sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Vaticano decreta João Luiz Pozzobon Venerável. (2025). - @paulorobertomacielmaciel7919

 - PESQUISADO POR repórter/radialista/blogueiro/youtuber Paulo Maciel, de Colatina/ES

- REDES DIGITAIS: @paulorobertomaciel6/ - @paulorobertomacielmaciel7919 - reporterpaulomaciel.blogspot.com - Paulo Roberto Maciel Maciel - Paulo Roberto Maciel Maciel

Pozzobon - Venerável. Foto de Divulgação-Vaticano
- Virtudes heroicas do diácono gaúcho foram reconhecidas pelo Papa Leão XIV conforme decreto promulgado na manhã desta sexta-feira.

- O Santo Padre, o Papa Leão XIV, autorizou a promulgação do Decreto que reconhece as virtudes heroicas do Servo de Deus Diácono João Luiz Pozzobon, pertencente à Arquidiocese de Santa Maria, do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), membro do Movimento Apostólico de Schoenstatt e iniciador da Campanha da Mãe Peregrina. O ato se deu na manhã de sexta-feira, dia 20 de junho de 2025. “Com essa promulgação, a Igreja declara João Luiz Pozzobon Venerável, reconhecendo oficialmente que viveu de modo exemplar as virtudes cristãs em grau heroico. Trata-se de um passo significativo no caminho de sua causa de beatificação e canonização”, informa o comunicado oficial publicado pela Arquidiocese de Santa Maria em conjunto com a Presidência do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Na prática, o decreto reconhece as virtudes heroicas do Servo de Deus, ou seja, é um atestado oficial do Vaticano de que essa pessoa não apenas foi boa, mas que viveu as virtudes como fé, caridade, esperança, justiça, prudência de forma heroica, mesmo à custa de grandes sacrifícios. Em paralelo, o exame do presumível milagre realizado por Deus por intercessão de João Pozzobon já está sendo examinado pelos peritos e pelos cardeais responsáveis pelas causas dos santos. O fato, ocorrido no território da Arquidiocese de Santa Maria, já passou pelo escrutínio de peritos locais. O processo foi concluído pela Arquidiocese, foi enviado para Roma e aberto para análise em fevereiro deste ano. Quando o milagre for aprovado, se for o caso, o Venerável Diácono João Luiz Pozzobon poderá ter sua beatificação agendada. Esta será uma cerimônia realizada na Arquidiocese de Santa Maria.

Celebração do aniversário de morte mobiliza devotos ao redor do mundo - 

O decreto de Venerável encontra os devotos de João Pozzobon mobilizados em oração, pela novena que antecede seu aniversário de 40 anos de falecimento, a ser celebrado em 27 de junho. Eventos presenciais e momentos de oração on-line estão sendo realizados em Santa Maria e em outras cidades e países.

Quem foi João Luiz Pozzobon? Neto de imigrantes italianos, João Luiz Pozzobon nasceu em 1904, na localidade de Ribeirão, atual município de São João do Polêsine, região central do Rio Grande do Sul. A família vivia da agricultura familiar e cultivava a piedade católica típica dos “colonos” italianos no interior do Rio Grande do Sul, com a reza do terço, assiduidade nos Sacramentos e o voluntariado nas obras da Igreja. Aos 23 anos, Pozzobon casou-se com Theresa, com quem teve dois filhos, passando a morar em Restinga Seca, onde os dois abriram um pequeno hotel. Poucos anos após o casamento, Theresa desenvolveu tuberculose, e para facilitar o tratamento, a família mudou-se para Santa Maria, onde Pozzobon abriu um pequeno comércio em uma região próxima à linha férrea. Em Santa Maria -  Theresa não resistiu à doença, e faleceu em 1933. Tendo dois filhos pequenos, João Pozzobon casou-se com Vitória, que tornou-se uma boa mãe para as crianças e para os cinco filhos que vieram nos anos seguintes. João Pozzobon se referia aos filhos como “minhas sete graças”, e é lembrado até hoje pelos familiares como um pai bom, amoroso e justo, que nunca descuidou de sua família. Em Santa Maria, o Sr. João vinculou-se à Paróquia Nossa Senhora das Dores, onde morava, continuando os costumes religiosos que trouxe de berço. Conheceu o Santuário de Schoenstatt e sua espiritualidade mariana, passando a participar de retiros e encontros de formação, e da missa diária às 6h30min. O vínculo criado com o Santuário foi imediato e passou a dar um sentido para a vida de João, que testemunhou: “Eu tinha 12 anos e sentia uma espécie de saudade, que não conseguia saciar. Em nossa terra havia uma colina, uma terra um pouco elevada, e eu olhava o horizonte, ali onde o céu parece tocar a terra, e parecia-me que, desse modo, preenchia o vazio que sentia… Essa saudade durou uns 36 anos…” A sua saudade foi saciada ao conhecer o Santuário e ouvir o chamado de Deus para a campanha que iniciou. Dia 10 de setembro de 1950, ano em que a Igreja proclama o dogma da Assunção de Maria ao céu, ele recebe da Irmã Terezinha Gobbo a Imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, após acompanhar uma visita a uma família. Ela o convidou a assumir a tarefa por alguns meses. Ele afirma: “No Santuário da Mãe e Rainha aconteceu minha grande descoberta. A bondade e a misericórdia de Deus e da Virgem Mãe e Rainha me confiaram uma grandiosa missão evangelizadora: a Campanha do Santo Terço. Entendi a missão e, por ela, fiz minha entrega total”.

Como começou a Campanha da Mãe Peregrina? A imagem que recebeu das irmãs em 1950 havia sido pensada para visitar as famílias em preparação à proclamação do Dogma da Assunção de Maria. Porém, findada a tarefa, o Sr. João pede para continuar com a imagem. Assim, deu seguimento e ampliou cada vez mais o campo de atuação. Primeiro, levava a imagem a cada noite em uma família da vizinhança, rezava o terço, conversava sobre a vida de fé das pessoas, estimulando que fossem à Missa, contribuíssem com sua paróquia e buscassem os sacramentos. Com o tempo, suas caminhadas passaram a incluir escolas, hospitais, presídios e empresas; e também aumentaram as distâncias percorridas. João levou a Peregrina para localidades no interior, na região da Quarta Colônia, onde havia nascido, e mais além. Conforme registrou em seu diário, percorreu a pé cerca de 140 mil quilômetros ao longo dos 35 anos de caminhadas com a Mãe e Rainha sobre o ombro direito. Seguindo a inspiração da Providência, criou o que hoje conhecemos como a Campanha da Mãe Peregrina. Encomendou a fabricação de imagens de Nossa Senhora em tamanho menor, mas com o mesmo formato daquela que ele carregava. Essas deveriam passar de casa em casa, servindo de elo de união entre as famílias de um mesmo bairro. Os anos foram passando e este apostolado cresceu cada vez mais. Está em quase 100 países, contando cerca de 200 mil imagens que circulam entre os grupos de 30 famílias. A cada ano, o Sr. João entregava um relatório de suas atividades para o seu pároco e para o bispo, relatando o que observava, as comunidades visitadas e o trabalho desempenhado. De cada encontro, não saía sem pedir de joelhos a bênção da autoridade eclesial, e dedicava orações e sacrifícios pelos sacerdotes. Além disso, em suas viagens, sempre que chegava a uma nova comunidade, ia diretamente ao padre responsável pelo local humildemente pedir permissão para visitar as famílias e fazer seu apostolado. Em seu trabalho de evangelização e visitas às famílias, tinha contato com a pobreza e as necessidades materiais e espirituais dos irmãos. Isso o motivou a criar a Vila Nobre da Caridade. Com a ajuda de benfeitores, construiu 14 casas e uma capela, a capelinha azul, que servia também de escola e centro comunitário. As casas eram para moradia gratuita de pessoas pobres, que também recebiam educação para o trabalho e orientações práticas, como fazer hortas, reparos e melhorias nas casas. Outras duas capelas – a rosa e a branca – e uma escola também foram construídas em outras vilas pobres da cidade com o apoio da comunidade. Tudo sem descuidar da formação ética e espiritual, garantindo a dignidade de cada um. Na zona rural dos municípios vizinhos, João estabeleceu mais de 40 ermidas, como locais de reunião e oração para as famílias que moravam longe das capelas, formando pequenas comunidades.

Um diácono comprovado no amor - Em 30 de dezembro de 1972, ele é ordenado Diácono Permanente da Igreja, pela imposição das mãos de Dom Érico Ferrari, na Capela Nossa Senhora das Graças em Santa Maria. Assim, poderia ampliar seu trabalho, pois muitas vezes visitava famílias que ainda não tinham acesso aos sacramentos como batismo e matrimônio. Como Diácono, passou a celebrar batismos e matrimônios e a levar a Eucaristia para os doentes, contribuindo diretamente com a missão da Igreja, em comunhão com o bispo, na Diocese de Santa Maria. Ele testemunha sobre este chamado: “Minha ordenação foi como uma flor que se abriu, uma grande alegria que se estendeu a todos os amigos. Senti-me penetrado, totalmente, pelo espírito da Santa Igreja. Senti a união como um só coração. Foi um verdadeiro Cenáculo, junto com a Mãe e Rainha. A hora do Espírito Santo”. Sente-se também unido ao Fundador da Obra de Schoenstatt, Padre José Kentenich, do qual se considera um aluninho e com quem se encontrou em 1952. Após 35 anos de total dedicação à Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, falece no dia 27 de junho de 1985. A caminho do Santuário, ao atravessar uma avenida, devido a um forte nevoeiro, é atropelado por um caminhão. Assim ele faz a sua última romaria, realizando suas palavras: “Se um dia me encontrarem morto no caminho, saibam que eu morri de alegria!” O Diácono João Luiz Pozzobon buscou responder o chamado a santidade em sua vida também pela dedicação à Campanha da Mãe Peregrina, um apostolado desenvolvido na Arquidiocese de Santa Maria que se espalhou pelo mundo. Seu processo de beatificação foi aberto em Santa Maria/RS em 12 de dezembro de 1994, por Dom Ivo Lorscheiter.

Testemunho do bispo e do pároco -  Seu Bispo Diocesano, Dom Ivo Lorscheiter, escreve ao Diácono João, após receber um relatório de suas atividades: “Vejo, não sem emoção, que seu trabalho apostólico nas vilas e bairros, está chegando às Bodas de Prata… sua oração diária é um verdadeiro louvor em nossa Igreja diocesana, e seu trabalho pastoral é digno de nossa comovida homenagem”. Na homilia da Santa Missa de corpo presente, seu pároco testemunha: “João cultivava uma estreita vinculação com a própria paróquia; com frequência estava na casa paroquial, trazendo seus programas para serem aprovados. Nunca deixava o escritório sem pôr-se de joelhos e suplicar a bênção, dizendo: ‘Vou com sua bênção, Padre!’” - Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria Pastoral João Luiz Pozzobon: Juliana Lovato. 

- (Pesq. por rep. Paulo Maciel, de Colatina/ES, no "site" do Vaticano -10/10/2025)

Hora de missa, ParóquiaCentral, Colatina/ES, 10/2025. - @paulorobertomacielmaciel7919

 Hora de missas, demais celebrações e eventos católicos, Colatina/ES, out.2025. - @paulorobertomacielmaciel7919

N.S.APARECIDA. POR Paulo Maciel. 2-10-25
- PESQUISADO POR repórter/radialista/blogueiro/youtuber Paulo Maciel, de Colatina/ES

- REDES DIGITAIS: @paulorobertomaciel6/ - @paulorobertomacielmaciel7919 - reporterpaulomaciel.blogspot.com - Paulo Roberto Maciel Maciel - Paulo Roberto Maciel Maciel

- SAIBA hora de missas e demais celebrações e eventos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Colatina-ES). OUTUBRO 2025
- 10/10 (Sex): 12:00, Celebração Eucarística - Pe. Deivid, Catedral; 19:00, Celebração Eucarística - Pe. Irineu. - 11/10 (Sáb): 16:00, IV Jornada Catequética: "Lumen Gentium" - Pe. Deucy Correa, Catedral; 19:00, Celebração Eucarística - Nível Paroquial, Catedral.
- 12 (Dom): 07:00, Celebração Eucarística - Pe. Deivid, Catedral Sagrado Coração de Jesus; 07:00, Celebração Eucarística - Pe. Irineu, Comund. Cat. Santa Luzia (br Alto Vila Nova); 9:00, Celebração Eucarística - Pe. Deivid, Catedral; 9:00, Celebração Eucarística - Pe. Irineu, Comun.Cat. Nossa Senhora de Guadalupe (br. Vista da Serra); 09:00, Celebração Eucarística - Pe. Ernandes, Comun. Cat. São Pedro (bairro Pedro Vitali); 17:00, Celebração Eucarística - Pe. Irineu, Comun.Cat. Santo Expedito (br. Jardim Planalto); 17:00, Celebração da Palavra - Diác. Amauri Brás Caser, Comun.Cat. São Lucas (br. Noêmia Vitali); 19:00, Celebração Eucarística - Pe. Deivid, Comun.Cat. Sagrada Família (br. Mª Ismênia); 19:00, Celebração Eucarística - Pe. Irineu, Catedral. - 13/10 (Seg): 19:00, Celebração Eucarística - Pe. Deivid Catedral.
- 14/10 (Ter): 19:00 Celebração Eucarística - Pe. Irineu Catedral Sagrado Coração de Jesus
15 (Qua) 19:00 Celebração Eucarística - Pe. Ernandes Catedral Sagrado Coração de Jesus
16 (Qui) 19:00 Celebração Eucarística - Pe. Deivid Catedral Sagrado Coração de Jesus
17 (Sex) 12:00 Celebração Eucarística - Pe. Irineu Catedral Sagrado Coração de Jesus
19:00 Celebração Eucarística - Pe. Deivid Catedral Sagrado Coração de Jesus
18 (Sáb) 18:00 Missa na Festa do Padroeiro São Lucas - Pe. Irineu São Lucas
19:00 Celebração Eucarística - Pe. Ernandes São Francisco de Assis
19:00 Celebração Eucarística - Pe. Deivid Catedral Sagrado Coração de Jesus
19:00 Celebração da Palavra - Diác. Amauri São Bento
19 (Dom) 07:00 Celebração Eucarística - Pe. Deivid Catedral Sagrado Coração de Jesus
07:30 Peregrinação Diocesana Jubilar Missionária - Diocese de Colatina Matriz São Marcos - Santuário Nossa Sra. da Saúde
09:00 Celebração Eucarística - Pe. Deivid Catedral Sagrado Coração de Jesus
09:00 Celebração da Palavra - Diác. Amauri Nossa Senhora de Guadalupe
19:00 Celebração Eucarística - Pe. Ernandes Nossa Senhora da Penha
19:00 Celebração Eucarística - Pe. Irineu Catedral Sagrado Coração de Jesus
20 (Seg) 19:00 Missa Ação de Graças por 1 ano da posse canônica de Pe. Irirneu - Pe. Irineu Catedral Sagrado Coração de Jesus
21 (Ter) - Dia Nacional da Valorização da Família - Pastoral Familiar Comunidades
19:00 Reunião do CEAP - CEAP Secretaria Paroquial
19:00 Celebração Eucarística - Pe. Ernandes Catedral Sagrado Coração de Jesus
22 (Qua) 19:00 Celebração Eucarística - Pe. Irineu Catedral Sagrado Coração de Jesus
23 (Qui) 19:00 Celebração Eucarística - Pe. Ernandes Catedral Sagrado Coração de Jesus
24 (Sex) 12:00 Celebração Eucarística - Pe. Irineu Catedral Sagrado Coração de Jesus
19:00 Celebração da Palavra - Diác. Amauri Catedral Sagrado Coração de Jesus
25 (Sáb) 14:00 3ª Etapa do Encontro de Noivos - Pastoral Familiar Auditório João Maria Vianney
19:00 Celebração Eucarística - Pe. Deivid Catedral Sagrado Coração de Jesus
19:00 Celebração Eucarística - Pe. Ernandes Nossa Senhora da Penha
26 (Dom) 07:00 Celebração Eucarística - Pe. Irineu Catedral Sagrado Coração de Jesus
07:00 Celebração Eucarística - Pe. Deivid Santo Expedito
08:00 Celebração Eucarística - Pe. Ernandes Santa Luzia
09:00 Missa da Recepção da Peregrinação da Paróquia Nossa Senhora da Penha - Pe. Paulo Barbosa, Pe. Marinaldo e Pe. Irineu Catedral Sagrado Coração de Jesus
09:00 Celebração Eucarística - Pe. Deivid Nossa Senhora de Guadalupe
09:00 Celebração da Palavra - Diác. Amauri São Pedro
17:00 Celebração Eucarística - Pe. Irineu São Bento
19:00 Celebração Eucarística - Pe. Irineu Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
19:00 Celebração Eucarística - Pe. Deivid Catedral Sagrado Coração de Jesus
27 (Seg) 19:00 Celebração Eucarística - Pe. Irineu Catedral Sagrado Coração de Jesus
28 (Ter) 19:00 Celebração Eucarística - Pe. Deivid Catedral Sagrado Coração de Jesus
29 (Qua) 19:00 Celebração Eucarística - Pe. Ernandes Catedral Sagrado Coração de Jesus
30 (Qui) 15:00 Missa: Pastoral da Saúde - Pe. Deivid Hospital Sílvio Avidos
19:00 Celebração Eucarística - Pe. Ernandes Catedral Sagrado Coração de Jesus
31 (Sex) 12:00 Celebração Eucarística - Pe. Deivid Catedral Sagrado Coração de Jesus
19:00 Celebração da Palavra - Diác. Amauri Catedral Sagrado Coração de Jesus. - - (FONTE: "site" da Catedral Sagrado Coração de Jesus - 01/10/2025)
- IMAGEM: N.S.APARECIDA. POR Paulo Maciel. 2-10-25

LITURGIA. 23/10/2025 (5ª-f.) - 29ª *S.T.C. SANTOS: João de Capistrano, Bv.João Bondoso.... POR rep.Paulo Maciel

-  PESQUISADO E PRODUZIDO POR repórter/radialista/blogueiro/youtuber Paulo Maciel, de Colatina/ES. - REDES digitais/telemáticas/web: @paulorobertomacielmaciel7919 - @paulorobertomaciel6/ - reporterpaulomaciel.blogspot.com - facebook.com/paulomacieldaradio - Paulo Roberto Maciel Maciel

Missa.Paulo Maciel. ColatinaES,Cat., Col.,7h, 5-10-25
- LITURGIA. 23/10/2025 - QUINTA-FEIRA - XXIX *SEMANA DO TEMPO COMUM - ANO LITÚRGICO C. Cor: Verde. Rito: Missa à escolha. - Ou SÃO JOÃO DE CAPISTRANO - PRESBÍTERO (Mem. facult.. Cor branca). - 1ª Leitura: Leitura da Epístola de São Paulo aos Romanos (Rm 6, 19-23): "...a paga do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna... ". - Sl 1, 1-2. 3. 4 e 6 (R. Sl 39, 5a). R.: "É feliz quem a Deus se confia!". - Evangelho: Leitura do Evangelho de São Lucas (Lc 12, 49-53): "...'numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas '...". - FONTE: novaalianca.com.br o outras publicações.

- SANTOS DO DIA 23 DE OUTUBRO. (FONTE: revista.arautos.org e outros "sites") - e Martirológio Romano) - São João de Capistrano, sacerdote (†1456). Franciscano discípulo de São Bernardino de Sena. Foi núncio apostólico na Sicília, legado pontifício na França, e missionário na Alemanha, na Áustria, na Polônia e na Hungria. DE ACORDO com pesquisa do padre Evaldo César de Souza, CSsR, João nasceu no dia 24 de junho de 1386, na cidade de Capistrano, no então reino de Nápoles. Era filho de um conde alemão e uma jovem italiana. Estudou direito civil e canônico, formando-se com honra ao mérito. Ainda jovem casou-se com uma nobre dama da sociedade. Numa crise política no Reino de Nápoles, João foi cogitado para auxiliar nas negociações. Entretanto houve confusões e o jovem acabou preso. Para piorar a situação ele recebeu a notícia da morte de sua esposa. Foi então um momento de mudança radical de vida. Abriu mão de todos os cargos, vendeu todos os bens e propriedades, pagou o resgate de sua liberdade e pediu ingresso num convento franciscano. Mas antes de vestir o hábito precisou enfrentar as humilhações do superior da comunidade. Durante trinta anos fez rigoroso jejum, duras penitências e se dedicou às orações. Trabalhou com energia, evangelizando na Itália, França, Alemanha, Áustria, Hungria, Polônia e Rússia. Tornou-se grande pregador e missionário. Foi conselheiro de quatro Papas. João de Capistrano contava com setenta anos de idade, quando um enorme exército muçulmano ameaçava tomar a Europa. O Papa Calisto III o designou como pregador de uma cruzada, que defenderia o continente. Durante onze dias e onze noites João esteve entre os soldados, animando-os para a resistência. Finalmente os cristãos conseguiram vencer os invasores. Morreu no dia 23 de outubro de 1456. João de Capistrano é o padroeiro dos juízes. - São Teodoreto de Antioquia, presbítero e mártir (†c. 362). Morto por ordem de Juliano, o Apóstata, por recusar-se a renegar a Fé. - São Severino Boécio, mártir (†524). Senador e cônsul romano, famoso pela sua ampla obra filosófica e teológica, martirizado pelo rei ostrogodo Teodorico em Pavia (Itália). - Santo Inácio, Bispo (†877). Patriarca de Constantinopla, foi perseguido e exilado por repreender o imperador Bardas pelo repúdio de sua legítima esposa. Por intervenção do Papa Nicolau I, foi restituído à sua sede. - Santa Etelfleda, abadessa (†séc. X). Ainda adolescente, consagrou-se a Deus no mosteiro fundado por seu pai Etelwoldo, em Ramsey, Inglaterra, do qual foi abadessa por longos anos até sua morte. - Beato João Ângelo Porro, presbítero (†1506). Prior do mosteiro servita em Chianti, Itália. Prezou muito a vida contemplativa e ocupou-se da catequese infantil. - Beato João Bom (João Bondoso), eremita (†1249). Na juventude, percorreu várias regiões da Itália exercendo o ofício de comediante. Aos 40 anos, converteu-se e abandonou o mundo para dar-se todo a Cristo e à Igreja. - Beato Arnoldo, religioso (†1890). Religioso da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs falecido em Reims, França. - Beatas Maria Clotilde Ângela de São Francisco de Borja Paillot e companheiras, mártires (+1794). Virgens consagradas ursulinas, clarissas, e de Santa Brígida decapitadas, por ódio a fé, em Valence durante a Revolução Francesa.

LITURGIA. 22/10/2025 (4ª-f.) - 29ª *S.T.C. SANTOS: João Paulo II, Marcos de Jerusalém, Filipe - Bispo.... POR rep.Paulo Maciel

 -  PESQUISADO E PRODUZIDO POR repórter/radialista/blogueiro/youtuber Paulo Maciel, de Colatina/ES. - REDES digitais/telemáticas/web: @paulorobertomacielmaciel7919 - @paulorobertomaciel6/ - reporterpaulomaciel.blogspot.com - facebook.com/paulomacieldaradio - Paulo Roberto Maciel Maciel

Missa.Paulo Maciel. ColatinaES,Cat., Col.,7h, 5-10-25
- LITURGIA. 22/10/2025 - QUARTA-FEIRA - XXIX *SEMANA DO TEMPO COMUM - ANO LITÚRGICO C. Cor: Verde. Rito: Missa à escolha. - Ou SÃO JOÃO PAULO II - PAPA (Mem. facult.. Cor branca). - 1ª Leitura: Leitura da Epístola de São Paulo aos Romanos (Rm 6, 12-18): "...oferecei-vos a Deus como pessoas vivas, isto é, como pessoas que passaram da morte à vida... ". - Sl 123 (124), 1-3. 4-6. 7-8 (R. 8a). R.: "Nosso auxílio está no nome do Senhor.". - Evangelho: Leitura do Evangelho de São Lucas (Lc 12, 39-48): "...'a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!'...". - FONTE: novaalianca.com.br o outras publicações.

- SANTOS DO DIA 22 DE OUTUBRO. (FONTE: revista.arautos.org e outros "sites") - e Martirológio Romano) - SÃO JOÃO PAULO II, PAPA. - DE ACORDO com o "site", 'templariodemaria', Karol Wojtyla foi eleito Papa no dia 16 de outubro, no ano 1978, aos 58 anos de idade. Escolheu como nome papal João Paulo II. Ele foi o 263º sucessor de São Pedro. Seu pontificado foi o terceiro mais longo da história, durando quase 27 anos. João Paulo II exerceu sua missão de maneira incansável e um grande espírito evangelizador. Realizou 104 viagens apostólicas fora da Itália e 146 no interior do país. Visitou 317 das 333 paróquias romanas. Mais do que todos os seus predecessores, ele se encontrou com o povo de Deus e com centenas de líderes nacionais. Mais de 17 milhões de peregrinos participaram de 1166 Audiências Gerais celebradas na quarta-feira. Foram 38 visitas oficiais a chefes de governo, 738 audiências ou encontros com chefes de estados e 246 encontros com primeiros ministros. Foi quem deu início às Jornadas Mundiais da Juventude em 1985, e os encontros mundiais das famílias em 1994. Fez questão de promover o diálogo entre representantes de outras religiões e judeus, e convocou encontros de oração pela paz, realizados especialmente na cidade de Assis. Sob seu pontificado, a Igreja entrou no terceiro milênio com a celebração do Grande Jubileu do Ano 2000. Celebrou 147 cerimônias de beatificação em que proclamou 1338 beatos, e 51 canonizações, com 482 novos santos. Ele escreveu, como Papa, 15 exortações apostólicas, 14 encíclicas e ainda 11 constituições apostólicas e 45 cartas apostólicas. Além disso, escreveu 5 livros. Promulgou o Catecismo da Igreja Católica, promoveu a reforma do Código de Direito Canônico, a reforma no Código das Igrejas Orientais e a grande reorganização da Cúria Romana... A devoção à Virgem Maria elevou o polonês Karol Wojtyla a tão alto grau de santidade que os fiéis o queriam proclamar santo logo depois da sua morte, dizendo: “Santo súbito”. Wojtyła nasceu no dia 18 de Maio de 1920, em Wadowice, na Polônia. Em Outubro de 1942, entrou no seminário de Cracóvia clandestinamente, por causa da invasão comunista em seu país, e a 1º de novembro de 1946, foi ordenado sacerdote. Em 4 de julho de 1958, o Papa Pio XII nomeou-o Bispo auxiliar de Cracóvia. O lema episcopal foi a conhecida expressão "Totus tuus", de São Luís Maria Grignion de Montfort, grande apóstolo da Virgem Maria. A ordenação episcopal foi em 28 de Setembro do mesmo ano. No dia 13 de janeiro de 1964, foi eleito arcebispo de Cracóvia. Em 26 de junho de 1967, foi criado Cardeal por Paulo VI. Na tarde de 16 de outubro de 1978, depois de oito escrutínios, foi eleito Papa. ... João Paulo II faleceu no dia 2 de abril de 2005, aos 85 anos de idade e quase 27 de pontificado. Mais de três milhões de peregrinos lhe renderam homenagens. Em 28 de abril, apenas 26 dias após sua morte, o Papa Bento XVI abriu o processo de beatificação de seu antecessor. Bento XVI dispensou os cinco anos costumeiramente esperados depois da morte do pretendente. O milagre que levou a Igreja a reconhecê-lo como beato foi a cura de uma freira francesa, que sofria do mal de Parkinson, doença incurável. Sua superiora sugeriu que ela pedisse a intercessão do papa João Paulo II, que tanto sofreu com a mesma doença. A freira obedeceu e foi curada milagrosamente. A beatificação aconteceu no domingo, 1º de maio de 2011, em cerimônia presidida pelo Papa Bento XVI. - PS.: A canonização se deu em 27 de abril de 2014, pelo Papa Francisco. - SÃO JOÃO PAULO II, rogai por nós! - São Marcos de Jerusalém, Bispo (†séc. II). Primeiro bispo de origem gentia em ocupar a Sé de Jerusalém. - São Filipe, Bispo e mártir (†303). Encarcerado, flagelado e queimado junto com o diácono Hermes na atual Edirne, Turquia, por não obedecer a ordem do prefeito de fechar a igreja e entregar-lhe os vasos e os livros sagrados. - Santo Abércio, Bispo (†séc. III). Bispo de Hierápolis, na Frígia, do qual se conta que peregrinou por diversas regiões anunciando a Fé cristã. - Santas Nunilo e Alódia, virgens e mártires (†851). Irmãs de pai muçulmano, educadas pela mãe na doutrina cristã. Recusaram-se a abandonar a Fé em Cristo e por isso foram decapitadas em Huesca, Espanha. - São Leotádio de Auch, Bispo (†séc. VII). Sendo abade de Fontenelle, foi eleito Bispo de Auch, França. - São Lupêncio, abade (†684). Abade de Saint-Privat-de-Javols, em Châlons. Após sofrer inúmeras injúrias e calúnias por parte de Inocêncio, conde desta cidade, morreu decapitado. - São Moderano, abade (†c. 720). Foi Bispo de Rennes, França, e depois abade do mosteiro de Berceto, Itália. Destacou-se por seu amor à solidão e devoção aos lugares santos. - São Donato de Fiesole, Bispo (†875). Irlandês de origem, foi eleito bispo de Fiesole quando voltava de uma peregrinação a Roma. - Beato Luís Maria de Nossa Senhora das Mercês, presbítero e mártir (†1936) Sacerdote da Ordem dos Carmelitas Descalços, derramou seu sangue por Cristo durante a perseguição religiosa na Espanha.

LITURGIA. 21/10/25 (3ªf)- 29ª *S.T.C. SANTOS: Úrsula, Laura de S.C. de S...

LITURGIA. 20/10/25 (2ª-f.) - 29ª *S.T.C. SANTOS: Cornélio, Maria Berti...

Prato de 6ª: Omelete, amendoins, café, bala, biscoito. POR rep. Paulo Ma...