sábado, 29 de novembro de 2014

Você pode ser o Papai Noel de uma criança

Manchete/título: Paulo R. Maciel
Fonte: Correios

Em 2014 a campanha Papai Noel dos Correios completa 25 anos. Entre as ações comemorativas a serem promovidas pelos Correios, destacamos a realização da Mostra Papai Noel dos Correios – 25 anos, no Prédio Histórico dos Correios, localizado na Av. São João s/n – Térreo - Vale do Anhangabaú - São Paulo/SP. A mostra ficará aberta para visitação de 13/11 a 04/01, das 11h às 17h - de segunda a domingo. 

Campanha Papai Noel dos Correios é lançada em São Paulo

A abertura oficial da campanha Papai Noel dos Correios 2014 aconteceu na quinta-feira (13/11), no Prédio Histórico dos Correios, em São Paulo (SP). A cerimônia de lançamento da ação, que está comemorando 25 anos, contou com a presença do presidente da empresa, Wagner Pinheiro de Oliveira; do vice-presidente de Logística e Encomendas, José Furian Filho; do diretor regional adjunto de São Paulo Metropolitana, Eugenio Valentim; do tenista da equipe Brasil da Copa Davis, Rogerio Silva; e do gerente-geral de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil, Mauricio Lambiasi, que juntos a um grupo de mais de 100 crianças assistiram à chegada do Papai e Mamãe Noel, além de acompanharem a inauguração da Casa do Papai Noel, o lançamento do selo e carimbo de Natal 2014 e a abertura da mostra “Papai Noel dos Correios – 25 anos”.
A campanha tem como principal objetivo responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Nos últimos três anos, em todo o País, foram recebidos  3,1 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios. Desse total, 1,9 milhão de cartas atendiam aos critérios da campanha e quase 74% foram adotadas (1,4 milhão).
“É sempre uma alegria lançarmos a campanha Papai Noel dos Correios, uma história de 25 anos que começou por iniciativa dos empregados. A empresa, juntamente com seus trabalhadores e trabalhadoras, tem agora esse compromisso de receber as cartinhas que as crianças escrevem para o Papai Noel e ajudar a encontrar padrinhos nas diversas regiões do Brasil para realizar esses sonhos” destacou Wagner Pinheiro.

As datas da campanha e os locais para adoção de cartinhas, bem como as informações completas sobre o Papai Noel dos Correios estão disponíveis no hotsite da campanha: blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios.

DEZEMBRO: O fim de ano chegou. E com ele, novas expectativas

Por Paulo R. Maciel


O último mês do ano chegou e com ele novas esperanças de dias melhores. Dezembro é o mês das festas de Santa Luzia (“Quem ainda se lembra do pratinho com capim, das balinhas e das marcas das ferraduras do Cavalinho de Santa Luzia?”), de Natal (nascimento de Jesus Cristo) e de fim/início de ano (confraternização universal). É o mês das árvores de Natal e presépios nas residências, das luzes pisca-pisca nas janelas ou varandas, das ruas, praças e lojas enfeitadas com adereços natalinos e a figura singular do bom velhinho Papai Noel, das promoções e boas vendas no comércio, do Amigo Oculto (“Amigo X , para alguns”), de receber o décimo-terceiro salário, de entrar de férias, de dar ou receber  presentes, de ver as crianças brincando mais alegres com o que receberam, de fazer boas ações principalmente para os mais necessitados, de visitar os asilos, orfanatos, hospitais, prisões, de rezar mais compenetradamente nas igrejas, de fechar mais um ciclo escolar e/ou empresarial/empreendedor, de traçar novos planos/metas, de se preparar para veranear (“afinal, a praia e o lazer fazem parte da vida do capixaba, do brasileiro e do cidadão em geral”), de rezar para agradecer e pedir novas graças, de esquecer mágoas, enfim, é um mês diferente, em que o coração pulsa mais forte, mais alegre, vislumbrando a paz interior e exterior. Para alguns é momento de tristeza também, mas é preciso, é necessário seguir em frente, com firmeza, pensamento positivo, fé. É mais uma etapa da vida que foi cumprida. Vale a pena fazer um exame de consciência nesta época. Será que fomos bem, mais ou menos ou fomos mal em mais esse período da nossa vida terrena? Será que cumprimos nossa missão em 2014? Será que, pelo menos, tentamos fazer bem o que nos foi colocado em pauta? Será que valeu a pena tudo aquilo que fizemos ou deixamos de fazer? O que precisa ser modificado ou transformado? Será que essa modificação/transformação vai acontecer? Tudo depende de nós mesmos. É só querer, sonhar ("e sonhar em conjunto é melhor do que sonhar sozinho"), tentar, perseverar, insistir, e acreditar. É hora de desarmar o espírito, o coração e as paixões, para um novo tempo que está à nossa porta. E seja, então, o que Deus quiser! E Deus só quer coisas boas, que nos levem ao bom caminho.     

APOSENTADOS: Previdência paga segunda parcela do 13º junto com salário de novembro

Os depósitos da segunda parcela do 13º salário para os segurados da Previdência Social começaram no dia 24/11, juntamente com o pagamento da folha de novembro que segue até o dia 5 de dezembro. Nem todos os segurados têm direito a receber o 13º. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais (LOAS) não recebem a gratificação. (SCS/RO)


BENEFÍCIOS: Segurados que residem no exterior devem realizar a prova de vida

Da Redação (Brasília) -  O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) editou norma sobre a comprovação de vida para beneficiários que residem no exterior emitida pelas representações consulares brasileiras ou pelo respectivo organismo de ligação do país acordante.
A prova de vida, exigida aos segurados que recebem no Brasil como condição para a manutenção dos benefícios, deve ser feita também por aqueles que recebem os pagamentos em outros países. Todos os beneficiários que não realizaram o procedimento no último ano devem fazê-lo e, a partir da primeira comprovação, devem passar a renová-la anualmente – principalmente os beneficiários que não realizaram o procedimento desde sua criação, em maio de 2012.
O atestado de vida deverá ser legalizado pelas representações consulares, exceto quando emitido por organismo de ligação vinculado a país acordante ou nos casos específicos dos segurados que recebem na Argentina ou na França.
Caso o segurado não queira se deslocar até a representação consular mais próxima ou ao organismo de ligação, basta preencher o formulário próprio (que pode ser acessado clicando aqui) e encaminhá-lo à representação consular, pelo correio, para legalização. Neste caso, antes do envio, é necessário o reconhecimento de firma por cartório local.
O segurado deve enviar o formulário para a representação consultar imediatamente após o reconhecimento da firma, pois a validade do documento será de 90 (noventa) dias a contar da data da legalização pela repartição consular, a qual deverá ocorrer no prazo de até 30 (trinta) dias após a data do reconhecimento de firma do cartório.
Concluída a emissão do atestado de vida e sua respectiva legalização, caberá ao beneficiário o envio do atestado legalizado para o INSS, seguindo as orientações constantes do verso do próprio formulário.

FONTE: Informações para a imprensa: Rafael Toscano - (61) 2021-5481 - Ascom/MPS

Detran/ES inaugura Central de Provas Digitais em Colatina

As provas de legislação do município passarão a ser no formato digital, e o candidato receberá o resultado assim que finalizar o exame.

O Governo do Espírito Santo, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), inaugurou, na sexta-feira (28/11/2014), a Central de Provas Digitais de Colatina. O sistema visa garantir maior segurança e transparência no processo de aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Com a inauguração, todas as provas teóricas dos municípios de Marilândia, Baixo Guandu, Pancas e Alto Rio Novo passam a acontecer na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Colatina, que está localizada na Avenida Silvio Avidos, nº 662, no bairro São Silvano.
Na Ciretran os candidatos/condutores já realizam a biometria dos dedos, que dá maior controle e segurança no procedimento para obtenção, renovação, adição e mudança da CNH.
“Além de atender às resoluções do Departamento Nacional de Trânsito e do Conselho Nacional de Trânsito e diminuir a quantidade de papel necessária para as tramitações, esses sistemas trazem mais segurança, modernização e facilidade no trabalho de fiscalização e de atendimento ao público”, afirma o diretor-geral do Detran|ES, Carlos Lopes.

Fonte: Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco - (27) 3137-1652/ 99943-7060 -  eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Karla Danielle Secatto - karla.secatto@detran.es.gov.br

NOTA DO BLOG

Tirar CNH fica mais caro 

Tirar a CNH vai custar mais caro para o bolso do contribuinte a partir desta segunda-feira (01/12/2014). O valor mais alto para conseguir a carteira deve ocorrer por causa da Resolução 493 do Contran, que aumenta a carga horária das aulas práticas - mais cinco aulas para cada categoria..No Espírito Santo, há quem esteja prevendo que para sair com a CNH nas mãos o motorista deverá desembolsar algo em torno de R$ 2.400, dependendo do Centro de Formação de Condutores (CFC). Estão envolvidos nesse valor o que é pago pelas aulas práticas na autoescola, mais taxas do Detran e mais exame clínico. E em janeiro, devem ser majoradas também as taxas do Detran.  (Texto:  Paulo R. Maciel)

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A arte, em forma de estátua, se apresenta aos que passam


Texto e foto: Paulo R. Maciel

Frequentemente o artista se compenetra, se compõe, se produz, se traveste, se imobiliza, se sensibiliza, para mostrar sua estátua ao povo que passa. Ele e sua arte na praça. E o povo passa ... Alguns admiram, fotografam, filmam. Outros passam no corre-corre do dia-a-dia da vida. Alguns premiam a apresentação com o grau de sua avaliação subjetiva. E o artista tá lá, incólume, exposto, impávido rosto, a observar no pensamento as várias cenas que passam à sua frente, ao seu redor. Este flagrante foi captado numa despretensiosa passagem pelo conhecido Calçadão da Rua Geraldo Pereira, no Centro de Colatina/ES.   

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Black Friday: saiba como evitar fraudes e outros problemas

Nesta sexta-feira (28), será realizada, em todo o Brasil, a Black Friday. A data especial de descontos ocorre no País desde 2010.
O evento acontece sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, feriado comemorado nos Estados Unidos, e marca a promoção em massa dos varejistas do país, que renovam seus estoques para as vendas de fim de ano.
Além dos Estados Unidos, a ação de vendas vem sendo adotada por comerciantes de países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Paraguai.
Nos últimos dois anos, foram registrados vários casos de fraude nesta data. Em 2013, segundo o Procon de São Paulo, apenas na sua área de atuação, foram registradas 302 reclamações durante e após a Black Friday.
De acordo com o órgão paulista de defesa do consumidor, os principais problemas relatados foram a maquiagem de preço de produtos, dificuldade de acesso à página de compra, mudança de preço dos produtos ao finalizar a compra, publicidade enganosa, não entrega ou demora na entrega de produtos.
Com o objetivo de combater essas práticas, alguns serviços foram disponibilizados na internet para auxiliar o consumidor. Por exemplo, a Câmara Brasileira de Comercio Eletrônico elaborou o Código de Ética para o Black Friday. Esse conjunto de regras é seguido por todas as empresas que participam do evento.
O código de ética não é o único mecanismo de ajuda ao consumidor, confira outros serviços:

Fonte:
Portal Brasil, com informações da Agência Brasil e do Procon-SP



Guardas Municipais começam a usar armas de choque nas ruas de Vila Velha/ES


A reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança (GGIM) da Prefeitura de Vila Velha de quarta-feira (26/11/2014) contou, em sua agenda de trabalho, com a entrega dos certificados de conclusão do curso de capacitação para utilização de armas de choque disparadoras de dardos eletrificados, as Sparks.
Cento e treze guardas municipais receberam a certificação e já podem utilizar o equipamento em serviço. Com a certificação, todo o efetivo da Guarda, composta por 189 agentes de segurança, está apto a utilizar a arma não letal.
O treinamento durou uma semana e foi ministrado por Guardas Municipais que multiplicaram o conhecimento da utilização do equipamento. Os instrutores fizeram o treinamento no Batalhão de Missão Especiais (BME).
As Sparks complementarão os itens de trabalho da guarda, que já está equipada com armas .380, coletes balísticos, algemas e cassetetes. “As armas de choque são mais uma ferramenta da Guarda Municipal no serviço de apoio à Policia Civil e Militar, com o objetivo de conferir mais segurança aos cidadãos”, afirma o prefeito Rodney Miranda.

Fonte: Prefeitura de Vila Velha

Mineiro vence Festival Nacional de Música de Colatina


É um mineiro o vencedor do 14° Festival Nacional de Música de Colatina (Festcol), que aconteceu sábado e domingo na Praça Sol Poente. Taquinho de Minas, de Belo Horizonte, encantou os jurados com a música “História de Negro”. O segundo lugar ficou com Vytória Rudan, do Rio de Janeiro, com “O Silêncio”. Interpretada pelos baianos, de Vitória da Conquista, Tereza Raquel e Igor Murilo, “Alma Poeta” levou o troféu do terceiro lugar.
“Manifesto H2O”, de outro mineiro, de Belo Horizonte, Walter Dias, ficou em quarto lugar. O paraibano Pepysho Neto, de Campina Grande, agradou com sua “Violinos do Ar” e ganhou o prêmio de “Melhor intérprete”. E como diz o ditado “A voz do povo é a voz de Deus”, quem conquistou o voto popular, o “Prêmio Povo”, foi a colatinense Polyana Barcelos, com “Beleza de Mulher”.
Após as apresentações e a premiação, teve o show de Jameika Mansur. Na entrega dos melhores, estavam presentes o prefeito Leonardo Deptulski e os secretários municipais Efrahim Maia e Dimas Deptulski. O público foi considerado ótimo pela Secretaria de Cultura, que organizou o evento realizado pela Prefeitura de Colatina. As 12 finalistas serão gravadas em CD e DVD. O Festcol foi criado para divulgar músicos e compositores brasileiros, promover o intercâmbio entre os músicos do país, revelar novos talentos, principalmente letristas, e difundir a música como um dos meios fundamentais da expressão cultural.

Fonte: Prefeitura de Colatina, 26/11/2014 

FILOSOFIA/SABEDORIA NO BLOG REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM

Texto e pesquisa: Paulo R. Maciel

Ouvi, na TV, essas palavras da atriz e escritora Maitê Proença, falando sobre a pessoa mais idosa: “O velho tem 15 anos, 38, 45, 86. O velho, por dentro, tem todas as idades.”
...
Ouvi, na TV (2), essas palavras da apresentadora e cantora Mara Maravilha, demonstrando o seu suposto amor pelo próximo: “Eu amo você, mas não tenho que amar tudo o que você faz.”
...
Ouvi, mais ou menos assim, na TV (3), um conselho para a vida: “Se humilhar é quebrar o nosso ego, o nosso eu; não é ser humilhado, é se humilhar, ser humilde; é não ter orgulho; é nunca agir de cima para baixo, mas de baixo para cima.”
...
Também ouvi na TV (4): “O maior privilégio que o cristão tem é ser (‘ou tentar ser’) aqui na terra como seu Senhor: Humilde e manso, em oração.”
...
“Jesus: Rosto divino do homem, rosto humano de Deus.”
...
Um filósofo grego já disse: “Você é o que você faz.”
...
PARA PENSAR “Ê Brasilzão!!! Infelizmente, é muita corrupção!”
...
“Não se deve semear em terra alheia. Mais cedo ou mais tarde o dono aparece e você vai perder o que plantou.”
...
“Nós precisamos escutar Deus. Para isso devemos rezar, a fim de escutar de forma correta o que Ele nos diz.”
...
“Não há pecado que o sangue derramado de Cristo não possa perdoar.”
...
“Mais importante do que ser feliz é os outros acharem que a gente é feliz!” (Filosofia do personagem Severo para Magnólia, casal de pilantras vivido na novela “Império” (TV Globo), mas que, na verdade, vigora na vida de muita gente, ou seja, “o que importa é a aparência”)
...

PARA PENSAR Carga de informações na atualidade: “Uma criança de 7 anos hoje tem mais informações que um imperador romano teve a vida toda.” (Augusto Cury, escritor, em A Tribuna/ES, 16/11/2014)
...
Segredo da alimentação saudável: Menos quantidade, mais qualidade, harmonia (comida colorida), menos gordura (óleo), menos sal, menos açúcar.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Catedral de Colatina/ES celebra Santa Missa em idioma inglês


Texto: Paulo R. Maciel 


Nesta quinta-feira (27/11/2014), quem fala ou conhece um pouco da língua inglesa terá a oportunidade de testar um pouco a sua conversação em ritual de fé. É que neste dia será celebrada, às 19h, na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, uma missa em inglês. O anúncio foi feito pelo padre Malvino, durante a celebração eucarística do último sábado. Ele anunciou também para o meio-dia da mesma quinta-feira uma Missa de Ação de Graças, ou seja, “um dia de louvar e agradecer ao Senhor Deus por todas as graças que nós recebemos.” Mais informações pelo telefone (0xx27) 2102-5000, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, ou no Edifício João Paulo II.

domingo, 23 de novembro de 2014

HUMOR NO BLOG REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM

Texto e pesquisa: Paulo R. Maciel

SONHO DE CONSUMO Dois colegas conversam: – Cara, você já viu o que é o Salão do Automóvel???!!! – Já... E de longe. É um local em que você só vai encontrar carro que não pode comprar e mulher que nunca vai pegar. Pelo menos para nós, simples mortais.
...
ENEM - Você foi bem no Enem? – Sabe que Enem sei!!!
...
NEM-NEM Geração de jovem nem-nem é aquele que nem estuda, nem trabalha.
...
NEM-NEM-NEM Geração de jovem nem-nem-nem é aquele que nem estuda, nem trabalha, nem sabe o que é Enem.
...
NEM-NEM-NEM-NENÉM – A geração de jovem nem-nem-nem-neném é aquele que nem estuda, nem trabalha, nem sabe o que é Enem, mas sabe fazer neném.
...
EXAME ORAL ESCOLAR Professor: – Para que serve o esqueleto? Aluno: – Para tentar destruir o He Man. Só que ele nunca consegue!
 ...
EXAME ESCOLAR 2 – O que significa concessão? – Meu avô diz que foi o maior sucesso de um tal de Cauby Peixoto.
...
EXAME ESCOLAR 3 – Quem descobriu a América? – Eu tenho certeza que não fui eu. Aliás eu nem sabia que ela tava coberta para alguém descobrir.
...
EXAME ESCOLAR 4 - Quem traiu o imperador César? – Ah!, professor, o senhor acha que eu vou dizer? Não sou X-9, não sou dedo-duro, não sou alcaguete não!!!
...

EXAME ESCOLAR 5 – A pergunta é para você, Cauã. Frequentando um restaurante pela primeira vez, o que você pediria ao garçom de entrada? – Poderia ser um ingresso para o Fla-Flu ou uma entrada para o baile funk?

Camada asfáltica é assentada na Ponte Florentino Avidos, em Colatina/ES


Texto e fotos: Paulo R. Maciel

A nova pista da Ponte Florentino Avidos, em Colatina, que havia sido liberada totalmente ao tráfego de veículos no sábado (15/11/2014) - após período de obras -, recebeu camada asfáltica no sábado (22/11/2014). Para isso o tráfego foi interditado durante um período do dia. Na manhã deste domingo (23/11/2014) o blog REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM fez o registro fotográfico de alguns flagrantes do trânsito no local, já com o asfalto assentado. Ainda faltam serviços de sinalização, iluminação e outros, inclusive nas passarelas de pedestres e ciclistas. Mas as obras de recuperação e reforço na ponte já deram uma cara nova à Princesa do Norte do Espírito Santo. Vale lembrar que a Ponte Florentino Avidos sempre foi - e certamente continuará sendo - um dos cartões postais de Colatina. As pessoas que a atravessam tem uma visão privilegiada do rio Doce e de várias partes da cidade. 


sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Obras da Ponte Florentino Avidos, em Colatina/ES, entram em fase final e interdições são anunciadas


Para que os trabalhos finais da obra de reforma da ponte Florentino Avidos sejam realizados, a Cejen Engenharia e o Departamento de Estradas de Rodagem do Espirito Santo, divulgaram um novo cronograma de interdições.
Nos dias 21, 24, 25, 26, 27,  28 e 29 de novembro e 01 e 02 de dezembro a ponte ficará totalmente fechada, no período de 23h10 às 05 horas para realização dos serviços de junta de dilatação. Já nos dias 03, 04 e 05 de dezembro a ponte fecha no mesmo horário para execução dos serviços de sinalização horizontal.
Neste sábado (22/11/2014) a ponte fecha totalmente às 12 horas para que sejam realizados os serviços de asfaltamento. A previsão é de que o trânsito seja liberado a partir das 20 horas.
(Fonte: Prefeitura)

Grupo Laboratórios Bagó inaugura fábrica de medicamentos em Colatina/ES


No último dia 19, o grupo argentino Laboratórios Bagó do Brasil inaugurou uma nova fábrica de medicamentos no Polo Industrial Mario Cassani, em Colatina, no noroeste do Espírito Santo. A solenidade de abertura contou com a presença diretor-presidente do Laboratórios Bagó do Brasil Fernando Loaiza e acionistas argentinos.
No Brasil desde 1999, a nova unidade de Colatina vai investir na fabricação de drogas biossimilares, usadas no tratamento de diversas doenças, entre elas o câncer.
A construção recebeu investimento de R$ 100 milhões e ocupa uma área de 43.500 metros quadrados para comportar a produção de uma variada linha de remédios. De acordo com a diretora técnica da Laboratórios Bagó, Soraia Marques, a empresa vai produzir produtos como antibióticos, antidepressivos, fitoterápicos em drágeas e comprimidos, além de produtos de nutrição e cosméticos.
De acordo com Soraia, na fase de implantação da indústria farmacêutica serão gerados 30 empregos e em plena atividade mais de 100 postos de trabalho direto. “A empresa também vai fabricar embalagens e medicamentos biológicos, além de alimentos como leite em pó para lactentes”, afirmou Soraia.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano de Colatina Fernando Valverde, a vinda do Laboratórios Bagó contribui para expandir o perfil econômico da cidade atualmente o maior centro de moda do Estado. “A fábrica vai dar projeção internacional a Colatina pois os produtos serão exportados, além de desenvolver medicamentos com novas tecnologias”, afirma Valverde.
O secretário destacou ainda que seis indústrias de grandes empresas estão sendo instaladas no Polo Industrial Mário Cassani, que possui uma área de 400 mil m² próximo a BR-259 e conta com um Terminal Ferroviário de Cargas. (FONTE: PREFEITURA DE COLATINA)

Viagem a Campos do Jordão e Aparecida/SP, um bom roteiro turístico e religioso

                                                   (Em frente ao Santuário de Aparecida/SP) 
                                                    

Texto: Paulo R. Maciel. Fotos: Divulgação


Em 2011 e 2014 estive em Campos do Jordão, cidade turística paulista que apresenta características arquitetônicas europeias e clima de montanha. É uma localidade bem diferente das que a gente está acostumado a visitar em viagens pelo Brasil. Apresenta uma boa estrutura urbana, bons restaurantes, com muitas mansões de celebridades e milionários, e fica numa serra em que faz bastante frio, principalmente na estação do inverno, mas nada impede que em outras épocas também haja temperaturas bem baixas. Na primeira viagem fui também a São Paulo-Capital,  Aparecida/SP, Guaratinguetá/SP e Rio de Janeiro/RJ. Na segunda, além de Campos do Jordão, o roteiro só incluiu Aparecida e Guaratinguetá, principalmente para visitas e orações no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Santuário de São Galvão (Frei Antônio Galvão) e Igreja e Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. 
                                      (Passeio no teleférico de Campos do Jordão/SP)


quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Rio Doce ganhará Centro de Desenvolvimento de Águas e Florestas

A Bacia Hidrográfica do Rio Doce localizada no Espírito Santo necessita de estratégias de conservação e restauração florestais aliadas à proteção dos mananciais, principalmente nas sub-bacias dos rios Guandu, São José e Santa Maria. Para aumentar o número de ações e ampliar o potencial dos projetos desenvolvidos na região, foi firmada uma parceria entre o Instituto Biotlântica (Ibio) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).
O protocolo de compromisso entre as instituições foi assinado no dia 13 de novembro, com a presença da secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Diane Rangel, e do diretor-presidente do Ibio, Eduardo Figueiredo, e representantes dos comitês de bacia dos rios Doce, Guandu, São José e Santa Maria.
Desde 2011, o Ibio atua como Agência de Águas da Bacia do Rio Doce e como braço executivo dos comitês de bacias hidrográficas do Rio Doce. A cobrança pelo uso da água já funciona na calha federal, porém ainda não foi instituída nas bacias afluentes capixabas, o que compromete a aplicação de recursos do Estado e a estruturação de programas regionais.
A criação do Centro de Desenvolvimento das Águas e Florestas do Rio Doce tem, entre seus objetivos, facilitar a aplicação dos recursos oriundos da cobrança pelo uso da água na porção do Espírito Santo.
Esta ação se dará através da integração de políticas públicas de recursos hídricos e florestais por meio do fortalecimento das metas do Programa de Recomposição de Nascentes e Áreas de Preservação Permanentes (P52) do Plano de Ação de Recursos Hídricos da Bacia do Doce (PARHs) e do Programa Reflorestar, coordenado pela Seama.
“É desafio é integrar políticas públicas em qualquer das diversas territorialidades do Brasil. Por isso, é importante valorizar as parcerias institucionais que nos permitem aliar políticas de infraestrutura, uso do solo, recursos hídricos e florestais”, comentou a secretária Diane Rangel.
Os recursos da P52 serão aplicados no mapeamento das melhores áreas para recuperação do ponto de vista de incremento de água, na aplicação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em áreas escolhidas, e na elaboração dos Projetos de Recuperação Ambiental (PRA), totalizando 500 ha de áreas a serem recuperados.
“Sempre buscamos integrar as agendas das duas instituições. Unir recursos técnicos, financeiros e humanos. Estava faltando segurança para os comitês de bacia e os recursos não são do Ibio, que representa a Agência de Águas, porém agora podemos contar com apoio do Estado”, comentou Eduardo Figueiredo.

O Programa Reflorestar entrará com os recursos necessários para a aquisição dos insumos previstos nos projetos de recuperação ambiental. Entre eles, mudas, hidrogel, grampos, mourões, estacas e arames.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27 3636- 2591 / 27 3636-2592
Imprensa: 
Texto: Karol Mayra
Amanda Amaral (27) 9-9977-1012
meioambiente.es@gmail.com
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Twitter: @meioambientees
Instagram: @meioambientees


Sessão Solene na Ales para homenagear empreendedores capixabas

Fotos: Divulgação
marcosguerra_findes_divulgacao.jpg joseeugeniovieira_sebrae_divulgacao.jpg
Marcos Guerra, da Findes, e José Eugênio Vieira, do Sebrae, receberão a Comenda Loren Reno

Nesta terça-feira (18), a Assembleia Legislativa (Ales) colocou em pauta a realização de sessão solene para homenagear o empreendedor capixaba. A solenidade foi marcada para as 19 horas, no plenário Dirceu Cardoso da Casa, e foi proposta pela deputada Luzia Toledo (PMDB). As duas pessoas agraciadas com a Comenda Loren Reno são: o diretor-presidente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), José Eugênio Vieira, e o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Marcos Guerra. A solenidade foi agendada para ser transmitida ao vivo pela TV Ales – canal 19.2 aberto e digital e canal 12 da NET, além da WebTV.

A honraria é concedida pela Ales a personalidades de destaque nas áreas educacional, parlamentar, industrial, empresarial e artística. Leva o nome de Loren Reno, missionário norte-americano da Igreja Batista. Em 1907, ele fundou o tradicional Colégio Americano Batista, e foi também membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.

Com a colaboração de Renata Moreira/Web Ales
(Reprodução autorizada mediante citação da Web Ales)

(Adaptação de texto feita por Paulo R. Maciel para o blog REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM))

Reserva da Biosfera da Região do Caparaó: Unesco vai ajudar na implantação

Fotos: Nivaldo Jr.

ReuniaoPresidenciaCaparao_18112014_baixa_NivaldoJr.jpgA estruturação da Reserva da Biosfera da Região do Caparaó foi tema de encontro realizado na Presidência da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (18/11/2014). O presidente da Ales, deputado Theodorico Ferraço (DEM), recebeu a prefeita de Dores do Rio Preto, Cláudia Bastos, e o servidor da Casa, Luiz Moulin, que está articulando a implantação da unidade. 

A lei que cria a Reserva da Biosfera da Região do Caparaó (Lei 10.251/2014) é de iniciativa da Mesa Diretora e estabelece que a criação da reserva tem como finalidade principal propiciar, em  face do crescimento urbano, a conservação ambiental do Caparaó por meio de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais da região. A Casa também criou uma frente parlamentar de apoio à implantação da unidade. 

Segundo Moulin, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) mostrou-se interessada em participar da criação da unidade por meio de ajuda técnica e profissional e por meio de projetos de captação de recursos internacionais. O servidor da Casa se reuniu com membros da organização e do Ministério do Meio Ambiente, quando esteve em Brasília para buscar parceiros para o projeto. 

De acordo com o articulador, “o Caparaó está para a nossa região como o rio Nilo está para o Egito”, devido a seus recursos hídricos. “Sua importância alcança o Espírito Santo, Minas Gerais e o norte fluminense. Trata-se de um patrimônio da humanidade, principalmente com a falta de água que atinge o país e o mundo”.

O objetivo da iniciativa é garantir a preservação da biodiversidade, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, o monitoramento ambiental, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações dos 11 municípios integrantes do Caparaó: Jerônimo Monteiro, Alegre, Guaçuí, São José do Calçado, Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e Ibatiba.

Titina Cardoso/Web Ales
(Reprodução autorizada mediante citação da Web Ales)

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Motorista enfrenta engarrafamento, no primeiro dia de reabertura de ponte em Colatina/ES

Texto e fotos: Paulo R. Maciel

Após um longo período interrompido para o tráfego normal de veículos, devido a obras de recuperação e reforço de suas estruturas, a Ponte Florentino Avidos, em Colatina, foi reaberta no último sábado (15/11/2014). Mas, como era um dia de feriado, não houve engarrafamentos. Nesta segunda-feira, no entanto, a situação foi diferente por ser o primeiro dia útil, após a sua reabertura. Pelo que o blog REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM pôde constatar no período matutino (veja fotos), grandes filas de carros se formavam para poder atravessar a nova pista no sentido bairro São Silvano-Centro da cidade.A obra ainda carece de conclusão, como sinalização, asfaltamento e iluminação. A camada de asfalto, ao que tudo indica, será aplicada no dia 22 de novembro (sábado), com interdição total da ponte a partir das 14h..

Oficina de Oração e Vida conclui mais uma fase em Colatina/ES

Texto: Paulo R. Maciel

Mais um curso da Oficina de Oração e Vida ("Uma Nova Evangelização") foi concluído em Colatina, após quinze sessões semanais realizadas neste segundo semestre do ano. As sessões - de duas horas de duração, cada - ocorreram das 19h às 21h, nas dependências do Edifício João Paulo II, às quartas-feiras. Os oficinistas aprenderam um pouco mais sobre o que é a vida espelhada no exemplo de Jesus Cristo. "O que faria Jesus em meu lugar?", era um dos questionamentos feitos a cada participantes durante as aulas. O hábito de ler, interpretar e orar  tendo em mãos a Bíblia Sagrada foi levado com mais fervor aos oficinistas. A sessão especial de encerramento foi realizada na manhã de domingo (16/11/2014), no Colégio Marista, a partir das 7h.  Esse curso foi idealizado pelo frei Ignacio Larrañaga - falecido recentemente - e aprovado pelo Vaticano. Quem quiser participar de novas fases da oficina deve entrar em contato com a secretaria da Mitra Diocesana. Cada participante recebeu um cartão como lembrança, com o seguinte poema do frei Ignacio: "Recordação. Caminharei à luz da tua figura/para pensar, sentir e sonhar,/falar, atuar e amar/ como Tu, meu Senhor;/para ser sensível e generoso,/despreocupado de mim/e preocupado com os outros/paciente, manso e humilde,/sincero e veraz,/compreensivo e misericordioso./Os que me vêem, te vejam./E que eu chegue um dia a ser/uma viva transparência/de teu ser e de teu amor. Amém./

Problema em rede de esgoto interdita temporariamente rua Alexandre Calmon, em Colatina/ES


Texto e fotos: Paulo R. Maciel

A rua Alexandre Calmon está interditada ao tráfego desde o último fim de semana nas proximidades da cabeça da Ponte Florentino Avidos, no Centro da cidade de Colatina, Com isso, os ônibus que fazem linhas que passam pela via estão chegando,  procedentes da zona norte da cidade, e seguindo direto pela Praça Municipal e avenida Getúlio Vargas, em direção aos seus itinerários. Operários e máquinas estão na rua interditada a fim de executar os serviços necessários para sua reabertura. O problema ocorreu na rede de esgoto da via pública. (17/11/2014)


sábado, 15 de novembro de 2014

Comunidades de Colatina na Festa de Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu/ES

Nesta sexta-feira (14/11/2014), as comunidades da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (da Catedral de Colatina) estiveram participando da novena do Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em Ibirau/ES.Os ônibus saíram dos bairros às 17h, retornando a Colatina por volta das 23h. O padre Malvino Xavier (vigário da Catedral) foi o celebrante da missa, que contou ainda com a participação do bispo emérito Dom Décio Sossai Zandonade e do padre Roberto.
Texto e autofoto: Paulo R. Maciel

Ponte Florentino Avidos, em Colatina/ES, liberada ao tráfego



Texto, fotos e vídeo: Paulo R. Maciel

Apesar de ainda não concluída totalmente - falta a  colocação da camada asfáltica, sinalização e iluminação -, a Ponte Florentino Avidos, em Colatina/ES, foi liberada ao tráfego nos dois sentidos na  noite desta sexta-feira (14/11/2014). Na manhã chuvosa deste sábado (15) - feriado nacional da Proclamação da República -, o que se viu foi um trânsito tranquilo, sem congestionamentos. A expectativa, no entanto, fica por conta dos horários de "rush" nos dias úteis, quando o número de veículos atravessando a ponte aumenta consideravelmente. A reforma e reforço da ponte a contemplou com passarelas mais amplas para pedestres e ciclistas, mas as pistas de veículos permanecem praticamente as mesmas, com pequeno acréscimo de espaço. Para o futuro a expectativa é de que seja construída uma outra ponte (terceira) no perímetro urbano de Colatina, para minimizar os transtornos com engarrafamentos.

(FOTO DE QUINTA-FEIRA (13/11) DA CABEÇA DA PONTE, DO LADO DO BAIRRO SÃO SILVANO, ANTES DA LIBERAÇÃO DAS DUAS PISTAS)

                       (VISTA PANORÂMICA DA CIDADE DE COLATINA - 15/11/2014) 




sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Governo faz campanha para atualização cadastral do Programa Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) iniciou na quinta-feira (13/11/2014) campanha de rádio para reforçar a importância da atualização cadastral do Bolsa Família.
Apenas os beneficiários que receberam avisos no extrato de pagamento do programa devem fazer a revisão.
Serão veiculadas três radionovelas em emissoras de rádio de dez capitais – Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luis (MA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).
As histórias narram casos de beneficiários e reforçam que o prazo da atualização cadastral vai até o dia 12 de dezembro.
As radionovelas também vão reforçar que, a cada dois anos, os beneficiários do Bolsa Família devem atualizar suas informações para continuar recebendo os benefícios.
Para fazer a atualização, os responsáveis familiares devem procurar a gestão do programa em sua cidade.
Até outubro, 674,1 mil famílias beneficiárias do Bolsa Família já haviam atualizado suas informações junto às prefeituras de todo o País.
Esse total representa 53,7% do público de 1,2 milhão que deve passar pelo processo de revisão dos dados em 2014.
Cerca de 580 mil famílias ainda devem atualizar seus cadastros em todo o País.
Controle
A atualização cadastral é um dos mecanismos de controle do Bolsa Família.
Qualquer alteração – como mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar ou composição familiar – deve ser comunicada à gestão municipal.
Bolsa família
Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País.
O Programa integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 77 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

Prazo prescricional para cobrança de valores referentes ao FGTS é de cinco anos, diz STF

FONTE: STF
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) atualizou sua jurisprudência para modificar de 30 anos para cinco anos o prazo de prescrição aplicável à cobrança de valores não depositados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A decisão majoritária foi tomada na sessão desta quinta-feira (13) no julgamento do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 709212, com repercussão geral reconhecida. Ao analisar o caso, o Supremo declarou a inconstitucionalidade das normas que previam a prescrição trintenária. No caso dos autos, o recurso foi interposto pelo Banco do Brasil contra acórdão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que reconheceu ser de 30 anos o prazo prescricional relativo à cobrança de valores não depositados do FGTS, em conformidade com a Súmula 362 daquela corte.
Relator
O ministro Gilmar Mendes, relator do RE, explicou que o artigo 7º, inciso III, da Constituição Federal prevê expressamente o FGTS como um direito dos trabalhadores urbanos e rurais e destacou que o prazo de cinco anos aplicável aos créditos resultantes das relações de trabalho está previsto no inciso XXIX do mesmo dispositivo. Assim, de acordo com o relator, se a Constituição regula a matéria, não poderia a lei ordinária tratar o tema de outra forma “Desse modo, não mais subsistem, a meu ver, as razões anteriormente invocadas para a adoção do prazo trintenário”, sustentou. 
De acordo com o ministro, o prazo prescricional do artigo 23 da Lei 8.036/1990 e do artigo 55 do Decreto 99.684/1990 não é razoável. “A previsão de prazo tão dilatado para reclamar o não recolhimento do FGTS, além de se revelar em descompasso com a literalidade do texto constitucional, atenta contra a necessidade de certeza e estabilidade nas relações jurídicas”, ressaltou. Desse modo, o ministro votou no sentido de que o STF deve revisar sua jurisprudência “para consignar, à luz da diretriz constitucional encartada no inciso XXIX, do artigo 7º, da Constituição, que o prazo prescricional aplicável à cobrança de valores não depositados no FGTS é quinquenal, devendo ser observado o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho”.
 O relator propôs a modulação dos efeitos da decisão. Para aqueles casos cujo termo inicial da prescrição – ou seja, a ausência de depósito no FGTS – ocorra após a data do julgamento, aplica-se, desde logo, o prazo de cinco anos. Por outro lado, para os casos em que o prazo prescricional já esteja em curso, aplica-se o que ocorrer primeiro: 30 anos, contados do termo inicial, ou cinco anos, a partir deste julgamento. Os ministros Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski seguiram o voto do relator, negando provimento ao recurso. O ministro Marco Aurélio reconheceu o prazo prescricional de cinco anos, mas votou no sentido de dar provimento ao recurso, no caso concreto, sem aderir à proposta de modulação.
Ficaram vencidos os ministros Teori Zavascki e Rosa Weber, que votaram pela validade da prescrição trintenária.
SP,AD/FB