/Serão distribuídas 21
senhas diariamente, por empresa, a partir das 8h30min. Cada senha terá o horário
de atendimento previsto. Fonte e informações à Imprensa: Assessoria de
Comunicação do Procon Estadual/ Amanda Ribeiro/ Tel.: (27) 3132-1840 / 9
9975-2490/imprensa@procon.es.gov.br/www.facebook.com/procones
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