- Edição, PESQUISA e postado por repórter/radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NOS ENDEREÇOS TELEMÁTICOS @paulorobertomacielmaciel7919 - BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel, PERFIL Paulo Roberto Maciel Maciel E instagram.com/paulorobertomaciel6/ - @paulorobertomacielmaciel7919 Padre J. Valdecy Romão. POR rep. Paulo Maciel. Colatina, 27-8-23
- LITURGIA. 17/10/2023 - TERÇA-FEIRA - SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA BISPO E MÁRTIR (XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM). Cor: Vermelha. Ano A. Rito: Prefácio Comum ou dos Santos - Ofício da Memória. 1ª Leitura: Leitura da Epístola de São Paulo aos Romanos (Rm 1, 16-25): "...Trocaram a verdade de Deus pela mentira, adorando e servindo a criatura...". - SALMO RESPONSORIAL: Sl 19A, 2-3.4-5 (R: 2a). R.: "- Os céus proclamam a glória do Senhor!..". EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São Lucas (Lc 11, 37-41): "...'vosso interior está cheio de roubos e maldades'...". - (Fonte: novaalianca.com.br)
- SANTOS DO DIA 17 DE OUTUBRO: (FONTE: revista.arautos.org - Martirológio Romano) - Santo Inácio de Antioquia. Bispo e mártir (†107). Discípulo de São João Evangelista, foi Bispo de Antioquia. Morreu estraçalhado pelas feras no anfiteatro de Roma. SEGUNDO o "site" "comshalom", "Santo Inácio de Antioquia foi martirizado no Século II, no ano 107, no Coliseu de Roma, na perseguição de Trajano (98-117), por ocasião dos espetáculos dados por este imperador para comemorar suas vitórias sobre os dácios. Inácio foi condenado juntamente com Rufo e Zózimo. Foi bispo de Antioquia, que teve como primeiro bispo São Pedro, ao qual sucederam Evódio e em seguida Inácio, o Teóforo (= o que traz em si Deus). Conviveu com São Paulo, que o ordenou para o episcopado. Foi preso na mesma perseguição que martirizou São Clemente de Roma (morto em 97) e São Simeão, que sucedeu São Tiago Menor como bispo de Jerusalém em 107. Inácio foi levado preso a Roma, conduzido por um grupo de soldados. Durante a viagem escreveu sete cartas aos cristãos da região da Grécia e Turquia. A metrópole da Síria, Antioquia, era a terceira em ordem de grandeza do vasto Império Romano, sendo menor apenas que Roma e Alexandria." - Santo Oseias, Profeta. Com suas palavras e exemplo de vida, anunciou ao infiel povo de Israel o Senhor como Esposo sempre fiel e de infinita misericórdia. - São Ricardo Gwyn, mártir (†1584). Pai de família e mestre-escola no País de Gales, converteu-se à fé católica, e foi torturado e enforcado por tentar converter outros. - Santo Isidoro Gagelin, presbítero e mártir (†1833). Sacerdote das Missões Estrangeiras, morto durante as perseguições no Vietnã. - Beato Gilberto de Cister, abade (†1167). Nascido na Inglaterra, foi abade de Cister. Homem de grande ciência, defendeu São Tomás Becket no exílio. - Beato Pedro da Natividade de Santa Maria Virgem Casani, presbítero (†1647). Religioso escolápio, que sendo grande pregador, atraiu multidões e trabalhou na educação das crianças. - Beato Tiago Burin, presbítero e mártir (†1794). Exerceu clandestinamente o ministério sacerdotal durante a Revolução Francesa, até ser assassinado quando celebrava a Santa Missa. - Beatas Maria Natália de São Luís Vanot e companheiras, virgens e mártires (†1794). Religiosas da Ordem das Ursulinas, guilhotinadas em Valenciennes, França. - Beata Tarsíla Córdoba Belda, mãe de família, mártir (†1936). Durante a Guerra Civil espanhola ocultou os bens da Igreja perseguida, cuidou de freiras escondidas e mataram-na ao ser descoberta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário