quarta-feira, 1 de junho de 2022

LITURGIA. 07/06/2022, 3ª-F., X SEMANA COMUM. SANTO: Ana de S. Bartolomeu e Antônio Mª Gianelli. Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES

-- LITURGIA. 07/06/2022,  TERÇA-FEIRA - X SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor: Verde. Ano C. Rito: Ofício do Dia. Santo do dia: Bartolomeu e Antônio Mª Gianelli.

--- 1ª Leitura:  Leitura do 1º Livro dos Reis (1 Rs 17,7-16): "... 'A mulher foi e fez como Elias lhe tinha dito. E comeram, ele e ela e sua casa, durante muito tempo.'...." SALMO RESPONSORIAL: Sl 4,2-5.7-8 (R: 7). "R: Sobre nós fazei brilhar o esplendor da vossa face!"  EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São Mateus (Mt 5, 13-16): "...'brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai'... " FONTE: NOVAALIANCA.COM.BR. 


- SANTO DO DIA 7 DE JUNHO: Beata Ana de São Bartolomeu. (FONTE: rs21.com.br) - Ana é conhecida como a enfermeira de Santa Teresa de Ávila, fundadora e reformadora dos carmelos. Ana trabalhava como pastora. Não tinha cultura, mas sentiu a vocação de se consagrar a Deus. Foi para o mosteiro de São José de Ávila e realizou seu sonho e recebeu o nome, Ana, na sua primeira profissão religiosa. Ana levava uma vida de pura contemplação, de louvor a Deus, de silêncio e de observação de tudo o que acontecia à sua volta. Ela tornou-se enfermeira de Santa Teresa quando ela quebrou um braço. Foi no convento que a Irmã Ana aprendeu a ler e a escrever, imitando a letra de Santa Teresa. Depois da morte de Teresa, Ana fundou outros mosteiros do carmelo, sempre repetindo o estilo da santa fundadora. A Beata Ana faleceu na cidade de Antuérpia, na Bélgica, aos 77 anos de idade.

-- OUTRO SANTO: 
Santo Antônio Maria Gianelli - PresbíteroNascido no ano da Revolução Francesa, a 12 de abril de 1789, em Cereta, perto de Chiavari, Antônio Maria Gianelli foi, a seu modo, revolucionário. Ingressou no seminário aos 19 anos e foi ordenado padre quatro anos depois. Professor de letras e de retórica, teve entre seus alunos jovens destinados a brilhar no firmamento cristão, como o venerável Frassinetti. Para recepcionar o novo bispo, dom Lambruschini, o professor Gianelli organizou em Gênova um recital intitulado A reforma do seminário, que teve notável repercussão. Eram os anos da Restauração, após o incêndio napoleônico. De 1826 a 1838 foi arcipreste de Chiavari. Este período, que ele chamará de “má cultivação”, foi marcado por muitas inovações pastorais na sua paróquia e pela criação de várias instituições, como um seminário próprio e a redescoberta da Suma de santo Tomás na pregação teológica e filosófica dos candidatos ao sacerdócio. Sob o nome incomum de Sociedade Econômica, encaminhou uma instituição beneficente cultural e assistencial, confiada por padre Gianelli “aos cuidados das Damas da Caridade” para a instrução gratuita das meninas pobres. Era o esboço da fundação que nasceria em 1829, das Filhas de Maria, conhecidas ainda como irmãs Gianellinas, destinadas a rápida expansão e a profícuo apostolado na América Latina. Dois anos antes criara pequena congregação missionária, posta sob o patrocínio de santo Afonso Maria de Ligório para a pregação de missões ao povo e organização do clero. Em 1838 foi eleito bispo de Bobbio; ajudado pelos ligorianos, a sua Jovem congregação, que ele reconstituiu com o nome de Oblatos de Santo Afonso, reorganizou o tecido eclesiástico da sua diocese, removendo párocos pouco zelosos e expulsando os indignos. Entre os seus ligorianos existiu também um apóstata, padre Cristóvão Bonavino, brilhantíssima inteligência, mais conhecido com o pseudônimo de Ausônio Franchi; racionalista e ateu, que voltou depois à genuína fé cristã, abjurando suas obras precedentes com Última crítica, e prestando um testemunho público de devoção a Gianelli, que esteve ao seu lado nos momentos mais agudos de sua crise espiritual. O santo das irmãs, como é chamado na América Latina, onde ainda florescem suas instituições femininas, acabou prematuramente sua vida terrena, na idade de 57 anos, a 7 de junho de 1846. Foi beatificado em 1925 e canonizado por Pio XII a 21 de outubro de 1951.

--- ((Um santo para cada dia – Paulus Editora)) ---

--- ----- (((FONTE geral: --  Rede Século 21: Rua João Previtale, 1834 - Alto da Colina - Valinhos/SP - CEP: 13272-315 - Fone: +55 (19) 3871-9620). --

- São Bartolomeu e Santo Antônio Mª Gianelli , ROGAI POR NÓS!

 

Nenhum comentário: