segunda-feira, 24 de junho de 2024

LITURGIA. 27/24, 5ª-F. - XII *S.T.C. SANTOS: N.S. do Perpétuo Socorro, Cirilo de Alexandria... POR rep. Paulo Maciel

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- LITURGIA). 27/06/2024, QUINTA-FEIRA - XII *SEMANA DO TEMPO COMUM. ANO: B. Cor: Verde. Rito: Missa à escolha. OU SÃO CIRILO DE ALEXANDRIA - BISPO E DOUTOR DA IGREJA (Memória Facultativa. Cor: Branca). - 1ª Leitura: Leitura do Segundo Livro dos Reis (2Rs 24, 8-17): "...todos os homens capazes de empunhar armas, foram conduzidos para o exílio pelo rei da Babilônia. ...". SALMO RESPONSORIAL: Sl 78 (79), 1-2.3-5.8-9 (R: 9b). R.:"- Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!". EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São Mateus (Mt 7, 21-29): "...'quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo' ... ". - FONTE: novaalianca.com.br.

- SANTOS DO DIA 27 DE JUNHO. (FONTE: revista.arautos.org)
- São Cirilo de Alexandria, Bispo e Doutor da Igreja (†444 Alexandria – Egito). CONFORME o "site" do Vaticano, ´Cirilo, sobrinho de Teófilo, que, desde 385, governou a diocese de Alexandria no Egito, nasceu, provavelmente, naquela mesma cidade, entre 370 e 380.
Desde cedo, foi encaminhado à vida eclesiástica. Por isso, recebeu uma boa educação, tanto cultural quanto teológica. Em 403, estando em Constantinopla com seu tio, Teófilo, participou com ele do chamado Sínodo do Carvalho, que teve como êxito a deposição do bispo da cidade, João (chamado, mais tarde, Crisóstomo), marcando o triunfo da sede de Alexandria sobre a sua tradicional rival de Constantinopla, onde residia o imperador. Com a morte de Teófilo, o ainda jovem Cirilo foi eleito bispo, em 412, da influente Igreja de Alexandria, que governou com grande energia durante 32 anos, seguindo sempre o objetivo de confirmar a sua primazia em todo o Oriente, ciente também dos laços tradicionais com a Igreja de Roma. Alguns anos depois, em 417 ou 418, Cirilo restabeleceu a comunhão com Constantinopla. No entanto, os contrastes se reacenderam quando, em 428, Nestor foi eleito como novo bispo de Constantinopla, e Em uma sua pregação, preferiu dar a Maria o título de "Mãe de Cristo" (Christotókos), ao invés daquele – tão querido pela devoção popular - de "Mãe de Deus" (Theotókos). Antes e durante o Concílio de Éfeso, a reação de Cirilo - então o maior expoente da Cristologia alexandrina, que queria dar maior ênfase à unidade da pessoa de Cristo - foi quase imediata ao repropor, novamente, o dever dos Pastores de preservar a fé do Povo de Deus. Seu critério era que “a fé do Povo de Deus devia ser expressão da tradição e garantia da boa doutrina cristã”. Em uma carta a Nestor, Cirilo descreveu, claramente, o seu credo cristológico: "Afirmamos, assim, que as naturezas, unidas em uma verdadeira unidade, são diferentes. Delas resultam apenas um só Cristo e um só Filho", porque "divindade e humanidade, unidas em um elo indizível e inexprimível, produziram para nós um único Senhor, um único Cristo e um único Filho”. Enfim, o Bispo de Alexandria frisou: "Professamos um só Cristo e Senhor". Desta forma, conseguiu que Nestor fosse repetidamente condenado. Por outro lado, conseguiu também, em 433, chegar a uma fórmula teológica de reconciliação com os fiéis de Antioquia. São Cirilo de Alexandria faleceu em 27 de junho de 444.`. - São Sansão, presbítero (†560). De origem romana, viveu desde jovem em Constantinopla, onde foi ordenado e fundou um hospital. Usava os seus conhecimentos médicos em benefício dos pobres. - Santo Arialdo, diácono e mártir (†1066). Combateu vigorosamente em Milão os insensatos procedimentos dos clérigos simoníacos e depravados. Por causa do seu zelo, foi cruelmente atormentado e morto por dois clérigos. - São Tomás Toán, mártir (†1840). Catequista e administrador da missão de Trung Linh, morreu de fome e  de sede na prisão de Nam Dinh, Vietnã. - Beato Benvindo de Gúbio, religioso (†c. 1232). Franciscano que, trabalhando humildemente no serviço dos enfermos, se assemelhou com a vida de Cristo pobre. Morreu próximo a Bovino, Itália. - Beata Luísa Teresa Montaignac de Chauvance, virgem (†1885). Fundadora da Pia União das Oblatas do Sagrado Coração de Jesus, em Moulins, França. - Beata Margarida Bays, virgem (†1879). Humilde costureira de Friburgo, Suíça, pertencente à Ordem Terceira Secular Franciscana que se esforçou em atender as necessidades do próximo, sem nunca abandonar a vida de oração. - NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO - CONFORME o "site" 'a12', em texto do padre Evaldo César de Souza (CSsR), No dia 27 de junho faz-se ´memória de Maria, mãe de Jesus, com o nome de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Este título chega entre nós através de um ícone, uma pintura de caráter religioso-místico, que data do período bizantino. Não sabemos quem foi o autor da pintura. A história do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ficou conhecida a partir do século XV, quando esta pintura foi levada da ilha de Creta para Roma e colocada na igreja de São Mateus, onde foi venerada por três séculos. Destruída a igreja de São Mateus, a célebre imagem permaneceu escondida até que, pela providência de Deus, foi descoberta e devolvida ao culto popular. Em 1866, por ordem do Papa Pio IX, o ícone foi confiado aos cuidados dos Missionários Redentoristas. Atualmente, o ícone missionário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se encontra na Igreja de Santo Afonso, em Roma. O centro da pintura não é Nossa Senhora e sim Jesus. Para se chegar a essa conclusão, basta traçar duas linhas imaginárias, uma ao longo do braço de Maria que forma um ângulo que aponta para o Menino. O mesmo indica os dois dedos de Maria, isto é, apontam para a cabeça do Menino Jesus. Isto mostra que o centro é Jesus Cristo, portanto é um ícone cristocêntrico. Maria é, assim, "aquela que indica o caminho", ou como é mais conhecida: "a via de Cristo". Nota-se também o olhar significante de Maria, isto é, o seu olhar está direcionado a quem olha o quadro e, ao mesmo tempo, a sua cabeça indica seu Filho Jesus. Deve-se observar a sandália do Menino que está desatada e mostra seu pé. Conforme a tradição oriental, mostrar a planta do pé é dizer que se é homem. Assim, esta cena indica que Jesus mostra a planta do seu pé para dizer que ele é verdadeiramente homem. Outro ponto importante a se observar, se refere às cores das vestes e seus significados. No quadro Maria se veste com túnica vermelha e manto azul. E o Menino se veste de túnica verde com faixa vermelha e manto ocre. Na simbologia oriental, verde e vermelho significam divindade. O azul e o ocre significam humanidade. Oração: Ó Virgem do Perpétuo Socorro, Santa Mãe do Redentor, socorre o teu povo. Concede a todos a alegria de caminhar para o futuro numa consciente e ativa solidariedade com os mais pobres, anunciando de modo novo e corajoso o Evangelho de teu Filho, fundamento e cume de toda a convivência humana que aspira a uma paz justa e duradoura. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!`

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