quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Hemocentro de Colatina, com estoque de sangue baixo, precisa de doação urgente. Número de doadores caiu pela metade



Adaptada e inserida por Paulo Roberto Maciel para o blog reporterpaulomaciel.blogspot.com
Fonte: Fernanda Porcaro - Assessoria de Imprensa da Sesa- (0xx27) 3137-2378/2307

O Hemocentro Regional de Colatina, instituição administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), precisa de doação de sangue com urgência. Por causa da chuva, que caiu no estado de forma ininterrupta no início do mês, o número de doadores caiu pela metade. Por conta disso, o estoque está praticamente vazio.
Em média, a unidade recebe 25 doadores diários. Desde o início do mês, os voluntários não passam de 12 diariamente. Há necessidade de doação de todos os tipos sanguíneos. O Hemocentro de Colatina abastece toda a rede hospitalar estadual da Região Noroeste.
Os voluntários devem procurar a unidade, que fica localizada na Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro, Colatina, das 07 às 12 horas, de segunda a sexta-feira. Além de boa vontade, para doar sangue, é preciso ter entre 18 e 60 anos, pesar 50 quilos ou mais, ter boa saúde e não estar em jejum.
Caso o doador tenha almoçado, a doação deve ser feita após três horas. Além disso, os voluntários também devem portar um documento de identidade com foto. O intervalo para doação é de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.
Em cada doação, é abastecida uma pequena bolsa com capacidade de 450ml, o que representa menos de 10% do total de sangue de uma pessoa. Cada bolsa pode salvar até três vidas porque as hemácias, plaquetas e o plasma, componentes do sangue, podem ser aproveitados de acordo com a necessidade do paciente.




Nenhum comentário: