quinta-feira, 17 de abril de 2025

SERVIÇOS públicos ofertados no feriadão Semana Santa/Tiradentes em Colatina/ES. - reporterpaulomaciel.blogspot.com

 NOTA PÚBLICA MUNICIPAL 1: . - COMO fica a Semana Santa e o feriado de Tiradentes na Administração Pública? Saiba o que abre e o que fecha em Colatina/ES. Com a Semana Santa e o feriado prolongado de Tiradentes, a Prefeitura de Colatina informa o que abre e o que fecha entre os dias 17 e 21 de abril de 2025. A orientação é que os cidadãos se programem. Nesta quinta-feira (17), há ponto facultativo das 7h às 12h nos órgãos da administração pública direta e indireta. Já no dia 18/4/25, Sexta-Feira da Paixão, é feriado nacional. O mesmo acontece na segunda-feira (21/4/25), com o feriado de Tiradentes. Entretanto, os serviços essenciais funcionarão normalmente, como é o caso do Pronto Atendimento Municipal – expediente 24h; Coleta de lixo (Sanear) com programação especial; Pop Rua – acolhimento às pessoas em situação de rua; Serviços funerários; Conselhos Tutelares – atendimento 24h para crianças e adolescentes; Guarda Municipal – em regime de escala; Defesa Civil – plantão 24h. Programação da coleta de lixo do Sanear: Sexta-feira (18/4/25) – entre 7h e 15h40 - Nossa Senhora da Penha, Vila Amélia/São Pedro, Nossa Senhora Aparecida, Honório Fraga, Novo Horizonte; A partir das 16h - Centro, São Silvano. Segunda-feira (21/4/25) – entre 7h e 15h40 - Ayrton Senna, Vila Amélia, São Pedro, Dallas, Santa Helena, Riviera, Novo Horizonte, Anchieta, Santa Mônica, Nossa Senhora da Penha, Maria das Graças, Honório Fraga, Vila Verde, Recanto dos Pássaros, São Miguel / Antonio Damiani, Aparecida; A partir das 16h - São Marcos, Santo Antônio, Morada do Sol, Zig Zag, Aeroporto, Vista Linda, Morro Azul / Liberato, Morro do Café, Casquinha, Associação, Jacarandá, Vicente Soela. - PUBLICADA em 16/04/2025, 3:47 pm. 

FOTO: "Site" da PMC- 4/2025 
- NOTA 2- Colatina instala câmeras inteligentes nas pontes para reforçar segurança e fiscalizar trânsito de caminhões. A Prefeitura de Colatina deu mais um passo importante na modernização da mobilidade urbana e na proteção da população. Novas câmeras com tecnologia de videomonitoramento e cerco eletrônico já estão em funcionamento nas pontes do Irajá e Florentino Avidos. Os equipamentos, de alta precisão, fazem a leitura automática das placas dos veículos, permitindo o monitoramento em tempo real e a identificação de infrações. A ação reforça a fiscalização em um momento crítico: o aumento da circulação de caminhões no centro da cidade, ocasionado pela interdição da ponte no km 82 da BR-259, em Baixo Guandu. Com mais veículos pesados acessando vias urbanas que não foram projetadas para esse tráfego, crescem os riscos para motoristas, ciclistas e pedestres, além do comprometimento da estrutura histórica das pontes. “A instalação dessas câmeras é um passo necessário para garantir a segurança de todos. As pontes do Irajá e Florentino Avidos não suportam tráfego intenso de veículos pesados. Esse monitoramento vai coibir esse tipo de circulação e preservar nosso patrimônio urbano”, explica o Secretário Municipal de Transporte, Trânsito e Segurança Pública de Colatina, Eliomar Dias. Com o novo sistema, a Prefeitura passa a contar com um cerco eletrônico inteligente que analisa as imagens e possibilita a aplicação de multas em caso de infrações, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro. Caminhões e carretas — especialmente os que transportam granito — devem utilizar a Segunda Ponte como rota obrigatória. - Informações à Imprensa: Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social. (27) 3177.7000 - imprensa@colatina.es.gov.br.  - PUBLICADA em 14/04/2025, 3:16 pm. -

NOTA 3: COLATINA TEM Encenação da Paixão de Cristo. - Colatina está prestes a viver mais uma noite emocionante de fé, arte e tradição. A tradicional Encenação da Paixão de Cristo será realizada na Sexta-feira da Paixão, dia 18 de abril, a partir das 19 horas, no bairro Jacarandá. A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas assistam ao espetáculo, que já se consolidou como o maior evento de turismo religioso da região e um dos mais importantes do Espírito Santo. O espetáculo com mais de 15 anos de atuação e, pela terceira vez consecutiva, será realizado no bairro Jacarandá. A mudança de local, ocorrida há três anos, foi motivada pela necessidade de uma estrutura mais ampla e segura. “O espaço é maior, mais acessível e tem ótima infraestrutura”, explicou o coordenador do evento, Luís Marim Júnior. Com duração média de 2h e 30 minutos, a encenação reúne cerca de 150 participantes, entre atores e figurantes. Os voluntários são moradores de diferentes bairros de Colatina e até de outras religiões. Neste ano, o espetáculo contará com a participação especial de 15 integrantes da Fazenda da Esperança, que também vão atuar como personagens. Alguns dos papéis principais foram assumidos por novos intérpretes ao longo dos anos. O personagem Jesus, antes vivido por George Francisco Corona, hoje é interpretado por Douglas Alonso Côvre. Rafaela Spalenza dará vida a Maria, enquanto Romilson Signorelli será Judas. Personagem marcante nos bastidores, tia Margarida Casotti Favarato está no elenco desde a primeira edição e segue responsável pela organização do povo nas cenas. E como já é tradição, a edição 2025 chega com novidades. Desta vez, a encenação terá a participação de animais no cenário – com destaque para um jumentinho e quatro cavalos. A segurança do evento está garantida com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Trânsito. A estrutura do local conta com estacionamento, tendas para venda de alimentos, banheiros químicos – inclusive para cadeirantes – e acessibilidade para o público em geral. A realização da Encenação da Paixão de Cristo é possível graças à união de forças entre moradores, voluntários, a Paróquia Sagrada Família, empresas locais e, em especial, o apoio do padre David Campos Maciel Neto.
Foto da Encenação. Fonte: "Site" da PMC - 4/2025

A Prefeitura de Colatina também é parceira ativa do projeto, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, Obras, Agricultura, Trânsito e Segurança, e do Sanear. Uma história de fé e dedicação - O evento teve início em 2009 com o grupo de jovens “Cristo Renasce na União dos Jovens” (CRUJ), da Igreja São Vicente de Paula, então pertencente à Paróquia Sagrado Coração de Maria, em São Silvano. Na época, a encenação era simples, realizada na quadra do bairro Carlos Germano Naumann, com algumas passagens do evangelho. Com o tempo, o espetáculo cresceu, ganhou mais cenas, participantes e estrutura. A Encenação da Paixão de Cristo de Colatina representa mais do que um espetáculo teatral: é uma manifestação de fé e um símbolo do fortalecimento do turismo religioso no município. A Prefeitura de Colatina tem investido na promoção de eventos que valorizem a espiritualidade, a cultura e a economia local, posicionando o município como referência nesse segmento. SERVIÇO = Encenação da Paixão de Cristo 2024. Bairro Jacarandá – Colatina/ES. Sexta-feira da Paixão, 18 de abril. 19 horas. Entrada gratuita. Estrutura com estacionamento, praça de alimentação, banheiros e segurança. - Informações à Imprensa: Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social. (27) 3177.7000 - imprensa@colatina.es.gov.br. - 14/04/2025, 1:27 pm. - -
FOTO/DIVULGAÇÃO.PMC-4/2025

NOTA 4: -  MERENDA especial de Páscoa para alunos da Rede Municipal Na quarta-feira (16/4/25), as escolas da rede municipal de ensino de Colatina/ES prepararam uma merenda especial em comemoração à Páscoa. O cardápio do dia incluiu a famosa torta capixaba, acompanhada de arroz, salada e, para sobremesa, canjicão. A iniciativa, que já se tornou uma tradição nas escolas municipais, foi bem recebida pelos estudantes, que ficaram contentes com a refeição. A secretária de Educação, Maricélis Caetano, destacou a importância dessa celebração. “Essa é uma forma de promovermos momentos de alegria entre nossos alunos, além de levar um pouco da nossa tradição para as crianças. As equipes de todas as escolas se empenharam e o cardápio agradou a todos. É gratificante ver a felicidade nos rostos dos alunos”, comemora. Além da torta capixaba, algumas escolas também tiveram a opção de preparar moquequinha. A Escola Luiz Dalla Bernardina, localizada no Bairro Bela Vista, optou pelo cardápio da torta, garantindo que os alunos pudessem desfrutar de um momento de união. A celebração da Páscoa com a merenda especial é mais um exemplo de cuidado e dedicação com o bem-estar e a alegria dos alunos. - Fotos: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de Colatina. 
PUBLICADA EM 16/04/2025, 1:47 pm. - (FONTE: "Site" da PMC - 17/4/25)

Nenhum comentário: