-- Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, NO CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel, NO PERFIL facebook.com/paulomacieldaradio E instagram.com/paulorobertomaciel6/ --
--- LITURGIA. 26/06/2022, DOMINGO - XIII *SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor: Verde. Ano C. Rito: Glória, Creio – I Semana do Saltério. Santo do dia: São João e São Paulo Mártires.
--- 1ª Leitura: Leitura do 1º Livro dos Reis (1Rs 19,16b.19-21): "... disse o Senhor a Elias: vai e unge a Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar. ..." SALMO RESPONSORIAL: Sl 16,1-2a.5.7-11 (R: 5a). "R: Ó Senhor, sois minha herança para sempre!" 2ª Leitura: Leitura da Epístola de São Paulo aos Gálatas (Gl 5,1.13-18): "fostes chamados para a liberdade. Porém, não façais dessa liberdade um pretexto para servirdes à carne.". EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São Mateus (Lc 9,51-62): "...'Deixa que os mortos enterrem os seus mortos'... " FONTE: NOVAALIANCA.COM.BR.
- SANTO DO DIA 26 DE JUNHO: São João e São Paulo Mártires. (FONTE: rs21.com.br) - Existe uma Paixão que narra os feitos dos santos João e Paulo irmãos de sangue e de fé, decapitados secretamente em sua casa no Célio e aí sepultados, na noite de 26 de junho de 362, durante a perseguição reavivada pelo imperador Juliano, o Apóstata. João e Paulo eram irmãos ricos e generosos para com os pobres. Juliano que planejara pôr as mãos em seus bens, que Ihes tinham sido confiados por Constantina, filha de Constantino, convidou os irmãos à corte. Mas ambos rejeitaram decididamente por causa da impiedade dele. O chefe da guarda imperial, Terenciano, foi então à casa deles no Célio com a intimação de oferecerem dentro de dez dias incenso à estátua de Júpiter. Ao esgotar o prazo, Terenciano, após uma última e vã tentativa de convencê-los de idolatria, como narra a Lenda áurea, “mandou que fossem degolados secretamente e fossem sepultados em sua própria casa”. O sucessor de Juliano, o imperador Joviniano, encarregou o senador Bizante de procurar os corpos dos irmãos Joao e Paulo e de construir uma igreja sobre seu túmulo. Parece, todavia, que a perseguição de Juliano Apóstata atingiu só os cristãos do Oriente, onde Juliano residia, e não os cristãos de Roma; alguns estudiosos acham por isso que se deva antecipar o martírio dos dois irmãos de mais de meio século e situá-lo no tempo da perseguição de Diocleciano.
--- ((Um santo para cada dia – Paulus Editora)) ---
--- ----- (((FONTE geral: -- Rede Século 21: Rua João Previtale, 1834 - Alto da Colina - Valinhos/SP - CEP: 13272-315 - Fone: +55 (19) 3871-9620). --
- São João e São Paulo Mártires, ROGAI POR NÓS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário