 |
| La Espriella.Reprod.doInsta 'delaespriella'.POR rep.Paulo Maciel.21-6-26 |
NOTA POLÍTICA SUL-AMERICANA. Direita ganha eleição presidencial na Colômbia. O candidato Abelardo de la Espriella, do espectro político da direita, venceu o segundo turno nas eleições para presidente da República da Colômbia. O pleito na fase decisiva foi disputado em 21/06/2026 (domingo). De acordo com informações iniciais, com 99,74% das urnas apuradas pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Espriella (do grupo político Defensores de la Patria) saiu vitorioso diante de Iván Cepeda (do Pacto Histórico), candidato apoiado pelo atual presidente de esquerda, Gustavo Petro. O candidato conservador quer se aliar novamente ao Governo do Estados Unidos, atualmente comandado pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano). - (Redig. por rep. Paulo Maciel após pesq. na web - 21/6/26)- NOTA INTERNACIONAL. Primeiro-ministro da Inglaterra anuncia renúncia. O político Keir Starmer informou que vai renunciar ao cargo de primeiro-ministro da Inglaterra. O anúncio foi tornado público em 22/6/26 (2ª-f.). Um novo líder deverá assumir o cargo. Starmer foi eleito prometendo acabar com os problemas politicos do Reino Unido, o que não fez e sentiu que forças aliadas queriam a sua saída. O líder esquerdista sofre grande impopularidade pela sua má administração no grande país europeu. Outro político da mesma legenda de centro-esquerda, Andy Burnham, pode se tornar primeiro-ministro. - (Redig. por rep. Paulo Maciel após pesq. na web - 22/6/26)
- NOTA INVESTIGATIVA. Líder petista no Senado é alvo de busca e apreensão pela PF. O senador Jaques Wagner (PT-BA) foi alvo, em 18/6/26 (5ª-f.), de mandado de busca e apreensão, cumprido pela Polícia Federal (PF) na 9ª fase da "Operação Compliance Zero" a fim de investigar fraudes relacionadas ao Banco Master. Wagner é líder no Senado da gestão petista em sua nova era no Planalto. A PF encontrou US$ 49 mil (equivalente a R$ 250 mil) no endereço fixo de Wagner em Brasília/DF. A apuração policial revelou que o político baiano petista teria recebido um apartamento no valor de R$ 2,45 milhões do banqueiro Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do Master. O parlamentar esquerdista admitiu ter pedido a Lima que comprasse um apartamento do residencial Poème Horto, a fim de adquiri-lo num segundo momento. A investigação revela ainda que “a possível relação ilícita” entre Wagner e Lima “seria antiga, próxima e marcada por elevado grau de confiança pessoal”, o que “teria criado ambiente propício à realização de tratativas reservadas em prol da defesa de interesses privados do Banco Master”. Wagner admitiu conhecer Lima há algum tempo, mas negou ter qualquer vínculo com o Master ou com Daniel Vorcaro, com quem garante apenas ter se encontrado duas vezes. A PF aponta que o senador teria recebido outras vantagens econômicas do banqueiro, incluindo o repasse de mais de R$ 5,5 milhões à BN Financeira, empresa administrada por parentes do político e que, para os investigadores, ocupa papel central no “eixo dos pagamentos supostamente destinados ao núcleo familiar de Jaques Wagner”. Ainda entre as vantagens supostamente recebidas, cita-se o uso gratuito de aeronaves custeadas por Lima e pelo Banco Master e o recebimento de ingressos para shows no exterior. A 9ª fase da "... Compliance ..." foi autorizada pelo ministro André Mendonça, do STF. - (Pesquisado por rep. Paulo Maciel em "sites" na web (como Agência Brasil e outros) - 18/6/26)
- NOTA PARLAMENTAR -
 |
| Dep. Marcos Sborowsk Pollon (PL-MS). Foto de divulg.Câmara Federal |
Deputado do PL repudia vice-presidente ao associar cidadão legalmente armado com o abastecimento ao crime organizado. Brasília – O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) protocolou requerimentos repudiando e cobrando esclarecimentos de declarações do vice-presidente da República, G. Alckmin, relacionadas ao acesso legal às armas de fogo por cidadãos brasileiros e sua suposta vinculação ao abastecimento do crime organizado. Durante o lançamento de um programa federal (“Brasil Contra o Crime Organizado”), o vice da gestão petista, em sua nova era no Planalto, associou políticas de ampliação do acesso legal às armas de fogo implementadas no governo anterior ao fortalecimento do crime organizado. Pollon disse que “No Governo Bolsonaro os índices de homicídio caíram em números superiores a 30% e agora querem tirar" do cidadão brasileiro "a única chance de defender a sua vida, a sua família e o seu patrimônio”. Foi protocolado voto de repúdio ao vice em razão da associação genérica entre cidadãos legalmente armados e o abastecimento do crime... Um segundo requerimento o convida para prestar esclarecimentos na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, acerca das declarações públicas. ... Para o parlamentar sul-mato-grossense a fala do vice da gestão petista 2023-2026 extrapola o campo do debate político ordinário e atinge diretamente milhões de cidadãos brasileiros que exercem, dentro dos limites da lei, o direito à posse e ao uso legal de armas de fogo. Trata-se de manifestação institucional grave, realizada em evento oficial do Governo Federal, sem a apresentação de dados técnicos, estudos auditáveis ou estatísticas verificáveis que sustentem a narrativa exposta. Pollon revelou que ao associar genericamente armas legalmente adquiridas por cidadãos de bem ao fortalecimento do crime organizado, a fala acaba por lançar suspeição coletiva sobre colecionadores, atiradores desportivos, caçadores e demais cidadãos regularmente autorizados pelo Estado brasileiro, todos submetidos a rigorosos critérios legais de controle, fiscalização, rastreabilidade, capacidade técnica, aptidão psicológica e análise de antecedentes. É necessário esclarecer quais estudos, bancos de dados, relatórios periciais, auditorias ou levantamentos oficiais sustentam a alegação de que armas regularmente adquiridas por CACs, colecionadores, atiradores desportivos, caçadores ou cidadãos comuns durante o período de flexibilização normativa tenham efetivamente migrado, em escala relevante, para organizações criminosas. A narrativa de responsabilização genérica dos cidadãos legalmente armados ignora problemas historicamente reconhecidos relacionados ao tráfico internacional de armas, às fronteiras vulneráveis, ao comércio ilícito transnacional e até mesmo a desvios oriundos de arsenais públicos e decorrentes de furtos, roubos ou corrupção institucional. A simplificação do debate compromete a construção de soluções reais e efetivas para o combate ao crime organizado. A liberdade, a legítima defesa, a proteção da vida e da propriedade privada constituem valores constitucionalmente relevantes e não podem ser tratados sob lógica meramente ideológica ou reducionista. O cidadão que cumpre rigorosamente as exigências legais não pode ser tratado como suspeito presumido em razão de escolhas políticas ou narrativas desprovidas de comprovação técnica. - PUBLICADA em 19/05/2026. - Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado. - (Pesquisado por rep. Paulo Maciel no "site" 'partidoliberal.org.br' - 19/6/26)
- NOTA DE REPÚDIO. Adepol critica fala de presidente petista que desagradou policiais. A Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (ADEPOL) e a Frente Parlamentar de Segurança Pública tornaram públicas notas de insatisfação contra o presidente da República, Luiz Inácio L. da Silva. Foi uma contestação às falas feitas pelo líder petista numa reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Conselhão), em junho de 2026, discursando e eplicitando que seria mais seguro devolver o telefone celular roubado (por meio de um programa público) nas agências dos Correios e não nas delegacias de polícia, pois haveria medo do "tipo de delegado ou policial" desse órgão. A Adepol disse que o que foi dito pelo petista-mor foi inadequado e injusto... As ações de custódia e apreensão nas delegacias são feitas dentro da lei, com fiscalização do Judiciário e do Ministério Público, afirmou a entidade. Entidades regionais da polícia também criticaram a fala de da Silva. - (Redig. por rep. Paulo Maciel após pesq. na web - como a Visão Geral da IA - 17/6/26)
- NOTA LEGISLATIVA. Aprovado na CDH do Senado projeto de Flávio Bolsonaro que garante cobertura integral para diagnóstico do autismo no SUS. - BRASÍLIA. De autoria do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Projeto de Lei 3.980/2025 foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado e determina que o Sistema Único de Saúde (SUS) assegure acesso universal, integral e prioritário aos exames especializados necessários para o diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta segue agora para análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal aprovou, no dia 17/6/26 (4ª-f.), o PL 3.980/2025, de autoria do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que amplia o acesso ao diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Sistema Único de Saúde. O parecer favorável foi apresentado pelo senador Flávio Arns (PSB-PR), sendo lido durante a reunião pela presidente da comissão, senadora Damares Alves (Republicanos-DF). - Proposta garante exames especializados e prioridade no atendimento: O projeto estabelece que o SUS deverá assegurar a realização integral e gratuita dos principais exames utilizados no diagnóstico do autismo, incluindo: Exame de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Cerebral (Bera); Ressonância magnética de crânio, com ou sem sedação; Eletroencefalograma; Avaliações clínicas multiprofissionais nas áreas de neurologia, psicologia, fonoaudiologia e psiquiatria. A proposta também permite que outros exames sejam incorporados conforme protocolos técnicos definidos pelo Ministério da Saúde. Além disso, o texto garante prioridade no agendamento para pacientes com suspeita ou histórico de TEA, conforme recomendação médica, inclusive com cobertura dos custos de sedação quando necessária. - Busca por ampliação do acesso ao diagnóstico precoce: Na justificativa da proposta, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) destaca que uma das maiores dificuldades enfrentadas por crianças, adolescentes e adultos com TEA é justamente o acesso aos exames especializados, fator que compromete o diagnóstico precoce e o início do tratamento adequado. O projeto prevê ainda a criação de redes de referência para diagnóstico e acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com atuação de equipes multiprofissionais capacitadas. Para ampliar a oferta dos serviços, o Poder Executivo poderá celebrar convênios com instituições privadas e filantrópicas, mantendo a gratuidade e a prioridade de atendimento aos pacientes. - Garantia de direitos e inclusão social: Segundo o parecer aprovado na comissão, o diagnóstico precoce representa um instrumento fundamental para assegurar diversos direitos às pessoas com TEA, incluindo o acesso a benefícios sociais, adaptações educacionais, inclusão no mercado de trabalho e proteção contra a discriminação. A proposta também impede que gestores e unidades regionais de saúde imponham restrições aos exames e atendimentos previstos, garantindo que os serviços estejam disponíveis em todos os níveis de complexidade do SUS. - Próximos passos: Após a aprovação na Comissão de Direitos Humanos (CDH), o PL 3.980/2025 seguirá para análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Caso seja aprovado nas próximas etapas, o projeto fortalecerá a política de diagnóstico precoce e acompanhamento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o país. - PUBLICADA em 17/06/2026. - FONTE: "Site" do PL. - (Redig. por rep. Paulo Maciel após pesq. na web 'partidoliberal.org.br'- ..., 17/6/26)
- NOTA DE ALERTA. MEIs devem ficar atentos a golpes sobre alvarás e supostas pendências fiscais. Microempreendedores Individuais (MEIs), empresários e comerciantes de Vila Velha/ES devem redobrar a atenção diante de mensagens falsas que circulam por WhatsApp, e-mails, SMS e outros aplicativos, informando supostas pendências relacionadas a alvarás de funcionamento, licenciamento municipal ou débitos junto à Prefeitura. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Vila do Empreendedor, está alertando a população sobre uma nova tentativa de golpe que utiliza linguagem alarmista para induzir as vítimas ao pagamento de cobranças fraudulentas. Nesses comunicados, os golpistas costumam mencionar multas, bloqueio de CNPJ, suspensão de atividades econômicas, restrições financeiras e até cancelamento de registros empresariais caso o destinatário não realize uma suposta regularização imediata. Em muitos casos, as mensagens contêm links direcionados para páginas falsas que imitam portais oficiais e são usadas para capturar dados pessoais e financeiros das vítimas. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, orienta os empreendedores a verificarem cuidadosamente a procedência de qualquer cobrança recebida por meios digitais. “Os microempreendedores precisam verificar cuidadosamente a origem de todas as cobranças recebidas, principalmente por mensagens via e-mail e WhatsApp. Antes de efetuar pagamentos ou fornecer dados pessoais, é fundamental consultar os canais oficiais dos órgãos públicos. A prevenção continua sendo a principal ferramenta contra esse tipo de fraude”, destacou. Colodetti reforça ainda que, diante de qualquer dúvida ou suspeita, os empresários procurem imediatamente a Vila do Empreendedor. O órgão funciona no Subsolo-A do Boulevard Shopping, em Itaparica, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou ainda pelo WhatsApp (27) 3149-7352. “Consultar fontes confiáveis é a melhor forma de se proteger contra golpes que, infelizmente, têm se tornado cada vez mais comuns. Em Vila Velha, nosso compromisso é fortalecer o empreendedorismo com informação segura e apoio constante aos empresários, garantindo que eles tenham tranquilidade para focar no crescimento dos seus negócios”, afirmou. Segundo Danielle de Deus, diretora da Vila do Empreendedor, os criminosos vêm utilizando cada vez mais estratégias para conferir aparência de legitimidade às suas mensagens. E um dos golpes mais recorrentes tem como alvo os Microempreendedores Individuais (MEIs). “Um dos golpes que mais temos visto é o da cobrança de taxa de alvará para MEIs. É importante lembrar que o Microempreendedor Individual é isento dessa taxa, o que reforça o caráter fraudulento dessas mensagens. Também vale frisar que a Prefeitura não realiza cobranças via aplicativos de celular”, alerta. Danielle informou, ainda, que esses modelos de golpe utilizam indevidamente símbolos que remetem a órgãos oficiais, informando sobre a existência de pendências relacionadas à chamada “Taxa de Licenciamento (Alvará)”, acompanhada de ameaças de aplicação de multas, bloqueio de serviços financeiros e até de desativação do CNPJ. - Como identificar possíveis golpes: Entre os principais sinais de alerta estão: • Mensagens enviadas por números desconhecidos; • Ameaças de bloqueio do CNPJ ou aplicação imediata de multas; • Solicitação de pagamentos urgentes; • Links que não pertencem aos portais oficiais do Governo Federal ou da Prefeitura; • Erros de português, informações genéricas ou ausência de identificação clara do órgão responsável. -Canais oficiais: A Prefeitura orienta que qualquer dúvida relacionada ao licenciamento de empresas, alvarás, inscrições municipais, tributos ou obrigações do MEI seja esclarecida exclusivamente por meio dos canais oficiais da administração municipal. Empresários que desejarem verificar a existência de débitos junto ao município podem realizar a consulta pelo portal oficial da Prefeitura, utilizando o CNPJ e a Inscrição Municipal da empresa. A orientação é simples: antes de realizar qualquer pagamento ou fornecer informações pessoais, confirme a autenticidade da cobrança. Alguns minutos de verificação podem evitar prejuízos financeiros e o vazamento de dados sensíveis. Em caso de suspeita de golpe, a recomendação é não clicar em links recebidos por aplicativos de mensagens, não efetuar pagamentos sem confirmação prévia e buscar orientação junto à Vila do Empreendedor pelo WhatsApp. (...). - PUBLICADA em 17/06/2026. - FONTE: "Site" da PMVV. Texto: Claudio Figueiredo. - (Pesq. por rep. Paulo Maciel na web, no "site" 'vilavelha.es.gov.br' - 17/6/26)
- NOTA CATÓLICA.
 |
| Por rep. Paulo Maciel. Colatina, 11-6-26 |
Mais um padre será ordenado na Diocese de Colatina/ES. - O diácono Carlos Daniel de Souza Martins será ordenado presbítero (padre) na celebração eucarística agendada para o dia 15/08/2026, às 16h, na Paróquia São João Batista, no município de Aracruz/ES. O ato será por meio da imposição de mãos do bispo diocesano Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, e pela oração da Igreja para o serviço dos irmãos de Cristo. Os ministros ordenados usarão paramentos brancos. A primeira missa, após a ordenação, será em 16/08/2026, às 9h, na Comunidade Católica São Camilo, na paróquia aracruzense São João Batista. - (Redig. por rep. Paulo Maciel após pesq. no mural da Catedral de Colatina/ES - 11/6/26)
- NOTA PREOCUPANTE. Gastança petista só aumenta em ano eleitoral e situação reverbera. Várias mídias já perceberam que a gastança do dinheiro púbico continua aumentando na atual conjuntura petista esquerdista no Brasil. E neste ano eleitoral, é uma coisa exagerada e ostensiva. Mas parece que quem deveria fiscalizar, nada faz. É benesse pra tudo quanto é lado, utilizando os impostos dosontribuinte. Com alta rejeição, a nova era marxista procura de qualquer jeito distribuir dinheiro do erário público. E o dirigente-mor tem uma verborragia em eventos da máquina estatal que só mesmo quem é cooptado assiste. As mídias cooptadas assistem a tudo isso, sem uma única crítica. Quando entrou a nova era esquerdista insensata, a partir de 2024, os cooptados viraram moucos e indivíduos sem visão. Até nos noticiários tem divulgação chapa branca de forma subliminar ou ostensiva mesmo. Enquanto isso o país vai se endividando numa escalada impressionante. - (Redig. por rep. Paulo Maciel após pesq. pr. - 06/6/26)
- NOTA INTERNACIONAL RUIM. União Europeia e Inglaterra vão barrar a entrada de carnes brasileiras em suas terras. A União Europeia removeu o Brasil de lista dos países cumpridores das regras contra o uso de antimicrobianos na pecuária. Com isso, o bloco de países europeus veta a importação das carnes bovina, de frango, de equídeos, além de outros produtos de origem animal. A interrupç[ao da carne brasileira se dará a partir de 3 de setembro de 2026. O Reino Unido/Inglaterra também restringirá a aquisição de carnes brasileiras, pois mesmo tendo saído da União Europeia em 2020, trabalha para harmonizar regras sanitárias com o bloco. Os ingleses seguirão as exigências europeias quando comprar proteínas animais. Sendo assim, a pecuária nacional tende a sofrer com essas desautorizações para importar. Um representante da área produtora disse que os pecuaristas já cumprem as normas exigidas pelos países estrangeiros, mas há um problema burocrático na gestão petista, em sua nova era no Planalto, que não faz chegar isso oficialmente a quem de direito. - (Redig. por rep. Paulo Maciel após pesq. na web - 06/6/26)
- NOTA IMPORTANTE.  |
| André Mendonça.Reprod,deimgJP News.POR rep.Paulo Maciel. 06-6-26 |
Ministro André Mendonça vê tensão entre poderes por Judiciário interferir no Legislativo. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, em entrevista recente na 'JP News', disse que existe uma tensão entre os Poderes da República (Judiciário, Legislativo e Executivo). Para ele, o Judiciário deveria acatar as decisões do Poder Legislativo. Em sua fala ele disse entender hoje que existe esse ambiente tenso na relação entre os Poderes, que passa pelo fortalecimento do princípio da legalidade. Ele afirmou que a lei tem sua origem no Poder Legislativo e não cabe ao Judiciário, além da interpretação, "ter um papel criativo e inovador em termos de legislação". Em sua opinião, essa pode ser atualmente a grande tensão entre os poderes, ou seja, deveria haver o respeito por parte do Poder Judiciário em relação ao que é promulgado ou legislado a partir de uma definição no âmbito do Legislativo. Mendonça entende que o melhor seria a autocontenção, para o fortalecimento do princípio da legalidade, o que é primordial para a segurança jurídica do Brasil e para o desenvolvimento. André Mendonça, que além de togado é pastor, participou da mais nova edição da Marcha para Jesus. - (Redig. por rep. Paulo Maciel após pesq. no Canal do YouTube ' Gustavo Gayer Deputado Federal' - 06/6/26)
- NOTA DA PERICULOSIDADE BRASILEIRA. Mais de 42,5 mil pessoas são assassinadas no Brasil em um ano. Os dez municípios mais violentos do Brasil, de acordo com pesquisa, encontram-se nos estados da Bahia e do Ceará. Maranguape, no território cearense, tem o maior nível de violência, com o número de 87,2 homicídios estimados a cada 100 mil habitantes. Em segundo lugar está o município baiano de Jequié, com 79,4. A região Nordeste do país concentra as cidades com maiores índices de criminalidade. A capital mais perigosa do solo nacional é Salvador/BA. O quantitativo de assassinatos no Brasil somou 20,1 casos por 100 mil habitantes em 2024, no segundo ano da nova era da gestão petista no Planalto. Foram 42.590 pessoas assassinadas naquele ano no país. O estado com municipalidades mais seguras é São Paulo, que se destaca com 6,6 mortes por 100 mil habitantes, menos de um terço da média nacional. Jaraguá do Sul/SC, com taxa de homicídio de 2 por 100 mil habitantes é o mais seguro, e em segundo lugar com o menor índice de assassinatos é Brusque/SC), de 2,6. O terceiro lugar fica para Santa Bárbara D’oeste/SP, com 3,2; o quarto vai para Lavras/MG, com 3,6; e o quinto para Bragança Paulista/SP, com 3,8. O território paulista ainda possui mais quatro municípios mais seguros e o mineiro um, entre os dez melhores. Os dados do Atlas da Violência 2026 foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em 26/5/26 (3ª-f.). Mesmo com redução em relação a 2023, os números são muito altos e não houve uniformidade em quedas. - (Redig. por rep. Paulo Maciel após pesq. na web - 26/5/26). - ES tem a maior taxa de homicídios do Sudeste brasileiro. O estado do ES tem a maior taxa de homicídios da região Sudeste do Brasil e as mortes infantis também tiveram aumento no período de uma década. O secretário estadual de Segurança, Leonardo Damasceno, disse que vários crimes divulgados pela pesquisa Atlas da Violência têm relação com os confrontos entre bandos organizados de traficantes de entorpecentes. Segundo o agente público, as facções criminosas têm a característica de serem grupos ultraviolentos e territorialistas, ou seja, tentam controlar áreas do território nacional e em particular no ES. Para ele, o desafio da Segurança Pública é não deixar que esses traficantes tomem os espaços que desejam. - (Redig. por rep. Paulo Maciel após pesq. na tvvitória - 6h30..., 27/5/26)
- NOTA RELEVANTE. Decreto presidencial petista faz censura nas mídias digitais e parlamentar quer sustá-lo. Um decreto assinado pelo presidente petista Luiz Inácio L. da Silva repercutiu mal em muitas mídias digitais e até em comentários na televisão. Em sua análise no YouTube, em 20/5/26 (4ª-f.), o veterano jornalista Alexandre Garcia disse que o documento traz censura na internet em pleno ano eleitoral. Uma agência ou autoridade nacional é quem irá regular, apurar e fiscalizar a situação... e assim, acentua o analista, cria-se um Departamento de Censura no ano eleitoral, sob a falácia de atualizar o Marco Civil. O deputado federal Gustavo Gayer, em seu Canal no Youtube (21/5/260), disse que está recolhendo assinaturas na Câmara a fim de sustar o documento petista. - Outra crítica do jornalista Alexandre Garcia foi a uma nomenclatura da caderneta de gestante do Ministério da Saúde, onde, em vez de mãe ou mulher, escreveram "pessoas que gestam". Para ele, chegou-se a um nível de "desequilíbrio mental" que necessitaria até de "uma equipe de psicólogos ou psiquiatras..." pois o ato sai das "raias da sensatez, do bom senso e da razão". - (Redig. após pesq. no Canal do YouTube "Alexandre Garcia -21/5/26)
- NOTA ANTICRIME.
 |
| Flávio Bolsonaro. Foto-Divulgação-Senado. 2025 |
Flávio Bolsonaro sugere penas mais duras para crimes nos transportes aéreo e aquático. A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou o projeto de lei nº 5.594/2025, de autoria do senador Flávio Bolsonaro (@flaviobolsonaro), que aumenta as penas para cr1mes contra os transportes aéreo, marítimo e fluvial. O texto recebeu parecer favorável do senador Marcos Rogério (@marcosrogeriooficial), presidente da comissão. A proposta endurece a punição para quem coloca em risco a segurança de aeronaves e embarcações. Pelo texto, a pena passa de 2 a 5 anos para 3 a 8 anos de reclusão. O projeto também amplia as punições conforme a gravidade do caso, com penas maiores quando houver lesão grave ou morte, podendo chegar a 30 anos. O projeto busca tornar a punição mais adequada à gravidade desse tipo de cr1me, que pode ir muito além de um caso isolado e acabar colocando vidas em risco, interrompendo deslocamentos e afetando serviços importantes para o país. Com a aprovação na Comissão de Infraestrutura, a proposta segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça. - Fonte: Agência Senado. - (Pesquisado por rep. Paulo Maciel, de Colatina/ES, no Facebook do Partido Liberal - 18/4/26)
- NOTA IMPORTANTE. 77% dos brasileiros querem a redução da idade penal para malfeitores. Um estudo realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas constatou que mais de 77% da população brasileira se mostraram favoráveis à redução da maioridade penal no Brasil. Em grande parte do mundo os menores pagam pelos seus crimes, o que praticamente não é permitido por leis brasileiras. Apenas 18% se mostraram contrários à redução. O levantamento teve dados divulgados em 31/3/26 (3ª-f.). A Argentina, na América do Sul, já aplicava penas a jovens criminosos de 16 anos e reduziu essa faixa etária para 14 anos, neste ano de 2026. A Suécia, um dos países mais desenvolvidos da Europa, reduziu a idade para criminalizar jovens que cometem atitudes delituosas de 15 para 13 anos. O Brasil possui o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que é muito condescendente para com os infratores com menos de 18 anos. - (Redig. por rep. Paulo Maciel, após pesq. no "site" 'diariodopoder' - 01/4/26)
- NOTA DE ABASTECIMENTO.  |
| Gasolina: R$ 6,79. POR rep.Paulo Maciel. 12-3-26 |
Gasolina comum à vista custa quase R$ 6,80 em Colatina/ES. Num posto de combustíveis do Centro de Colatina/ES (Posto São Miguel, na Praça Ademar Távora), o litro da gasolina comum à vista já custa R$ 6,79. Não só a gasolina, mas os outros produtos carburantes também tiveram subida de preço. A gasolina Power é comercializada por R$ 6,99, e o óleo diesel S-10 por R$ 7,19.
- NOTA DA CARESTIA. Queijo a mais de R$ 100 o kg (provolone); e a R$ 33, apenas 180g (parmesão). - O quilo do queijo provolone já é encontrado por R$ 100,79 (marca Porto Alegre maturado, sabor defumado). Já o parmesão (Galbani, cilindro) - somente 180g - sai por R$ 32,99. - (Pesquisado por rep. Paulo Maciel no Supermercado Locatelli, rua Alexandre Calmon, Centro, Colatina/ES, 03/3/2026)
- Texto, pesquisa, filmagem e narração: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, NOS ENDEREÇOS NA WEB: @paulorobertomacielmaciel7919 - Paulo Roberto Maciel Maciel (CANAL Youtube), facebook.com/paulomacieldaradio (PERFIL), reporterpaulomaciel.blogspot.com (BLOG), @paulorobertomaciel/