- PESQUISADO e redigido por repórter/radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES
- REDES DIGITAIS: YouTube: Paulo Roberto Maciel Maciel - @paulorobertomacielmaciel7919 - BLOG: reporterpaulomaciel.blogspot.com - Instagram: @paulorobertomaciel6/ - PERFIL: Facebook.com/paulomacieldaradio
- NOTA TEMPORAL.
![]() |
| Verão e Paulo Maciel de chapeu. 17-12-25 |
VERÃO começa e segue ate 20 de março.. A estação do ano do verão no Hemisfério Sul iniciou-se no dia 21 de dezembro de 2025 (domingo) às 12h03 (horário de Brasília), e terminará no dia 20 de março de 2026. É um período de dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo, com ocorrência de chuvas intensas, queda de granizo, descargas elétricas e vendavais. A previsão climática indica condições favoráveis para chuvas acima da média climatológica em grande parte da Região Norte. Para a Região Nordeste, a previsão indica chuva abaixo da média em praticamente toda a região, principalmente na Bahia, centro-sul do Piauí, e maior parte dos estados do Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Para Região Centro-Oeste, são previstas condições favoráveis para volumes acima da média histórica no setor oeste do Mato Grosso, enquanto para o estado de Goiás predominam volumes abaixo da média climatológica. Para o restante da região, são previstos volumes próximos à média histórica. Na Região Sudeste, a previsão indica predomínio de chuvas abaixo da média climatológica, com volumes de até 100 mm abaixo da média histórica do trimestre janeiro, fevereiro e março. Já na Região Sul, a previsão é de chuvas acima da média em todos os estados. - (Pesquisado por rep. Paulo Maciel no Instagram do Inmet - 17/12/25)
- NOTA DE DESTAQUE. - Influência das drogas é significativa nos homicídios no ES. Estudo indica como as drogas ilícitas e o álcool influenciam nas mortes violentas acontecidas no estado do Espírito Santo. No dia 11/12/25 (5ª-f ), a Rede Abraço e a Polícia Científica apresentaram um estudo inédito que avalia a presença de álcool, drogas e outras substâncias químicas em casos de mortes evitáveis. O coordenador da Rede Abraço, Carlos Lopes, disse que a produção do conhecimento científico no campo das políticas sobre drogas é importante porque produzirá evidências, a partir das quais .se terá um diagnóstico mais preciso e mais aprofundado da realidade que se apresenta. Ele imagina que de posse do diagnóstico, há melhores possibilidades de se formularem políticas públicas mais adequadas a fim de enfrentar o problema. O estudo analisou mais de 7,5 mil casos examinados pelo IML de Vitória entre 2013 e 2023, apontando que maís da metade das vítimas tinha uma substância psicoativa no organismo no momento da morte. O álcool foi a principal, seguida de cocaína e maconha. Entre as ocorrências, um terço foi de homicídios. As mortes no trânsito também chamaram a atenção: em 42% dos casos a pessoa estava sob efeito de substância química. A chefe do laboratório de toxicologia forense, Mariana Dadalto, revelou que quase a metade dos indivíduos que morreram nos acidentes de trânsito estavam sob o efeito de álcool ou drogas., assumindo o risco de dirigir nessa situação proibida. Um ex-viciado em entorpecentes, cigarro e bebidas alcoólicas, de 43 anos de idade, informou que começou a beber e fumar cigarros com 12 anos de idade. Aos 14 anos, conheceu a maconha, aos 17 anos a cocaína e aos 23 anos passou a consumir o "crack". Nos dez anos de vício teve doze perdas totais de carro, quatro acidentes graves de motocicleta, quebrou coisas em casa, sofreu vários derrames no pulmão e respondeu 25 processos em quatro estados diferentes. Há onze anos, ele conseguiu superar as dependências e atualmente ajuda outras pessoas que sofrem com os vícios, desenvolvendo projetos sociais para essas pessoas. - (Redig. por rep. Paulo Maciel após pesq. na tvvitória - 7h..., 12/12/25)
- Médicos também sofrem violência ES. Mais de 80% dos médicos do ES já sofreram algum tipo de violência no trabalho. A informação faz parte de pesquisa do Conselho Regional de Medicina (CRM) no estado. Em 2024 foram registrados mais de 4,5 mil boletins de ocorrência de violência contra médicos no Brasil, representando uma média de doze casos por dia. No ES, o CRM divulgou uma pesquisa, em 09/12/25 (3ª-f.), realizada com 330 profissionais. 84% responderam que já foram vítimas de violência no trabalho. Quase a metade teve o problema mais de uma vez. A maioria dos casos aconteceu na rede pública de saúde. Quatro em cada dez vítimas precisaram de tratamento. O CRM quer uma lei que garanta a segurança dos profissionais de medicina no ambiente de trabalho.
- NOTAS ATUAIS. ES tem 1,3 milhão de consumidores inadimplentes. O estado do ES possui mais de um milhão e trezentas mil pessoas endividadas, inadimplentes. A maior parte é relacionada a bancos e cartões de crédito. Frequentemente são realizados "feirões limpa nomes", como o realizado pela Prefeitura de Cariacica/ES, neste início do mês de dezembro de 2025. - (Redig. por rep. Paulo Maciel após pesq. na tv - 02/12/25). - 20.721 indivíduos estão diagnosticados com o HIV no ES. Dezembro é o mês dedicado à prevenção e ao cuidado com o HIV, vírus da Aids. Um capixaba disse que descobriu que adquiriu o HIV há doze anos, quando fez os exames para doar sangue. A primeira sensação foi marcada pelo medo, mas com o acompanhamento médico e tratamento contínuo, o paciente passou a encarar a doença de outra forma. E passou a atuar numa rede nacional de apoio a pessoas com HIV. No estado do ES, entre quem convive com o vírus e quem já desenvolveu a enfermidade, há 20.721 indivíduos diagnosticados com o HIV. 1.074 casos foram descobertos neste ano. Entre janeiro e outubro de 2025, 152 pessoas morreram com a doença. Médicos dizem que quando o vírus é identificado precocemente e o tratamento é seguido de forma correta, a carga viral pode ficar indetectável, impedindo a transmissão durante as relações sexuais e reduzindo drasticamente o risco de transmissão na gravidez. O médico infectologista Rodrigo Barroso disse que o risco de transmissão é menor para a pessoa que está em acompanhamento, aquela que está indetectável. Ele chega a afirmar que a chance de passar o vírus para outra pessoa é praticamente nula, inclusive na gravidez, pois os medicamentos são muito seguros. Há até medicações usadas antes e após relações sexuais, para quem se expõe menos ou mais, conforme o caso. - (Redig. por rep. Paulo Maciel, após pesq. na tvvitória - 6h30..., 2/12/25)
- NOTA ISOLADA. Furtos de motos aumentam no estado do ES e Grande Vitória já contabiliza quase 1500 casos. Neste ano de 2025, até novembro, 1493 motocicletas foram furtadas na Grande Vitória, no estado do ES. Dois municípios registram mais casos deste tipo de crime: Serra, com 601; e e Vila Velha, com 362 casos. As informações são da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). O delegado da PC, Luiz Augusto Ximemes, disse que operações estão em andamento e investigações estão sendo procedidas para identificar e prender os suspeitos de ordenar os crimes. O agente público informou que desde 2023 é realizado um levantamento e mapeamento, através da Operação Zero Grau, a fim de combater a subtração de veículos automotores do tipo motocicleta. No primeiro ano foram recuperadas mais de dez motos numa só operação. Ele imputou os crimes a associações criminosas tópicas existentes nos territórios serrano e vila-velhense. A Serra lidera porque há um maior número de pontos comerciais e de focos do tráfico de drogas. As dicas principais passadas por Ximenes aos donos de motos é colocar alarmes, cadeados e gravação do motor e chassi nas peças, como já acontece no estado de São Paulo. Neste caso, há um adesivo verde-fluorescente, onde o ladrão constata que a moto está toda gravada e não há interesse, então, para o adulterador e nem para o receptador. - (Redig. por rep. Paulo Maciel, após pesq. na tvitória - 7h30..., 17/12/25) -
![]() |
| Filme sobre Bolsonaro.Reprod.doCanalYouTube Paulo Lopes,por rep.Paulo Maciel.12-12-25 |
![]() |
| FilmeBolsonaro.Reprod.YouTube Paulo Lopes,por rep.Paulo Maciel.12-25 |



Nenhum comentário:
Postar um comentário