terça-feira, 2 de setembro de 2025

LITURGIA, 11/09/25 (5ª-f.) - XXIII *S.T.C.. SANTOS: João Gabriel Perboyre, Pafúncio. POR rep.Paulo Maciel

- PESQUISADO E PRODUZIDO POR repórter/radialista/blogueiro/youtuber Paulo Maciel, de Colatina/ES. - REDES digitais/telemáticas/web: @paulorobertomacielmaciel7919 - @paulorobertomaciel6/ - reporterpaulomaciel.blogspot.com - facebook.com/paulomacieldaradio - Paulo Roberto Maciel Maciel

Igr.Im.Cor.Mª, Colatina-ES. POR rep. Paulo Maciel. 31-8-25

- LITURGIA. 11/09/2025 - QUINTA-FEIRA XXIII *SEMANA DO TEMPO COMUM - ANO LITÚRGICO C. Cor: Verde. Rito: Missa à escolha. - 1ª Leitura: Leitura da Epístola de São Paulo aos Colossenses (Cl 3, 12-17): "...Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria...". - Sl 150, 1-2. 3-4. 5-6 (R. 6). R.: "Louve o Senhor tudo o que vive e que respira.". - Evangelho: Leitura do Evangelho de São Lucas (Lc 6, 27-38): "...'com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos'...". - FONTE: novaalianca.com.br o outras publicações.

- SANTOS DO DIA 11 DE SETEMBRO. (FONTE: revista.arautos.org e outros "sites") - e Martirológio Romano)
- SÃO JOÃO GABRIEL PERBOYRE. - mártir (†1840). Sacerdote francês da Congregação das Missões, pregou o Evangelho na China. Foi encarcerado e torturado durante quase um ano e, por fim, estrangulado. DE ACORDO com texto do padre Evaldo César de Souza (CSsR), João Gabriel Perboyre nasceu em 1802 na França, numa família de agricultores profundamente cristã. Era o primeiro dos oito filhos do casal, sendo educado para seguir a profissão do pai. Mas o menino era muito piedoso demonstrando desde a infância sua vocação religiosa. Assim aos catorze anos, junto com dois de seus irmãos ingressou na Congregação da Missão fundada por São Vicente de Paulo. João Gabriel recebeu a ordenação sacerdotal em 1826. Ficou alguns anos em Paris, como professor e diretor nos Seminários Vicentinos. Porém seu desejo era ser um missionário na China. Depois de várias tentativas, João Gabriel conseguiu chegar à China e viveu disfarçado, pois a presença de estrangeiros era proibida por lei. Entretanto foi denunciado e preso, na perseguição de 1839. Permaneceu um ano no cativeiro, sofrendo torturas cruéis, até ser amarrado à uma cruz e estrangulado, no dia 11 de setembro de 1840. Beatificado em 1889, João Gabriel foi proclamado Santo, pelo Papa João Paulo II, em 1996. Ele se tornou o primeiro missionário da China a ser declarado Santo pela Igreja. - Santos Proto e Jacinto, Mártires, séc. III. - São Pafúncio, Bispo e confessor (†séc. IV). Sobreviveu às torturas durante as perseguições de Galério Máximo. No Concílio de Nicéia, defendeu heroicamente a divindade de Nosso Senhor contra a heresia ariana. - São Paciente, Bispo (†480). Na diocese de Lyon, França, empenhou-se a fundo no apostolado de conversão dos hereges e de assistência aos necessitados. - São Daniel (ou Deiniol) Wyn, (†584). Bispo e abade em Bangor, País de Gales. - Santo Elias Speleota, abade (†960). Partiu como peregrino para Roma, onde tomou o hábito de São Basílio, e levou vida de penitente na gruta de Melicuccà, Itália. - Beato Pedro de Alcântara Villanueva Larráyoz, mártir (†1936).Religioso da Ordem de São João de Deus assassinado em Barcelona durante a Guerra Civil Espanhola. - Beato Boaventura de Barcelona (Miguel Gran), religioso (†1648). Fundou vários conventos e casas de retiro da Ordem Franciscana no território romano. Tinha os dons do discernimento dos espíritos e da contemplação. .

Nenhum comentário: