quinta-feira, 24 de junho de 2021

LITURGIA. 29/6/2021, 3ª-F., XIII SEMANA DO T. C., S. Pedro e S. Paulo. Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES

--Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL facebook.com/paulomacieldaradio. E AINDA: instagram.com/paulorobertomaciel6/ ---

 ---LITURGIA DA PALAVRA. 29/6/2021, TERÇA-FEIRA, São Pedro e São Paulo. XIII SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor: Verde. Ano B. Rito: Ofício do dia. Santo do dia: Santo Irineu. 

1ª Leitura: Leitura do Livro do Gênesis (Gn 19, 15-29): "...Deus lembrou-se de Abraão e salvou Ló da catástrofe que arrasou as cidades onde Ló havia morado. ...". Salmo Responsorial: Sl 26, 2-3.9-10.11-12 (R: 3a). R: "- Tenho sempre vosso amor ante meus olhos." Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 8, 23-27): "...levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria.". Fonte:  novaalianca.com.br. 

---


----SANTO DO DIA 29 DE JUNHO: - São Pedro e São Paulo. (FONTE: a12.com). A solenidade de São Pedro e de São Paulo é uma das mais antigas da Igreja, sendo anterior até mesmo à comemoração do Natal. Depois da Virgem Santíssima e de São João Batista, Pedro e Paulo são os santos que têm mais datas comemorativas no ano litúrgico. Além do tradicional 29 de junho, há: 25 de janeiro, quando celebramos a Conversão de São Paulo; 22 de fevereiro, temos a festa da Cátedra de São Pedro e 18 de novembro, reservado à Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo. O martírio de ambos deve ter ocorrido em ocasiões diferentes: São Pedro, crucificado de cabeça para baixo na Colina Vaticana em 64, e São Paulo decapitado na chamada Três Fontes em 67. Mas não há certeza quanto ao ano desses martírios. São Pedro e São Paulo não fundaram Roma, mas são considerados os "pais de Roma" e considerados os pilares que sustentam a Igreja tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionário. São Pedro é o apóstolo que Jesus Cristo escolheu e investiu da dignidade de ser o primeiro Papa da Igreja. A ele Jesus disse: "Tu és Pedro e sobre esta pedra fundarei a minha Igreja". São Paulo é o maior missionário de todos os tempos, o advogado dos pagãos, o "Apóstolo dos gentios". No Brasil, em homenagem a São Pedro, fogueiras são acesas, mastros são erguidos com a sua bandeira, fogos são queimados. São Pedro é caracterizado como protetor dos pescadores. A brincadeira do pau-de-sebo está em várias regiões, estando diretamente relacionada com a festividade deste santo.

--REFLEXÃO:  Pedro, segurando as chaves, símbolo de seu apostolado como chefe da Igreja, e Paulo, missionário por excelência, são as duas colunas da Igreja, enraizadas no grande fundamento da fé, que é Jesus Cristo. Celebrar a festa destes apóstolos nos permite vislumbrar a aproximação do Reino de Deus, que nasce de nosso envolvimento com a causa do evangelho.

---ORAÇÃO: Príncipes dos apóstolos e doutores do Universo, São Pedro e São Paulo, rogai ao Mestre de todas as coisas que dê a paz ao mundo e às nossas almas a sua grande misericórdia. Fazei de nós seguidores fiéis de Jesus e inspirai-nos o zelo missionário. Amém!

--São Pedro e São Paulo, ROGAI POR NÓS! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR.


Nenhum comentário: