quinta-feira, 13 de junho de 2024

LITURGIA. 19/6/24, 4ª-f.. - XI *S.T.C. SANTOS: Romualdo, Juliana Falconieri, Bv. Miquelina. POR rep. Paulo Maciel

 - PRODUZIDO POR repórter/radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel, facebook.com/paulomacieldaradio E instagram.com/paulorobertomaciel6/ - @paulorobertomacielmaciel7919

N.Sª e Bom Jesus. POR rep.Paulo Maciel. Colatina,17-4-24
- LITURGIA). 19/06/2024, QUARTA-FEIRA - XI *SEMANA DO TEMPO COMUM. ANO: B. Cor: Verde. Rito: Missa à escolha - Ofício do Dia. OU SÃO ROMUALDO - ABADE (Ofício da Memória, Memória Facultativa. Cor: Branca). - 1ª Leitura: Leitura do Segundo Livro dos Reis (2Rs 2, 1. 6-14): "...Elias subiu ao céu num redemoinho. Eliseu o via e gritava: ´Meu pai, meu pai, carro de Israel e seu condutor!` ...". SALMO RESPONSORIAL: Sl 30 (31), 20. 21. 24 (R: 25). R.: "- Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais!" EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São Mateus (Mt 6, 1-6. 16-18): "...'quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto.' ... ". - FONTE: novaalianca.com.br.
- SANTOS DO DIA 19 DE JUNHO. (FONTE: revista.arautos.org) - São Romualdo, abade (†1027). Anacoreta e fundador da Ordem dos Camaldulenses. Nascido de nobre família ducal de Ravena, recolheu-se a um mosteiro beneditino onde se consolidou sua vocação  para a vida eremítica. CONFORME texto do Padre Evaldo César de Souza, CSsR (no "site" 'a12'), ´Romualdo nasceu em Ravena, na Itália, no ano de 956. Sua família não tinha vínculo algum com a religião. Diz a história que seu pai o fez assistir a um duelo, onde acabou assassinando um parente. Após este episódio, Romualdo sentiu-se tocado por Deus e recolheu-se num convento na França. Repensou a existência e decidiu-se pela vida monástica, ingressando na Ordem de São Bento. Em pouco tempo, tornou-se um exemplo para todos. Tanta era sua disciplina, tamanha era sua dedicação, que passou a sofrer oposição de seus irmãos de ordem. Resolveu abandonar o mosteiro e tornou-se eremita. Aperfeiçoou-se tanto no trabalho espiritual que atraiu vários amigos para a vida religiosa.
Romualdo fundou vários conventos, dando origem à Ordem dos Camaldulenses. Sua grande obra foi a reforma da disciplina monástica, que fez os conventos recuperarem os verdadeiros valores cristãos em sua época. Introduziu uma nova característica na vida dos monges, que além da vida contemplativa, consistia na participação ativa dos problemas do seu tempo. Romualdo, pressentindo a sua morte, despediu-se dos monges e quis morrer sozinho. Faleceu no dia 19 de junho de 1027. São Romualdo foi um monge interessado pelos problemas do seu tempo. Tinha o dom da contemplação e foi homem de uma vida profundamente dedicada a Deus e aos irmãos. Seu retiro num mosteiro não o impediu de viver preocupado com as dificuldades do seu povo e procurou, por palavras e ações, fazer acontecer o Reino de Deus na vida das pessoas. Que nós também saibamos nos interessar pelos desafios do nosso mundo e façamos nossa parte na construção do reino da justiça e da partilha. ORAÇÃO: Ó Deus, que nos destes no Abade São Romualdo um testemunho de perfeição evangélica, fazei-nos em meio às agitações deste mundo, fixar o coração nos bens eternos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!`Santa Juliana Falconieri, virgem (†c. 1341). Fundou em Florença, Itália, o instituto das Irmãs da Ordem dos Servos de Maria, denominadas “Mantelatas” por causa de seu hábito religioso. CONFORME o "site" do Vaticano,´Juliana (era uma) jovem muito bonita, e tinha um talento indiscutível. ... Viveu na Idade Média em Florença, berço de Dante Alighieri, do qual é contemporânea. Juliana fazia parte (da família) Falconieri, que, em Florença, no fim do século XIII, era um (poderoso clã) de comerciantes. Não era só a riqueza que reinava no Palácio dos Falconieri. Transparecia também certa riqueza imaterial...: a fé cristã, que havia levado um descendente da linhagem a se retirar totalmente e se dedicar a Deus. Alexis Falconieri, irmão do pai de Juliana, foi um dos sete fundadores dos Servos de Maria. Ela ficou encantada pela escolha do tio, ... A jovem cresceu, desconsiderando a sua beleza, (porém)recebeu propostas de casamento, que rejeitou com muita graça, (pois queria a) vida religiosa... Preferiu usar um manto escuro e largo, como o que seu tio usava, (que foi) vestido também por outras moças da rica burguesia, seguindo o exemplo de Juliana,... As "Mantellate", - mulheres que usavam manteletes (espécie de manto, sem manga), foram rebatizadas pela Igreja, tornando-se o ramo feminino dos Servos de Maria: eram mulheres de contemplação, de joelhos, e de caridade contínua pelas ruas. Nas quartas e sextas-feiras não tocavam (não comiam); no sábado, se saciavam com pão e água.
... (Juliana) Há muito tempo, sofria de (fortes) dores de estômago,... (A) jovem “mantellata”, (em) seu convento, não conseguia mais engolir sequer (um) pouco de comida...Assim, no dia 19 de junho de 1341, ... foi proibida de receber até a Eucaristia, pelo temor que não conseguisse engolir a hóstia consagrada. Por isso, Juliana pediu que (a hóstia) fosse colocada sobre seu peito, como se fazia com os doentes da época, enquanto o padre acompanhava tal gesto com a oração. Porém, ... aconteceu uma coisa incrível: a hóstia desapareceu. Ao falecer, (a santa) foi colocada no caixão pelas coirmãs, que, em certo momento, (verificaram), no lugar do coração, uma mancha roxa do tamanho da hóstia, como se ela tivesse ficado impressa no seu corpo.
Até hoje, as “Mantellate” trazem, em seu hábito religioso, esta marca, como recordação da última e prodigiosa comunhão da sua fundadora.
O Papa Clemente XII a canonizou em 1737.` - Santos Remígio Isoré e Modesto Andlauer, mártires (†1900). Presbíteros da Companhia de Jesus mortos durante a rebelião dos boxers na província de Hebei, China. - Beato Gerlando, religioso (†c. 1271). Cavaleiro da Ordem de São João de Jerusalém, protetor das viúvas e dos órfãos. - Beata Miquelina, viúva (†1356). Ingressou na Ordem Terceira Franciscana, em Pesaro (Itália), vendeu  todos os seus bens, deu o dinheiro aos pobres e dedicou-se a uma vida de oração. - Beato Tomás Woodhouse, sacerdote e mártir (†1573). Jesuíta que ficou encarcerado durante onze anos e foi levado ao patíbulo em Tyburn, Inglaterra, no reinado de Isabel I. - Beata Helena Aiello, virgem (†1961). Fundou em Cosenza, Itália, a Congregação das Irmãs Mínimas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário: