sábado, 25 de julho de 2020

LITURGIA. 27/07/2020, 2ªf., XVII Semana Comum. São Celestino I. Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES

-POSTADO NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio. E AINDA: www.instagram.com/paulorobertomaciel6/ -LITURGIA DA PALAVRA. 27/07/2020. Segunda-feira. XVII SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor: Verde. Rito: Ofício do dia. Santo do dia: São Celestino I. 1ª Leitura: Leitura do Livro do Profeta Jeremias (Jr 13,1-11): "...quis eu que toda a casa de Israel e toda a casa de Judá se unissem a mim, diz o Senhor, para ser meu povo, honra do meu nome, louvor e glória. Mas não ouviram”." Salmo Responsorial: Sl (Dt) 32,18-19.20.21 (R: 18a): R: Esqueceram o Deus que os gerou." Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 13, 31-35): "...'O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo.'" - Fonte: www.novaalianca.com.br
--SANTO DO DIA 27 DE JULHO DE 2020: São Celestino I. (Fonte: www.a12.com):


O Papa Celestino I eleito em 10 de setembro de 422 nasceu no sul da Itália. É considerado um governante de atitude, mas seu mandato durou apenas uma década.
Era um período de reconstrução para Roma, que fora quase destruída pela invasão dos bárbaros. O Papa Celestinho I participou ativamente restaurando numerosas Basílicas, entre elas a de Santa Maria em Trastévere, a primeira dedicada à Nossa Senhora.
Respondia pessoalmente as cartas que recebia e seus conselhos formaram um primeiro esboço do que seria o futuro direito canônico. Também foi vigoroso o intercâmbio de correspondência que manteve com seu amigo e contemporâneo, Santo Agostinho.
Foi ele o primeiro a determinar que os Bispos não deveriam nunca negar a absolvição a alguém que estivesse morrendo. Combateu as heresias, ajudou a esclarecer dúvidas doutrinais e combateu os abusos que se instalavam nas sedes episcopais.
Sob sua direção foi realizado o Concílio de Éfeso. Nele confirmou-se o dogma de Maria como "Mãe de Deus". Com isso, o bispo Nestório, que pregava Maria somente como mãe do homem Jesus, foi considerado herege.
Celestino I morreu em 432, depois de uma frutífera vida em favor do Cristo.
- REFLEXÃO:Ser responsável por um trabalho é sempre algo exigente. Um bom cristão sabe usar do poder que lhe é conferido para trabalhar em função das pessoas. O serviço deve ser a palavra de ordem para quem tem Jesus Cristo como guia de sua vida. Aprendamos de São Celestino I, que sendo papa, soube tratar com igualdade o povo de Deus e trabalhar para o crescimento da Igreja. -- ORAÇÃO: Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Celestino I governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Cristo nosso Senhor. Amém! - Fonte: Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR - São Celestino I, rogai por nós!

Nenhum comentário: