domingo, 24 de julho de 2022

LITURGIA. 31/07/2022, (Dom.), XVIII *S. T. C. . Santo: Santo Inácio de Loyola. Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES

-- Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, NO CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel, NO PERFIL facebook.com/paulomacieldaradio E instagram.com/paulorobertomaciel6/ -- 

--- LITURGIA. 31/07/2022, DOMINGO - XVIII *SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor: Verde. Ano C. Rito: Glória, Creio – II Semana do Saltério. Santo do dia: Santo Inácio de Loyola.

--- 1ª Leitura:  Leitura do Livro de Eclesiastes (Ecl 1,2;2,21-23 ): "... 'Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade.'...." SALMO RESPONSORIAL: Sl 90,3-6.12-14 (R: 1). "R: Vós fostes, ó Senhor, um refúgio para nós." 2ª Leitura: Leitura da Epístola de São Paulo aos Colossenses (Cl 3,1-5.9-11): "Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.". EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São Lucas (Lc 12, 13-21): "...'nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?''... " FONTE: NOVAALIANCA.COM.BR. 


- SANTO DO DIA 31 DE JULHO: São  . (FONTE: rs21.com.br) - Santo Inácio de Loyola -Presbítero. A hagiografia dos séculos passados tem frequentemente deformado o retrato de Iñigo Lopez de Loyola (santo Inácio de Loyola, nascido em Azpzitia, em 1491, morto em Roma a 31 de julho de 1556), para adaptá-lo segundo as circunstâncias à imagem militar odiada ou amada pelo fundador da Companhia de Jesus. Último rebento de família nobre, aos 14 anos já recebera a tonsura, mas não se sentia inclinado à carreira eclesiástica. Preferiu a espada do cavaleiro. Durante a defesa do castelo de Pamplona, sitiado por Francisco I da França, quebrou uma perna. Para lhe cortar a carreira militar foi suficiente a leitura abúlica de alguns livros amarelecidos, que a cunhada lhe trouxe para passar o tempo da convalescência. A Vida de Jesus e A lenda áurea determinaram a escolha mais importante de sua vida. Temperado na vida militar e depois nas privações de penitente e de peregrino (no primeiro momento, deixou crescer a barba e os cabelos, pensara em isolar-se num recanto deserto, na Tebaida), generoso e imprudente também nas fadigas, confessará candidamente: “Eu não sabia o que era o amor, a humildade, a paciência ou a discrição”. O que significa que mais tarde aprendeu a ser discreto, paciente, humilde e afetuoso. Quando percebeu que havia exagerado nas privações, confessou sorrindo ter aprendido errando. Abandonou os trapos de peregrino e de mendigo. Quando voltou da Terra Santa completou os estudos, primeiro em Barcelona, depois em Alcalá e em seguida em Paris, suscitando em toda parte simpatia e confiança. Na Espanha foi até suspeito de heresia e preso. “Não existem tantos cepos e cadeias em Salamanca – escreveu – que eu não deseje mais por amor de Deus”. Em Paris conseguiu o título de Professor de filosofia. Trocou o nome de Iüigo por Inácio, e reuniu junto a si o primeiro núcleo da Companhia de Jesus, um grupo cada vez maior chamado Soldados de Cristo, que lutavam e se sacrificavam sob a insígnia da divisa: Para a maior glória de Deus. O Vademecum (livro que carregamos sempre) destes soldados é um livrinho de leitura nada atraente: Os Exercícios Espirituais, escrito, ou melhor, vivido por santo lnácio na solidão de Manresa. Aqui está o segredo de santo Inâcio, o segredo de sua dedicação, da sua mística, do serviço pela alegria de amar a Deus – como frequentemente repetia, misturando espanhol com italiano: “con toto el core, con tota ['anima, com tota Ia voluntad" (= com todo o coração, com toda a alma, com toda a vontade).

--- ((Um santo para cada dia – Paulus Editora)) ---

--- ----- (((FONTE geral: --  Rede Século 21: Rua João Previtale, 1834 - Alto da Colina - Valinhos/SP - CEP: 13272-315 - Fone: +55 (19) 3871-9620). --

Santo Inácio de Loyola, ROGAI POR NÓS!


Nenhum comentário: