segunda-feira, 15 de setembro de 2025

LITURGIA. 27/09/2025 (Sáb.) -S.VICENTE DE PAULO -- 25ª *S.T.C. SANTOS: Adolfo e João, Florentino. POR rep.Paulo Maciel

  PESQUISADO E PRODUZIDO POR repórter/radialista/blogueiro/youtuber Paulo Maciel, de Colatina/ES. - REDES digitais/telemáticas/web: @paulorobertomacielmaciel7919 - @paulorobertomaciel6/ - reporterpaulomaciel.blogspot.com - facebook.com/paulomacieldaradio - Paulo Roberto Maciel Maciel

Igr.Im.Cor.Mª, Colatina-ES. POR rep. Paulo Maciel. 31-8-25
- LITURGIA. 27/09/2025 - SÁBADO - SÃO VICENTE DE PAULO - PRESBÍTERO - XXV *SEMANA DO TEMPO COMUM - ANO LITÚRGICO C. Cor: Branca. Rito: Ofício da Memória. 1ª Leitura: Leitura da Profecia de Zacarias (Zc 2, 5-9. 14-25a): "...'eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor'...". - Sl (Jr) 31, 10. 11-12ab. 13 (R. 10d). R.: "O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.". - Evangelho: Leitura do Evangelho de São Lucas (Lc 9, 43b-45): "...'O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens'...". - FONTE: novaalianca.com.br o outras publicações.

- SANTOS DO DIA 27 DE SETEMBRO. (FONTE: revista.arautos.org e outros "sites") - e Martirológio Romano)
- SÃO VICENTE DE PAULO. DE ACORDO com o "site" 'rs21.com.br',  Vicente de Paulo foi uma figura extraordinária para a humanidade. Pertencia a uma família pobre, de cristãos dignos e fervorosos. Nasceu em Pouy, França, no dia 24 de abril de 1581. Na infância, foi um simples guardador de porcos, o que não o impediu de ter uma brilhante ascensão na alta Corte da sociedade de sua época. Aos 19 anos, foi ordenado padre e, antes de ser capelão da Rainha Margarida de Valois, ficou preso durante dois anos nas mãos dos muçulmanos. O mais curioso é que acabou sendo libertado pelo seu próprio “dono”, que, ao longo desse período, conseguiu converter ao cristianismo. Todos o admiravam e respeitavam: do cardeal Richelieu à rainha Ana da Áustria, além do próprio rei Luís XIII, que fez questão de que Vicente de Paulo estivesse presente no seu leito de morte. Mas a piedade e atenção de Vicente de Paulo eram voltadas mesmo para os menos favorecidos, que sofriam as agruras da miséria... Quando convenceu o regente francês de que o povo sofria por falta de solidariedade e de pessoas caridosas para estenderem-lhe as mãos, o rei, imediatamente, nomeou-o para ser o ministro da Caridade. Com isso, organizou um trabalho de assistência aos pobres em escala nacional. Fundou e organizou quatro instituições voltadas para atos caritativos. Foram elas a “Confraria das Damas da Caridade”, os “Servos dos Pobres”, a “Congregação dos Padres da Missão”, conhecidos como padres lazaristas, em 1625, e, principalmente, as “Filhas da Caridade”, em 1633. Vicente era um homem prático, firme, dotado de senso de humor, esperto como um camponês, e sobretudo realista. Morreu na cidade de Paris, em 27 de setembro de 1660. Canonizado em 1737, São Vicente de Paulo é festejado no dia de sua morte. Sua obra de caridade sobrevive num grande número de religiosos e leigos que dedicam seu tempo e serviço aos que mais necessitam.  - SANTO ADOLFO e SÃO JOÃO, mártires em Córdova. DE ACORDO com o "site" do Vaticano, naturais de Sevilha, os irmãos Adolfo e João eram filhos de um nobre muçulmano e de uma mulher cristã. Professaram sua fé em Córdova, onde foram martirizados, em 824, durante a perseguição dos mouros (que eram árabes ou muçulmanos, principalmente árabes do Norte da África), e, depois, enterrados na igreja de São Cipriano. A mãe, por sua vez, se trancou num mosteiro. - SÃO FLORENTINO. Era do ter­ri­tório dos Éduos, na Gália, a­tu­al­mente na França. DE ACORDO com a tra­dição, foi de­ca­pi­tado pelos vân­dalos, jun­ta­mente com Santo Hi­lário. Morreu no século V.  


Nenhum comentário: