domingo, 28 de dezembro de 2025

LITURGIA.13/01/26.3ª-F.- I.S.T.C.-SANTOS: Hilário de Poitiers, Remígio, Leôncio, Verônica de B.... POR rep.Paulo Maciel

- PESQUISADO E PRODUZIDO POR repórter Paulo Maciel, de Colatina/ES. - REDES digitais: @paulorobertomacielmaciel7919 - @paulorobertomaciel6/ - reporterpaulomaciel.blogspot.com - Paulo Roberto Maciel Maciel - facebook.com/paulomacieldaradio

Missa, Catedral, Col., 28-12-25. POR rep. Paulo Maciel

- LITURGIA. 13/01/2026 - TERÇA-FEIRA - I SEMANA DO TEMPO COMUM. ANO LITÚRGICO "A". Cor: Verde. Rito: Missa à escolha. - Ou SANTO HILÁRIO DE POITIERS - BISPO E DOUTOR DA IGREJS (Mem. facult.. Cor branca). - 1ª Leitura: Leitura do Primeiro Livro de Samuel  (1Sm 1, 9-20): "... Ana concebeu e, no devido tempo, deu à luz um filho...". - Sl (1Sm) 2, 1. 4-5. 6-7. 8abcd (R. 1a). R.: "Meu coração se alegrou em Deus, meu Salvador.". - Evangelho: Leitura do Evangelho de São Marcos (Mc 1, 21b-28): "...'Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!'....". - FONTE: Várias publicações católicas.

- SANTOS DO DIA 13 DE JANEIRO. (FONTE: revista.arautos.org e outros "sites") - e Martirológio Romano
- SANTO HILÁRIO DE POITIERS. DE ACORDO com pesquisa do padre Evaldo César de Souza, CSsR, Hilário era francês, nasceu em 315, de família rica e pagã, recebendo educação e instrução privilegiada. Sua busca por respostas levou-o ao caminho da fé. Fez-se batizar aos trinta anos de idade, junto com a esposa e a filha, e passou a levar uma vida familiar guiada pelos preceitos cristãos. Hilário viveu numa fase onde a Igreja sofria com a heresia ariana, uma doutrina que negava a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Com palavras e escritos, ele defendeu amorosamente a plenitude de Jesus, Homem e Deus. Sua ação era tão bonita que povo o escolheu para ser bispo. Foi difícil aceitar o cargo, pois para isso precisava deixar de lado os cuidados com a família de sangue. Mas a fé falou mais alto e Hilário foi ordenado bispo de Poitiers, de onde lutou contra a expansão do arianismo. Hilário foi perseguido pelos imperadores e sofreu o exílio. No Oriente, longe dos seus, aproveitou para estudar a língua grega. Corajoso, durante o exílio de cinco anos, escreveu livros contra os imperadores e contribuiu para a teologia da revelação. De volta para a França, fez o casamento da filha e ajudou a esposa a entrar num convento. Faleceu em 367, quando passou a ser venerado como santo. Recebeu o título de doutor da Igreja. - SÃO REMÍGIO - BISPO DE REIMS: Remígio nasceu como cidadão romano, mas foi nomeado Bispo cristão de Reims, na época em que a Gália havia sido invadida pelos Francos, entre arianos e pagãos. Incansável evangelizador, por mais de 70 anos, batizou o rei Clóvis na noite de Natal de 500. Faleceu em odor de santidade em 533. (Fonte: "site" do Vaticano). - SÃO LEÔNCIO. Bispo de Cesareia, na Capadócia: Era chamado “Anjo da paz”. - SANTA VERÔNICA DE BINASCO: Religiosa Agostiniana no convento de Santa Marta em Milão. Mística. (Fonte: santos-de-cada-dia.blogspot.com)

Nenhum comentário: