sábado, 21 de junho de 2025

LITURGIA. 30/06/25 (2ª-f.) - XIII *S.T.C. SANTOS: 1ºs Mártires de Roma, Bv. Januária Mª Sarnelli. POR rep.Paulo Maciel

 - PESQUISADO E PRODUZIDO POR repórter/radialista/blogueiro/youtuber Paulo Maciel, de Colatina/ES. - REDES digitais/telemáticas/web: @paulorobertomacielmaciel7919 - @paulorobertomaciel6/ - reporterpaulomaciel.blogspot.com - facebook.com/paulomacieldaradio - Paulo Roberto Maciel Maciel

JESUS. Paulo Maciel. Colatina, 3-11-24
- LITURGIA. 30/06/2025 - SEGUNDA-FEIRA - XIII *SEMANA DO TEMPO COMUM - ANO LITÚRGICO C. Cor: Verde. Rito: Missa à escolha. - Ou SANTOS Primeiros Mártires da Igreja de Roma (Memória facult.. Oração própria. Cor: Vermelha). - 1ª Leitura: Leitura do Livro de Gênesis (Gn 18, 16-33): "...Se houvesse cinquenta justos na cidade, acaso irias exterminá-los?...". - Sl 102 (103)1-2.3-4.8-9.10-11 (R. 8a). R.: "O Senhor é indulgente, é favorável.". - Evangelho: Leitura do Evangelho de São Mateus (Mt 8, 18-22): "...'Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos'...". - FONTE: novaalianca.com.br o outras publicações.

- SANTOS DO DIA 30 DE JUNHO. (FONTE: revista.arautos.org e outros "sites") - e Martirológio Romano) - [...]
- SANTOS Primeiros Mártires de Roma -  DE ACORDO com texto do padre Evaldo César de Souza, CSsR, No ano de 64, um pavoroso incêndio reduziu Roma a cinzas. O imperador Nero, considerado imoral e louco por alguns historiadores, se viu acusado de ter sido o causador do fogo. Para defender-se, acusou os cristãos, fazendo brotar um ódio dos pagãos contra os seguidores de Cristo. Nero ordenou o massacre de todos eles. Houve execuções de todo tipo e forma e algumas cenas sanguinárias estimulavam os mais terríveis sentimentos humanos. Alguns adultos foram embebidos em pixe e transformados em tochas humanas usadas para iluminar os jardins do imperador. Em outro episódio revoltante, crianças e mulheres foram vestidas com peles de animais e jogadas no circo às feras, para serem destroçadas e devoradas por elas. A crueldade se estendeu do ano de 64 até 67, chegando a um exagero tão grande que acabou incutindo no povo um sentimento de piedade. O ódio acabou se transformando em solidariedade. Os apóstolos São Pedro e São Paulo foram duas das mais famosas vítimas deste imperador. Porém, como bem nos lembrou o Papa Clemente, o dia de hoje é a festa de todos os mártires, que com o seu sangue sedimentaram a gloriosa Igreja Católica. No sangue dos homens e mulheres que foram sacrificados em Roma nasceu forte e viçosa a flor da evangelização. - SÃO Basílides — soldado romano no Egito, martirizado em 205. - Bv. JANUÁRIO MARIA SARNELLI. DE ACORDO com o "site" 'provinciadorio.org.br', Januário Maria Sarnelli nasceu em Nápoles (Itália) no dia 12 de setembro de 1702. Foi ordenado sacerdote no dia 8 de julho de 1732 na Congregação das Missões Apostólicas. Desenvolveu uma amizade com Santo Afonso de Ligório e entrou em contato com seu apostolado. Juntos, se dedicaram a ensinar catecismo aos leigos adultos. Em junho de 1732, tendo ido a Scala para ajudar os Redentoristas na missão de Ravello, decidiu tornar-se também Redentorista, continuando ao mesmo tempo a ser membro das Missões Apostólicas. Após sua entrada para a Congregação, em abril de 1736, ele se dedicou sem restrições às missões paroquiais e a escrever. Preocupado com a realidade gritante da corrupção de meninas, decidiu canalizar suas energias contra a prostituição, em defesa da mulher. Pregou missões até o fim de abril de 1744, quando sua saúde decaiu e ele, muito doente, voltou a Nápoles, onde morreu no dia 30 de junho, com 42 anos. No dia 12 de maio de 1996, o Papa João Paulo II, o beatificou na Praça de São Pedro, Cidade do Vaticano.

Nenhum comentário: