- METEOROLOGIA/TEMPO. O INCAPER prevê para o ES, nesta - 4ª-f. (30/7): o tempo varia de encoberto a nublado, em todo o estado. A umidade dos ventos costeiros favorece chuvisco ou chuva fraca em alguns momentos. Ventos moderados no litoral, com rajadas em alguns trechos. Temperaturas em acentuado declínio em todas as regiões. - 5ª-f. (31/7): o dia será com alguns instabilidades e chuva, associada aos ventos úmidos do mar. Chove em alguns momentos do dia, em todas as regiões do Estado. s temperaturas sobem um pouco. - 6ª-f. (01/8): a umidade dos ventos costeiros favorece chuvisco ou chuva fraca em alguns momentos, em todo o litoral no estado. Nas demais regiões afastadas do litoral, céu parcialmente nublado com aumento de nuvens e chuva, a partir da tarde. .
- NOTA METEOROLÓGICA. - FRIO, chuva e sol se destacam no outono em Colatina/ES . Nesta estação do ano do inverno brasileiro, assim como no fim do outono, o município de Colatina/ES tem experimentado momentos de sol, de chuva, de frio e até nevoeiro, em pouco espaço de tempo. As madrugadas costumam ser frias, e durante o dia também existe a queda de temperatura e, às vezes, chuva fina. Em outras ocasiões, o sol aparece forte novamente, como de costume. Com as variações, muitas pessoas apresentam síndromes respiratórias, como narinas escorrendo, tosse e espirros, rouquidão. - (Redig. por rep.Paulo Maciel após pesq. própria - 14/5/25)
- GOOD NEWS DO TRUMP. - O mundo negocia com os EUA, menos o Brasil marxista. Vários países do mundo, menos a gestão petista no Brasil, negociam, obtendo sucesso, com os Estados Unidos. São os casos da China, Canadá, Reino Unido, Japão, Tailândia, México., Coreia... O presidente Donald Trump viajou à Inglaterra, para conversa com o primeiro-ministro britânico. Quanto ao Brasil, as importações norte-americanas representam apenas 1,1%, e as razões da majoração de tarifas não vêm sendo tratadas pelas autoridades brasileiras. - EUA fazem acordo com União Europeia. A União Europeia teria fechado um acordo com os EUA, pelo qual será cobrada tarifa de apenas 15% para importação de produtos do continente. O presidente Donald Trump disse que os EUA não querem prejudicar ninguém, e vários países estão entendendo que existe um novo arranjo econômico mundial, ou seja, uma Nova Ordem do Comércio Global. - Jornal defende Felipe Martins. Até o jornal "Wall Street Journal" saiu em defesa do brasileiro Felipe Martins, cujo processo enfrentado envolveria a entrada nos EUA. Acontece que, o brasileiro não entrou, pelo menos no período da ação. - Trump quer fim da guerra na Ucrânia. Correm notícias no mundo dando conta de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode reduzir o prazo dado à Rússia para fazer um acordo de paz. O prazo inicial foi de cinquenta dias, mas não são observados sinais de que os russos vão ceder. - Camboja e Tailândia fazem trégua, após ação de Trump. Dois países em guerra no continente da Ásia foram pressionados pelo Governo dos EUA, liderado por Donald Trump, e fizeram um acordo de paz. São o Camboja e a Tailândia, que estavam se bombardeando mutuamente mas pararam após Trump intervir. O presidente americano ameaçou com tarifas e conseguiu a pacificação. - - (Redig. por rep.Paulo Maciel, após pesq. nos Canais do YouTube 'Mundial Telenoticias' e 'Vista Patria' - 29-7-25). - Grupo muçulmano mata cristãos no Congo. Um massacre foi registrado no Congo, país do continente África, com muitos cristãos mortos. Um grupo terrorista armado ligado ao Estado Islâmico invadiu uma igreja e matou pessoas que estavam rezando. Foi em 27/7/25 (Dom.). O número de mortos é incerto, podendo variar de 21 a 43. Os fundamentalistas também saquearam e queimaram comércios. O Papa Leão XIV rezou pelas vítimas, e o Canal do YouTube 'Dr. Plínio Correia' repercutiu a informação. - (Redig. por rep.Paulo Maciel após pesq. no YouTube - 'Catolicos de Verdade' - 29/7/25)
- Homem é assassinado em balneário linharense. Foi registrado pela polícia um crime de homicídio no bairro Balneário Pontal do Ipiranga, no município de Linhares- ES, em 26-7-25 (sab.). A vítima foi um homem de 36 anos de idade. Ele foi morto dentro do seu carro, alvejado com três tiros. Suspeita-se do ex-companheiro da atual mulher do falecido. A PCES investiga o caso. - Jovem morre em troca de tiros com PM na Serra-ES. No bairro Serra-Sede, no município da Serra-ES, a PMES foi acionada para combater atividades criminosas, em 25-7-25 (6ª-f.). Os fatos denunciados tinham relação com traficantes de entorpecentes, agindo até com submetralhadora. Nas incursão policial, um jovem morreu na troca de tiros. Arma e drogas foram apreendidas. - Acidente em Fundão-ES congestiona trânsito por quase 2 horas. Um grave desastre de trânsito aconteceu na BR 101, na altura de Timbuí, município de Fundão-ES. Foi em 26/7/25 (sab.), por volta das 14h. Quatro carros se envolveram no acidente, resultando em ferimentos em cinco pessoas. O tráfego ficou totalmente interditado por uma hora e quarenta minutos. - (Redig. por rep.Paulo Maciel, após pesq. tvgazeta - 19h10..., 26-7-25). -  |
Carlos José Pereira. Reprod. por rep.Paulo Maciel. tvvitoria. 26-7-25 |
Comerciante encontrado morto é sepultado. O corpo do comerciante Carlos José Pereira ("Carlinhos") foi sepultado num cemitério da Serra-ES, em 26/7/25 (sáb.), sob os aplausos emocionados dos amigos e parentes. Muitas pessoas compareceram ao velório, sem entender o motivo do falecimento. Ele era proprietário do de um restaurante no bairro Serra-Sede e foi encontrado morto no dia anterior, dentro do seu automóvel, num posto de combustíveis, em Vitória-ES. O cadáver não apresentava sinais de violência. A PCES investiga o caso. - (Redig. após pesq. tvvitoria - 13h..., 26-7-25) - Flamengo contrata jogador. O Clube de Regatas Flamengo fez uma nova contratação para o time de futebol. Trata-se Samuel Lino, reforço para o ataque, que custou uma fortuna. Ele é brasileiro e pertenceu ao Atlético de Madri, da Espanha. R$ 144 milhões teria sido o valor da aquisição. O acordo foi fechado em 28-7-25, com chegada prevista ao Rio de Janeiro/RJ no dia seguinte. - Alcolumbre e Motta devem se preocupar. O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro disse que os presidentes do Senado e da Câmara, senador D. Alcolumbre e deputado H. Motta, estão sendo observados pelos EUA. Os dois políticos são importantes para medidas de equilíbrio democrático no Brasil, mas não estariam agindo nesse sentido. - (Redig. por rep.Paulo Maciel após pesq. - 26/7/25). - Manifestação de 3/08/2025 (Dom.) terá a participação do pastor Silas Malafaia. O conhecido pastor protestante e psicólogo Silas Malafaia está divulgando, em entrevistas e em seu endereço telemático, a manifestação em favor do fim da censura e contra a perseguição política à ideologia conservadora e de direita no Brasil. O evento está agendado para 3/8/25 (Dom.) em todo o país. A concentração principal será às 14h na Avenida Paulista, em São Paulo-SP. - (Redig. por rep.Paulo Maciel após pesq. web -, 26/7/25). - Homicídio é registrado em território aracruzense. Um adolescente foi assassinado no município de Aracruz- ES, de acordo com publicização do fato em 25/7/25 (6ª-f.). O jovem foi executado por disparos de arma de fogo. O cadáver foi encaminhado para o IML de Vitória- ES. - Cresce número de casos de abandono de crianças. No estado do ES foram registrados oficialmente noventa casos de abandono infantil até meados de 2025. Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança, demonstrando que cresce esse tipo de comportamento social. - (Redig. por rep.Paulo Maciel após pesq. tvgazeta - 19h10..., 25/7/25).
- NOTA INTERNACIONAL. Até Ucrânia (país em guerra) tem manifestação. Na Ucrânia - país em guerra invadido pela Rússia - houve várias manifestações contra o presidente Volodymyr Zelensky. E ele acabou concordando com pedidos, atendendo os insatisfeitos. - Venezuela taxa o Brasil aumentando porcentagens. Por incrível que pareça, até a Venezuela começou a cobrar mais taxas do Brasil. O país vizinho, do ditador Nicolás Maduro, fez novas exigências que atingem produtos brasileiros. O principal estado a sentir as medidas é Roraima, que situa- se ao lado do país esquerdista bolivariano. A Federação das Indústrias roraimense apura as medidas que, de acordo com algumas informações, podem encarecer as mercadorias em até 70%. - (Redig. por rep.Paulo Maciel após pesq. YouTube 'Ancapsu' e "sites" da web - 25 e 26/7/25).
- - OPINIÃO. A esquerdofrenia das mídias cooptadas. Se esses problemas para exportar produtos para os EUA estivessem acontecendo na época do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), as mídias cooptadas pelas esquerda já o teriam destruído. Mas como não é na sua fase, ninguém fala um til contra o atual mandatário petista. É vergonhosa essa parcialidade que vigora no Brasil, imperando em todo canto os atos dos esquerdofrênicos - o doentes do espectro esquerdista. - (Redig. por rep. Paulo Maciel - 28/7/25)
- NOTA DE NEGÓCIOS. Reunião no ES discute impasse das exportações para os EUA. A falta de negociação da gestão petista, em sua nova era no Planalto, para negociar com os Estados Unidos a questão tarifária para exportações brasileiras gerou uma reunião com vários segmentos em 27/7/25 (2ª-f.). O encontro foi com membros do Governo do Espírito Santo. Falou-se na possibilidade de liberação de linha de crédito emergencial para os mais afetados. Estiveram presentes, entre outros, representantes dos ramos do café, rochas naturais, gengibre, macadâmia, mamão, celulose, pimenta-do-reino e pescado. Um dos setores mais impactados é da exportação de gengibre, envolvendo 3,5 mil capixabas. Já a exportação de pescado, só pode ser enviada para os EUA, pois a Europa impõe barreiras sanitárias. No segmento de rochas ornamentais, a exportação para os estadunidense é essencial. Quanto ao café, as lideranças desse mercado dizem que a demanda não diminuirá, pois o produto é muito apreciado pelos norte-americanos e não compete com o setor agrícola deles. Lá não se produz café, e a bebida é altamente consumida. O maior volume exportado é de café solúvel. 42 mil sacas de café deixaram de ser embarcadas antes mesmo da majoração de tarifa A cadeia produtiva sofrerá em todo o Brasil. - (Redig. por rep. Paulo Maciel, após pesq. na tvgazeta - 19h10..., 28/7/25). - OBS.: Ninguém teve a coragem de criticar o presidente da gestão petista no Planalto, em sua nova era, L.I.L. da Silva, ou outra autoridade brasileira, como as do STF. É um sinal que o medo impera. Eles criticam a autoridade da maior nação democrática do planeta, mas se constrangem no Brasil.
- NOTAS SIGNFICATIVAS. - Mulher mata genro em Guarapari/ES. Uma mulher de 57 anos de idade matou o genro com um golpe de faca, em 27/7/25 (dom.), no município de Guarapari/ES. O homem foi esfaqueado, colocou a mão no peito e caiu, em frente a um imóvel. A aposentada foi ouvida pelo delegado da PCES e liberada, pois não foram encontrados elementos suficientes para a prisão. A mulher alegou que golpeou o homem, a fim de impedir que ele agredisse sua filha. Seu advogado disse que o homem que foi morto tinha uma faca em seu poder, e poderia agredir a companheira. O falecido já havia causado problemas anteriores à namorada, inclusive por causa do vício de usar entorpecentes. - Jovem de 21 anos é assassinado em V.V.-ES. Um rapaz de 21 anos foi vítima de homicídio no município de Vila Velha/ES. Ele recebeu uma facada no peito, de acordo com notícia tornada pública em 28/7/25 (2ª-f.). O crime aconteceu após uma discussão, e o autor do assassinato evadiu do local. - Motorista de carro acidentado com mortes em Linhares/ES some. Um grave acidente de trânsito foi registrado no município de Linhares/ES, em 27/7/25 (dom.). Duas pessoas que estavam no carro acidentado morreram: uma mulher e sua filha de 1 ano e oito meses. O veículo continha oito pessoas, entre elas o motorista, que sumiu da cena do desastre. O carro bateu num poste e capotou e, além das duas mortes, provocou ferimentos em outros passageiros. A PCES, que apura o caso, suspeita que o condutor estivesse em estado de embriaguez. - TCES manda servidores e advogado devolverem dinheiro em Itapemirim/ES. O Tribunal de Contas do ES (TCEES) determinou que o advogado, servidores e ex-servidores públicos do município de Itapemirim/ES devolvam R$ 1,078 milhão aos cofres do Instituto de Previdência municipal. O TC entendeu que os segurados receberam valores irregulares, em dinheiro depositado diretamente nas suas contas. A ordem é para que devolvam os recursos de forma integral. - (Redig. por rep. Paulo Maciel, após pesq. tvgazeta - 19h10..., 28/7/25)
- NOTA RELEVANTE. Dados do Pix são vazados e PF investiga. Dados do Pix foram vazados, como nome do titular da conta e a chave, entre outros, conforme reverbera em mídias nacionais diversas. Foram onze milhões de chaves vazadas. Não são dados que requerem sigilo bancário, de acordo com informações preliminares. A Polícia Federal investiga. A notícia repercutiu em 24/7/25 (5ª-f.). - (Redig. por rep.Paulo Maciel, após pesq. tvitoria - 8h..., 24/7/25)
- - NOTAS DE ATENÇÃO. - Brasileiros entram com processos para atendimento sanitário de alto custo. Mais de 900 mil casos de pedidos de direito para tratamento de saúde estão em processos na Justiça. Há uma crescente judicialização na área. São famílias brasileiras que dependem de tratamento de alto custo e não têm condições financeiras de arcar as despesas e nem o SUS fornece a solução. O tema foi tratado em Vitória/ES, no dia 24/07/2025 (5ª-f.), com a participação de especialistas dos setores envolvidos. - Redig. por rep.Paulo Maciel, após pesq. tvitória - 19h30h..., 24/7/25). - Rochas e café ficam retidos no ES, por falta de negociação brasileira com EUA. 1.500 containers deixaram de embarcar no Porto de Vitória, em Vitória/ES, rumo aos Estados Unidos. As empresas suspenderam o envio após o anúncio do governo norte-americano de taxar a gestão petista, em sua nova era no Planalto, por causa de medidas que estão atingindo a democracia, como atos de censura, que prejudicam inclusive cidadãos estadunidenses. São US$ 40 milhões em jogo na exportação de rochas, principalmente. A exportação de café também foi prejudicada. O sistema governamental brasileiro ainda não participou de negociação profícua com os americanos. Para esta semana, foi anunciada uma reunião em território nacional a fim de verificar os impactos da taxação das mercadorias que chegam aos EUA. - Num ano, mercadorias tem preço quase triplicado no Brasil. Os preços de alguns produtos quase triplicaram em um ano, de acordo com pesquisa realizada pelo Procon, em Vitória/ES. De julho de 2024 para julho de 2025, produtos idênticos subiram substancialmente. Nove estabelecimentos mercadistas foram alvo do levantamento. O campeão de aumento é o pó de café. A formação de preços tem relação com aumento do dólar, problemas climáticos e problemas na safra. - (Redig. por rep.Paulo Maciel, após pesq. tvgazeta - 19h10..., 24/7/25). - Fissura por drogas tem levado viciados a furtar. - Nos últimos dias tem sido divulgadas notícias de que indivíduos tem praticado furtos por causa da fissura (ânsia) por entorpecentes, quando o dependente fica impaciente pela falta do alucinógeno. Além dos famigerados furtos de fios elétricos, um caso que chamou bastante a atenção foi o de um usuário que furtou peças da carne nobre picanha, a fim de usá-las como moeda de troca por drogas. (Redig. após pesq. na TV - 07/25).
 |
"Cherin Bão". Rep.Paulo Maciel. Col., 23-7-25
|
- Rua Alexandre Calmon, ponto de café e bate-papo. - Passei pela rua Alexandre Calmon (número 298), em frente ao "Amigão Embalagens", no Centro de Colatina-ES, e observei um estabelecimento aconchegante para se tomar um bom cafezinho: "Empório Mineiro Cherin Bão". É um ponto comercial de cafés especiais e delícias típicas. -
 |
.Cerveja "Sol" Rep.Paulo Maciel. Col., 23-7-25 |
Cerveja não-álcoólica afirma possuir vitaminas B e D (23/7/25). - Nos últimos tempos podem-se encontrar cervejas de inúmeras marcas, tanto as com álcool ou zero álcool. Há um produto recente da marca "Sol", que é uma "cerveza" originária do México, país da América do Norte. Sua existência remonta o ano - pasmem! - de 1899. A alcoólica traz a informação que é fabricada com o uso da energia solar. A sem álcool garante que possuí vitaminas B e D. A bebida vem sendo comercializada em embalagens de garrafa de vidro com 330ml. A pesquisa se deu em Colatina-ES na data de 23/07/2025 (4ª-). - (Pesquisado e redigido por rep. Paulo Maciel - Colatina, 23/7/25)