quarta-feira, 1 de junho de 2022

LITURGIA. 08/06/2022 (4ª-F.), X SEMANA COMUM: SANTOS: Mª do Divino Coração e Efrém. Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES

-- LITURGIA. 08/06/2022, QUARTA-FEIRA - X SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor: Verde. Ano C. Rito: Ofício do Dia. Santo do dia: Mª do Divino Coração e Efrém.

--- 1ª Leitura:  Leitura do 1º Livro dos Reis (1 Rs 18,20-39): "... 'É o Senhor que é Deus, é o Senhor que é Deus!'...." SALMO RESPONSORIAL: Sl 16,1-2a.4-5.7-8.9-10.11 (R: 1). "R: Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refúgio!"  EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São Mateus (Mt 5,17-19): "...'Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento.'... " FONTE: NOVAALIANCA.COM.BR. 


- SANTO DO DIA 8 DE JUNHO: Santa Maria do Divino Coração. (FONTE: rs21.com.br) - Santa Maria viveu nos anos de 1800, quando a devoção ao Sagrado Coração de Jesus ganhava força. Na época, Jesus aparecia a uma Santa Maria Margarida Alacoque, pedindo reparação às ofensas que ele sofria. Maria do Divino Coração nasceu na Alemanha e sentiu-se atraída por essa devoção. “Tu serás a esposa do meu coração”. Esta foi a frase que ela ouviu durante uma oração, ainda jovem. Ingressou na congregação das Filhas do Bom Pastor e trabalhou arduamente para difundir a devoção ao Sagrado Coração de Jesus em toda a Europa. Ela escreveu uma carta ao Papa, dizendo: “O coração de Jesus que frequentemente me aparece está insistindo para que o senhor, Santo Padre, possa consagrar o mundo inteiro ao Coração de Jesus”. Em 1899, o Papa Leão XIII fez a consagração do mundo a Jesus.

-- OUTRO SANTO: 
Santo Efrém - Diácono e doutor da IgrejaSabemos muito pouco da vida de santo Efrém. Nasceu em Nisibi na Mesopotâmia setentrional, no início do século IV, provavelmente em 306. Tinha sete anos quando Constantino emanou o edito de Milão. Ao que parece Efrém não tinha muita liberdade de culto no âmbito da própria família, pois o seu pai era sacerdote pagão, naturalmente pouco propenso a aceitar a formação cristã que a piedosa mãe procurava dar ao filho. Efrém foi expulso de casa. Aos 18 anos recebia o batismo e viveu do próprio trabalho, em Edessa, como servidor num balneário público. Em 338, Nisibi foi atacada pelos persas e Efrém correu ajudá-la. Quando Nisibi caiu sob o domínio dos persas, Efrém, feito diácono, se estabeleceu definitivamente em Edessa, onde dirigiu uma escola. Aí morreu a 9 de junho de 373. Bento XV o declarou doutor da Igreja em 1920. A tradição no-lo apresenta como homem austero. Não sabia grego e provavelmente foi esta a razão pelo qual não encontramos na sua obra literária aquela influência teológica contemporânea, caracterizada pelas controvérsias trinitárias. Ele é transmissor genuíno da doutrina cristã antiga. O meio usado por santo Efrém para a divulgação da verdade cristã é provavelmente a poesia, razão porque foi chamado “a harpa do Espírito Santo”. Na sua época organizava-se o canto religioso alternado nas igrejas. Os iniciadores foram santo Ambrósio em Milão e Diodoro em Antioquia. O diácono de Nisibi, nas fronteiras da cristandade e do mundo romano, compôs na língua nativa poesias de conteúdo didático ou exortativo, de natureza lírica e própria para o canto coletivo. O caráter popular de suas poesias propiciou logo vasta divulgação. Da Síria chegaram ao Oriente mediterrâneo, graças também a cuidadosa tradução em grego. Efrém não escrevia pela glória literária: servia-se da poesia como de excelente meio pastoral, mesmo nas homilias e nos sermões. O profundo conhecimento da Sagrada Escritura oferecia à sua rica veia poética o elemento mais propício para imergir nos mistérios da verdade e extrair úteis ensinamentos para o povo de Deus. Ele é também o poeta de Nossa Senhora, à qual dirigiu 20 hinos e para com ela teve expressões de tema devoção. Invocava Maria como a “mais resplandecente que o sol, conciliadora do céu e da terra, paz, alegria e salvação do mundo, honra das virgens, toda pura, imaculada, incorrupta, santíssima, inviolada, venerável, honorífica…”

--- ((Um santo para cada dia – Paulus Editora)) ---

--- ----- (((FONTE geral: --  Rede Século 21: Rua João Previtale, 1834 - Alto da Colina - Valinhos/SP - CEP: 13272-315 - Fone: +55 (19) 3871-9620). --

- Santa Mª do Divino Coração e Santo Efrém, ROGAI POR NÓS!


Nenhum comentário: