- PESQUISADO E PRODUZIDO POR repórter/radialista/blogueiro/youtuber Paulo Maciel, de Colatina/ES. - REDES digitais/telemáticas/web: @paulorobertomacielmaciel7919 - @paulorobertomaciel6/ - reporterpaulomaciel.blogspot.com - facebook.com/paulomacieldaradio - Paulo Roberto Maciel Maciel
![]() |
| Missa, Cat.-Col., Pe.Irineu 8-12-25, 2ª-f.. POR rep. Paulo Maciel |
o profeta Elias, antes que venha o dia do Senhor...". - Sl 24 (25), 4-5ab. 8-9. 10 e 14 (R. Lc 21, 28). R.: "Levantai vossa cabeça e olhai, pois, a vossa redenção se aproxima!". - Evangelho: Leitura do Evangelho de São Lucas (Lc 1, 57-66): "...'Ele vai chamar-se João.'...". - FONTE: novaalianca.com.br o outras publicações.
- SANTOS DO DIA 23 DE DEZEMBRO. (FONTE: revista.arautos.org e outros "sites") - e Martirológio Romano)
- São João Câncio (ou de Kenty), presbítero (†1473 Cracóvia – Polônia). Sendo sacerdote, se dedicou ao ensino durante muitos anos na Universidade de Cracóvia e depois assumiu o ministério pastoral da paróquia de Olkusz, onde associou às suas grandes virtudes o testemunho de uma reta fé e foi para os seus colaboradores e discípulos um exemplo de piedade e caridade para com o próximo. DE ACORDO com o ´SITE´da Comunidade Católica Canção Nova, São João Câncio nasceu em Kety, localidade da Polônia, em 23 de junho de 1390. Estudou na Cracóvia, onde ordenou-se sacerdote e foi por muitos anos professor da Universidade de Cracóvia e, em seguida, pároco de Ilkus. Na Universidade de Cracóvia, João ensinava a doutrina haurida. Explicava seus sermões ao povo com muito empenho, confirmando o exemplo de sua humildade, castidade e misericórdia para com todos. João discutiu com vários opositores, onde recebeu vários insultos. Com sua humildade, respondia a todos eles com: “Graças a Deus”. A piedade com que se ocupava das coisas de Deus somava para João muitos outros atos de humildade. Embora estivesse à frente em ciência, não se vangloriava a ninguém. Empenhado em algo maior do que somente o prestígio, a carreira e os materiais, João repetia frequentemente: “Mais para o alto!”, exprimindo com este lema o seu programa de vida ascética. Sua vida foi distinguida principalmente pela caridade evangélica, como uma marca franciscana. Realizava uma peregrinação para Roma quando a diligência em que viajava foi assaltada por bandidos. João foi roubado, mas percebendo que haviam deixado uma moeda em seu bolso, correu atrás dos bandidos para entregá-la. Comovidos com a atitude de João, devolveram todo o dinheiro do assalto. São João Câncio, morreu na Cracóvia, com 83 anos, no ano de 1473. Sua canonização aconteceu em 1767, por Clemente II. - São Sérvulo, o Paralítico (†c. 590). Paralítico desde a infância, pedia esmolas no pórtico de uma igreja de Roma e compartilhava com outros pobres o que recolhia. - Santo Ivo, Bispo (†1116). Restabeleceu a ordem entre os cônegos, e muito agiu e escreveu a fim de promover a concórdia entre o clero e os poderes civis, para bem da Igreja. - São Torlaco de Skálholt, Bispo (†1193). Recebeu a ordenação sacerdotal aos 19 anos. Nomeado Bispo de Skálholt, Islândia, dedicou-se à renovação moral do Clero e do povo. - Santa Maria Margarida d’Youville, religiosa (†1771). Viúva, educou piedosamente seus dois filhos, encaminhando-os ao sacerdócio. Dedicou-se depois à assistência aos pobres, enfermos e anciãos. Fundou em Montreal, Canadá, a Congregação das Irmãs da Caridade. - São José Cho Yun-ho, mártir (†1866). Morto a bastonadas sendo ainda jovem em Tjyen-Tiyon (Coreia), por seguir os passos do seu pai, o também mártir São Pedro Cho Hwa-sŏ. - Beato Nicolau Factor, presbítero (†1583). Sacerdote franciscano que, abrasado de amor a Deus, foi várias vezes arrebatado em êxtase. Faleceu em Valência, Espanha, aos 63 anos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário