domingo, 24 de julho de 2022

LITURGIA. 30/07/2022, (Sáb.), XVII *S. T. C. . Santo: São Pedro Crisólogo. Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES

-- Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, NO CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel, NO PERFIL facebook.com/paulomacieldaradio E instagram.com/paulorobertomaciel6/ -- 

--- LITURGIA. 30/07/2022, SÁBADO - XVII *SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor: Verde. Ano C. Rito: Ofício do Dia. Santo do dia: São Pedro Crisólogo.

--- 1ª Leitura:  Leitura do Livro do Profeta Jeremias (Jr 26, 11-16.24): "... 'ouvi a voz do Senhor, vosso Deus, que ele voltará atrás da decisão que tomou contra vós.'...." SALMO RESPONSORIAL: Sl 69,15-16.30-31.33-434 (R: 14). "R: No tempo favorável, escutai-me, ó Senhor!"  EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São Mateus (Mt 14,1-12): "...'Não te é permitido tê-la como esposa'... " FONTE: NOVAALIANCA.COM.BR. 


- SANTO DO DIA 30 DE JULHO: São Pedro Crisólogo - Bispo e doutor da Igreja. (FONTE: rs21.com.br) - Se, por um lado, uma tenaz proliferação de heresia, nos séculos IV e V, tardou a evangelização do mundo pagão, por outro lado, suscitou grandes figuras de pastores, teólogos, escritores e pregadores, que com sua inteligência souberam tornar mais consciente e vívida a fé entre os cristãos. A catequese sistemática, a homilia e o sermão ofereciam exposição clara e sólida da ortodoxia. Houve também as primeiras tentativas de construção teológica não de pura especulação. Em particular o bispo de Ravena, Pedro (nascido em Ímola em 380), mereceu o apelido de Crisólogo, isto é, palavra de ouro, por ser autor de estupendos sermões, ricos de doutrina, que lhe deram também o título de doutor da Igreja, decretado em 1729 por Bento XIII. Temos dele 176 homilias de cunho popular, muito expressivas, nas quais explica o evangelho, o creio, o pai-nosso, ou são sugestões de exemplos de santos a imitar, ou exaltação das virtudes do verdadeiro cristão. Numa homilia define o avarento como escravo do dinheiro, mas o dinheiro – acrescenta – é o escravo do misericordioso. É fácil entender o significado desta prédica. Eleito bispo de Ravena em 424, Pedra Crisólogo mostrou-se logo bom pastor, prudente e sem ambiguidades doutrinais. Humildes e poderosos escutava-os ele com igual condescendência e caridade. A imperatriz Gala Placídia o teve como conselheiro e amigo. A autoridade do bispo Pedro de Ravena era reconhecida em largo raio da Igreja. A ele se dirigiu, por carta, o protagonista de outra disputa importante no campo doutrinal, Eutíquio, arquimandrita do mosteiro de Constantinopla. Pedia-lhe seu parecer a respeito da questão monofisita (em Cristo uma só natureza), na véspera do concílio de Calcedônia. Pedro respondeu-lhe que seria melhor ele dirigir-se ao papa Leão, pois “no interesse da paz e da fé não podemos discutir sobre questões relativas à fé sem o consentimento do bispo de Roma”. Às feridas do Império romano (dividido no seu interior e espremido por fora pelas migrações dos bárbaros), uniam-se as contestações da Igreja de Constantinopla, que queria disputar com Roma o primado hierárquico. Neste momento histórico a resposta dada pelo metropolita de Ravena a Eutíquio tem o sentido de explícita profissão de fé. O santo morreu em imola, a 31 de julho de 451, segundo outros, a 3 de dezembro de 450.

--- ((Um santo para cada dia – Paulus Editora)) ---

--- ----- (((FONTE geral: --  Rede Século 21: Rua João Previtale, 1834 - Alto da Colina - Valinhos/SP - CEP: 13272-315 - Fone: +55 (19) 3871-9620). --

São Pedro Crisólogo, ROGAI POR NÓS!


Nenhum comentário: