quinta-feira, 27 de junho de 2024

LITURGIA. 1º/7/24, 2ªf.. - XIII *S.T.C. SANTOS: Aarão, Teodorico, Olivério, Domiciano. POR rep. Paulo Maciel

- PRODUZIDO POR repórter/radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel, facebook.com/paulomacieldaradio E instagram.com/paulorobertomaciel6/ - @paulorobertomacielmaciel7919

Catedral.POR rep. Paulo Maciel.Colatina, 31-12-24
- LITURGIA). 1º/07/2024, SEGUNDA-FEIRA - XIII *SEMANA DO TEMPO COMUM. ANO: B. Cor: Verde. Rito: Missa à escolha. - 1ª Leitura: Leitura da Profecia de Amós (Am 2, 6-10. 13-16): "...'o mais corajoso dentre os corajosos fugirá nu, naquele dia', diz o Senhor...". SALMO RESPONSORIAL: Sl 49 (50), 16bc-17.18-19.20-21.22-23 (R. 22a).: "- R. Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São Mateus (Mt 8,18-22): "...'Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos' ... ". - FONTE: novaalianca.com.br.
- SANTOS DO DIA 1º DE JULHO. (FONTE: revista.arautos.org) -Santo Aarão. Irmão de Moisés, foi o primeiro Sumo Sacerdote do povo eleito. CONFORME o "site" Canção Nova, ´Pertencente aos santos do Antigo Testamento, Aarão era o irmão mais velho de Moisés. O primeiro sumo sacerdote dos hebreus foi um importante colaborador no reenvio do povo eleito liberto da escravidão do Egito à Terra Prometida. Seu testemunho está nas Sagradas Escrituras no Pentateuco, no Salmo 98 e no livro do Eclesiástico. “Exaltou também a Aarão, santo como ele, seu irmão, da tribo de Levi. Confirmou para ele uma aliança eterna, deu-lhe o sacerdócio do seu povo, encheu-o de felicidade e de glória. Moisés consagrou-lhe as mãos e o ungiu com o óleo santo. Foi-lhe, pois, concedido por aliança eterna, a ele e à sua descendência, enquanto durar o céu: servir ao Senhor e exercer o sacerdócio, e abençoar o povo em seu nome” (Eclo 45,7-8.18-19).Aos 83 anos de idade, apresentou-se ao faraó, junto com Moisés, e foi autor dos milagres das três primeiras pragas. Durante o tempo em que o irmão esteve no monte Sinai para receber os mandamentos de Deus, ficou responsável por conduzir o povo, porém, acabou cedendo ao desejo do povo de construir uma imagem de Deus. Segundo a simbologia semiótica, a figura criada trata-se de um “bezerro de ouro”.

Morreu nas proximidades de Cades, aos pés do monte Hor, depois de ter sido despojado por Moisés das insígnias sacerdotais em favor de Eleazar. Durante 30 dias, o povo guardou luto por ele, considerando-o grande e semelhante a Moisés. Aarão é exemplo de fidelidade e de ‘sim’ a Deus.Santo Aarão, rogai por nós!` São Teodorico, presbítero (†533). Discípulo de São Remígio, que o ordenou sacerdote. Primeiro abade do mosteiro de Mont d’Or, nas cercanias de Reims, França. - São Domiciano, abade (†séc. V). Sendo eremita na Gália Lionense, reuniu muitos companheiros no serviço de Deus, e partiu deste mundo quando guiava o mosteiro de Brevon, França. - Santo Olivério Plunkett, mártir (†1681). Arcebispo de Armagh, Irlanda do Norte. Falsamente acusado de traição, foi decapitado em Londres no reinado de Carlos II. - São Zhang Huailu, mártir (†1900). Catecúmeno que se declarou cristão e foi batizado com o próprio sangue, na cidade chinesa de Zhuhedian. - Santos Justino Orona e Atilano Cruz, presbíteros (†1928). Sacerdotes em Guadalajara, México, martirizados durante as perseguições contra a Igreja nesse país. - Beato Inácio Nazju Falzon, clérigo (†1865). Obteve esmerada formação religiosa e recebeu as ordens menores. Não quis, porém, ser ordenado sacerdote por julgar-se indigno. Dedicou sua vida ao cuidado dos enfermos e à catequese dos soldados para que se convertessem antes de partir para a guerra. - Beato João Nepomuceno Chrzan, presbítero e mártir (†1942). Sacerdote polonês morto no campo de concentração de Dachau, Alemanha.

Nenhum comentário: