terça-feira, 1 de janeiro de 2019

JAIR BOLSONARO TOMA POSSE NESTA TERÇA (1º-01-2019) COMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Eleito em outubro de 2018 com mais de 57 milhões de votos, Jair Bolsonaro toma posse como presidente da República neste dia 1º de janeiro de 2019. A cerimônia começa no início desta tarde, com atos no Congresso Nacional, às 15h (horário de Brasília), e no Palácio do Planalto e no Itamaraty.

(por Wellton Máximo - Agência Brasil)

Uma hora antes do início da cerimônia de posse, a Praça dos Três Poderes começa a encher. O público caminha pela descida do Eixo Monumental, ao lado da Câmara dos Deputados. Os primeiros apoiadores do presidente eleito Jair Bolsonaro chegaram por volta das 8h (horário de Brasília). Por volta das 12h, centenas estavam próximas às grades que oferecem a vista mais privilegiada da rampa do palácio.

Ao longo de toda a manhã, o público aplaudia cada comboio policial ou militar que passava em frente do Palácio do Planalto. Por volta das 13h30, um caminhão do Corpo de Bombeiros jogou água nas pessoas próximas às grades e foi ovacionado. Por meio de telões, os eleitores de Bolsonaro estão acompanhando ao vivo a transmissão da NBR, emissora da Empresa Brasil de Comunicação que coordena a geração de imagens da posse. A cada aparição do presidente eleito, os aplausos aumentam.

(por Felipe Pontes - Agência Brasil)

Convidados já começam a preencher o plenário da Câmara para a cerimônia de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro. Entre os presentes, está o ex-presidente da República Fernando Collor, hoje senador do PTC pelo estado de Alagoas. Ele teve reservado um lugar na primeira fila. Entre os presentes até o momento, encontram-se parlamentares recém-eleitos, militares de alta patente e religiosos. A solenidade de posse está marcada para começar às 15h.

(por Marcelo Brandão e Carolina Gonçalves - Agência Brasil)

Os primeiros convidados começam a chegar no Salão Nobre do Palácio do Planalto. São esperados 480 convidados no local: inicialmente estavam previstos 400 convidados, mas o número foi revisto em função da demanda.

Dentre os convidados estão parentes de Jair Bolsonaro, os novos ministros, prefeitos, governadores, parlamentares do Congresso Nacional e ex-presidentes da República.

A previsão é que Bolsonaro chegue ao Palácio do Planalto e suba a rampa às 16h30. No alto da rampa, o presidente Michel Temer estará esperando por ele. Após a execução do Hino Nacional, Temer passará a faixa para seu sucessor e se despedirá de Bolsonaro, deixando o Planalto em seguida.

Bolsonaro promete governar para "209 milhões de brasileiros, sem distinção e origem social, raça, sexo, cor, idade ou religião". A pauta de Bolsonaro inclui um programa de privatizações, a "desburocratização do Estado", eliminação e unificação de tributos, programa de renda mínima, educação à distância para o Ensino Fundamental, reformulação do Estatuto do Desarmamento, entre outras iniciativas.

Jair Bolsonaro tomará posse como 38° presidente do Brasil. Bolsonaro tem uma longa trajetória no Legislativo, onde exerceu sete mandatos seguidos, e foi eleito com mais 57 milhões de votos nas eleições de outubro de 2018.
A cerimônia de posse de Jair Bolsonaro tem previsão de início para 14h30, com um cortejo presidencial da Catedral Metropolitana de Brasília até o Congresso Nacional.

Publicado em 01/01/2019 - 13:41. Por Agência Brasil - Brasília. Fonte: AgênciaBrasil/EBC.
POSTADO POR REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, EM SUAS PÁGINAS NA WEB: reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (01-01-2019) 

Nenhum comentário: