terça-feira, 26 de abril de 2022

A CORDA. Até OAB - aparelhada politicamente - já contesta decisões de juiz do STF

 -- TEXTO, TRANSCRIÇÃO E FOTO: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, NOS ENDEREÇOS NA WEB: Paulo Roberto Maciel Maciel (canal no youtube), facebook.com/paulomacieldaradio (rede social), reporterpaulomaciel.blogspot.com (blog) E instagram.com/paulorobertomaciel6/

Jornalista José Mª Trindade comentou sobre OAB. CRÉDITO: repórter Paulo MacielColatinaES,reprod.OsPingosnosIs.28-10-2021.

---ATÉ OAB QUESTIONA JUIZ DO STF, ALEXANDRE MORAES. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se pronunciou em favor do defensor de Daniel Silveira, advogado Paulo Faria, também alvo do juiz do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A OAB ingressou na segunda-feira (25/04/2022) com pedido no STF pela revogação da multa aplicada por Moraes contra o advogado por suposto abuso do direito de recorrer. De acordo com o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, é preciso assegurar que os advogados possam apresentar os recursos que entenderem adequados, da forma como estabelece a lei. Ele disse que as prerrogativas da advocacia protegem os direitos e garantias dos cidadãos, e é preciso assegurar que advogados possam apresentar os recursos que entenderem adequados. O representante de classe enfatizou que será implacável na defesa das prerrogativas, mantendo também o respeito pelas instituições da República. O pedido será apresentado com base num parecer elaborado pelos presidentes da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Ricardo Breier, e da Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas, Alex Sarkis, onde afirmam que Moraes violou prerrogativa ao aplicar a multa. O documento ainda cita um artigo do Estatuto da Advocacia que diz ser direito do advogado exercer com liberdade a profissão em todo o território nacional e também o episódio em que o próprio STF decidiu não ser possível impor multa pessoal a um advogado. A comentarista Ana Paula Henkel opinou que "o abuso de autoridade de Alexandre de Moraes tem começo mas não tem fim, pois ele aplica multas e aplica a Constituição ao seu bel-prazer, da maneira que ele bem entender. E isso é um perigo e um alerta muito importante para os advogados". Para ela, o STF virou uma corte política e militante, e não constitucional, e até a OAB (que não tem bons olhos para advogados que se ligam a causas da direita) está percebendo que o caminho pode ser muito perigoso e sem volta, inclusive para a instituição. A comentarista Cristina Graeml classificou de "aberração" imposição de multa ao advogado por Moraes. Para ela, se o advogado não pode recorrer para seu cliente, como o STF aceitou de bom grado os quatrocentos recursos do advogado de Luiz Inácio Lula da Silva? Ela criticou ainda o impedimento de Daniel Silveira de participar de seu próprio julgamento, o que dá condição ao advogado de pedir a anulação dos atos do STF. O jornalista José Maria Trindade admitiu que até a OAB que encontra-se aparelhada politicamente, cheia de petistas, questiona ação de juiz do STF. -- (((FONTE: Canal do Youtube "Os Pingos nos Is" - 26/04/2022)))

Nenhum comentário: