quarta-feira, 16 de abril de 2025

LITURGIA.22/04/25 (3ªf.) - 8ª da PÁSCOA. SANTOS: Soter, Leônidas, Senhorinha, Caio. POR rep.Paulo Maciel

- PESQUISADO E PRODUZIDO POR repórter/radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel - facebook.com/paulomacieldaradio - instagram.com/paulorobertomaciel6/ - @paulorobertomacielmaciel7919

MISSA. POR rep.Paulo Maciel. 29-3-25
- LITURGIA. 22/04/2025 - TERÇA-FEIRA - OITAVA DA PÁSCOA DO SENHOR JESUS - ANO LITÚRGICO C. Cor: Branca. Rito: Missa própria, Glória, Prefácio da Páscoa. - 1ª Leitura: Leitura dos Atos dos Apóstolos (At 2, 36-41):"... 'Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo'...". - Sl 32 (33), 4-5. 18-19. 20. 22 (R. 5b). R.: "- Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.". - Evangelho: Leitura do Evangelho de São João (Jo 20, 11-18): "...Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: 'Eu vi o Senhor!'....". - FONTE: novaalianca.com.br.

- SANTOS DO DIA 22 DE ABRIL. (FONTE: revista.arautos.org) - São Soter, Papa (†175). Destacou-se por sua egrégia caridade para com os irmãos, os peregrinos necessitados, os aflitos pela miséria e os condenados a trabalhos forçados. - São Leônidas, mártir (†204). Pai de Orígenes da Alexandria, morto a espada nessa cidade do Egito durante a perseguição de Septímio Severo, quando seu filho era ainda menino. - São Caio, Papa (†296). Escapou da perseguição do imperador Diocleciano e morreu como confessor da Fé. DE ACORDO com texto do padre Evaldo César de Souza, CSsR, ´Caio nasceu na Dalmácia, de família cristã da nobreza romana, parente distante do Imperador Diocleciano. Foi eleito no dia 17 de dezembro de 283. Governou a Igreja durante treze anos, num período de trégua nas perseguições. Antes de sua eleição, transformou sua casa em igreja. Lá, compareciam os aflitos, pecadores; os pobres e doentes recebiam auxílio; celebravam-se missas e eram ministrados os sacramentos do batismo e do casamento. O grande contratempo enfrentado pelo Papa Caio se deu no âmbito interno do próprio clero, devido a crescente multiplicação de heresias, criando confusão entre os cristãos... Apesar do seu parentesco com o imperador, o Papa se recusou-se a ajudar Diocleciano, que pretendia receber a sobrinha dele como sua futura nora. O soberano mandou matar todos os cristãos, começando pelo seu parente Caio. O Papa, então, morreu decapitado em 22 de abril de 296. A Igreja confirmou a sua santificação e o seu martírio. Suas relíquias foram depositadas primeiro no cemitério de São Calixto. Depois foram trasladadas para a igreja erguida no local da casa onde ele viveu, em Roma.` - São Mariab, mártir (†341). Arcediago persa martirizado durante a perseguição do rei Sapor II. Seu nome significa: “O Senhor dispõe”. - Santo Agapito I, Papa (†536). Empenhou-se com firmeza para que o Bispo de Roma fosse livremente escolhido pelo clero da urbe. Faleceu em Constantinopla, para onde se dirigiu a fim de encontrar-se com o Imperador Justiniano. - São Teodoro de Sykeon, Bispo e abade (†613). Sendo anacoreta, fundou um mosteiro para atender os numerosos discípulos que o procuravam. Eleito Bispo de Anastasiópolis, pediu para voltar à vida eremítica. Morreu em Sykeon, atual Turquia. - Santa Oportuna, abadessa (†c. 770). No território francês, Santa Oportuna foi célebre pela sua abstinência e austeridade. - Santa Senhorinha, abadessa (†c. 980). Descendente de nobre família de Braga, Portugal, tomou o hábito no Mosteiro beneditino de São João de Vieira do Minho, do qual se tornou abadessa. - Beato Francisco Venimbéni, presbítero (†1322). Superior do convento franciscano de Fabriano, Itália, e notável pregador.

Nenhum comentário: