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Famílias beneficiadas poderão retirar cartão para sacar o benefício a partir desta quarta-feira (29)
Cerca de 2,8 mil famílias serão contempladas com o auxílio emergencial municipal a partir desta quarta-feira (29/07/2020), quando receberão os cartões do benefício de R$ 900,00, dividido em três parcelas de R$ 300,00.
Serão 11 pontos de entrega, divulgados previamente pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para evitar aglomeração de pessoas e otimizar a logística para os beneficiários.
Para orientar as famílias sobre o auxílio emergencial, criado para minimizar os impactos provocados pela pandemia do coronavírus, a Gerência de Atenção à Família e a Coordenação de Transferência de Renda e Benefício elaborou um "guia de perguntas e respostas":
- QUEM TEM DIREITO AO AUXÍLIO EMERGENCIAL MUNICIPAL?
Resposta: Para ter direito ao auxílio emergencial, no valor de R$ 300,00 mensais, pago pelo período de 3 meses, a família deve cumprir todas asseguintes regras:
I - Ser residente de Vitória;
II - Estar inscrito no CadÚnico em Vitória;
III - Ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa;
IV - Não ter recebido o auxílio emergencial do Governo Federal;
V - Não ter sido condenado por crime contra a administração pública;VI - Não estar cumprindo pena em regime fechado. - COMO SERÁ FEITO O PAGAMENTO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL MUNICIPAL?
Resposta: O pagamento do auxílio emergencial será realizado por meio de cartão com crédito bancário emitido em nome do responsável familiar indicado no Cadastro Único. O saque do benefício será realizado por meio do cartão, que é pessoal e intransferível. - MINHA FAMÍLIA FOI CONTEMPLADA COM O AUXÍLIO EMERGENCIAL MUNICIPAL. ONDE BUSCAREI O CARTÃO COM ESSE CRÉDITO BANCÁRIO?
Resposta: A entrega do cartão com crédito bancário será amplamente divulgada com os locais, dias e horários estabelecidos. - QUEM DA MINHA FAMÍLIA PODERÁ SACAR O AUXÍLIO EMERGENCIAL MUNICIPAL?
Resposta: O responsável familiar do Cadastro Único será quem receberá o cartão com o crédito bancário no valor do auxílio e deverá assinar uma declaração atestando que não recebeu o auxílio emergencial do Governo Federal. - QUAIS DOCUMENTOS PRECISO APRESENTAR PARA RECEBER O AUXÍLIO EMERGENCIAL MUNICIPAL? Resposta: Necessário apresentar um documento com foto e o CPF para o recebimento do cartão com o crédito bancário. Observação: no caso de pessoas em situação de rua que perderam toda a documentação, está em andamento pactuação com o Banestes para viabilizar a retirada do cartão com crédito bancário através de declaração do serviço em que realiza o acompanhamento socioassistencial.
- NÃO CONSEGUI BUSCAR MEU CARTÃO COM O CRÉDITO BANCÁRIO NO DIA MARCADO. ONDE POSSO PEGAR MEU CARTÃO AGORA?
Resposta: As pessoas que não puderem ir buscar o cartão no dia marcado terão que buscá-lo no Banco Banestes, agência Bento Ferreira, que fica em frente à Prefeitura de Vitória, no horário de atendimento. O endereço é: avenida Joubert de Barros, 68, Bento Ferreira. Telefone: 3325-2525. - RECEBI O CARTÃO COM CRÉDITO BANCÁRIO, PORÉM NÃO CONSEGUI SACAR O AUXÍLIO EMERGENCIAL MUNICIPAL. POR QUANTO TEMPO ESTE AUXÍLIO ESTARÁ DISPONÍVEL NO BANCO?
Resposta: O auxílio estará disponível para saque por um prazo de até 90 dias. Caso nesse prazo não tenha havido o saque, este valor será devolvido automaticamente para o Fundo Municipal da Assistência Social. - É POSSÍVEL FAZER A SOLICITAÇÃO PRESENCIAL DO AUXÍLIO MUNICIPAL NA PREFEITURA, BANCO OU CRAS?
Resposta: Não. As famílias contempladas foram selecionadas através dos dados inseridos no Cadastro Único até a data de 13 de junho de 2020. - COMO FAÇO PARA SABER SE ESTOU NO CADASTRO ÚNICO EM VITÓRIA?
Resposta: Você pode acessar o site de consulta ao cidadão: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/index.php
Além disso, outra forma de ter essa informação é através do aplicativo Meu Cadunico. Caso não consiga através das formas mencionadas, você pode abrir um chamado através do canal Fala Vitória 156, no grupo do Cadastro Único e Programa Bolsa Família com a informação do número do seu CPF. O chamado será respondido pela equipe da Central de Transferência de Renda e Benefícios. - MEU CADASTRO ESTÁ DESATUALIZADO. TEREI DIREITO DE RECEBER O AUXÍLIO EMERGENCIAL MUNICIPAL?
Resposta: Sim. Para a seleção das famílias contempladas com o auxílio emergencial municipal, foram utilizadas informações incluídas no Cadastro Único até a data de 13 de junho de 2020. Caso você se enquadre em todos os critérios estabelecidos pela lei 9647/2020, você receberá o auxílio.
"Com esse material de perguntas e respostas, a Secretaria Municipal da Assistência Social conseguiu sanar os principais e mais frequentes questionamentos dos nossos munícipes. Tenho certeza que isso vai ajudar muito. A equipe da Semas está muito comprometida e empenhada em executar o melhor trabalho possível para minimizar os efeitos da pandemia junto às famílias atendidas", disse a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.
Informações sobre serviços da PMV, ligue 156 ou use o serviço on-line
Com edição de Matheus Thebaldi
FONTE: Site da PMV (28/07/2020)
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