terça-feira, 22 de junho de 2021

LITURGIA. 24/6/2021, 5ª-F., XII SEMANA DO T. C., NATIVIDADE DE S.João Batista. Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES


---Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL facebook.com/paulomacieldaradio. E AINDA: instagram.com/paulorobertomaciel6/ ---

 ---LITURGIA DA PALAVRA. 24/6/2021, QUINTA-FEIRA,  XII SEMANA DO TEMPO COMUM. NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA. Cor: Branca. Ano B. Rito: Glória, Creio, Prefácio próprio - Ofício da solenidade. Santo do dia: São João Batista (Natividade). 

1ª Leitura: Leitura do Livro do Profeta Isaías ( Is 49,1-6 ): "...'o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome' ...". SALMO RESPONSORIAL: Sl 139,1-3.13-14ab.14c-15 (R: 14a). R: "- Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!" 2ª Leitura: Leitura do Livro dos Atos dos Apóstolos (At  13,22-26): "...'João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel'...". Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 1, 57-66.80): "...o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos...". Fonte:  novaalianca.com.br. 

---


---SANTO DO DIA 24 DE JUNHO: - NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA. (FONTE: a12.com). Hoje, a Igreja celebra a festa da natividade de João, o batista. De todos os santos, João é o único do qual celebramos o nascimento. Todos os outros têm a festa celebrada no dia da morte. Conta a tradição que quando João nasceu sua mãe teria acendido uma grande fogueira para anunciar o nascimento do bebê. Assim, sua prima Maria poderia saber do acontecido mesmo de longe, ao ver o sinal de fumaça no céu. João nasceu de Isabel, que era prima de Maria, mãe de Jesus. De acordo com os evangelhos, João foi o precursor do ministério de Jesus. Ainda no ventre da mãe, João alegrou-se com a chegada de Maria. Foi ele quem batizou Jesus nas águas do rio Jordão e apontou para seus discípulos o “Cordeiro de Deus”. Os evangelistas apresentam João como precursor do Messias. O dia de seu nascimento é chamado de "Aurora da Salvação". João inicia sua missão alguns anos antes de Jesus iniciar a sua própria missão. Ele era um filho muito desejado por seus pais, Isabel e Zacarias, ela estéril e ele de origem sacerdotal e já com idade bem avançada. Conforme a indicação de Lucas, Zacarias recebeu o anúncio do anjo de que seria pai. Duvidou e ficou mudo. Isabel, confiante, gerou João, o último profeta. O menino foi crescendo e fortificando-se em espírito e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel. Com palavras firmes, pregava a conversão e a necessidade do batismo de penitência. Anunciava a vinda do Messias prometido e esperado. Sua originalidade era o convite a receber a purificação com água no rio Jordão, prática chamada batismo. Daí o seu apelido de Batista. Ele morre degolado sob o governo do rei Herodes Antipas, por defender a moralidade e os bons costumes. O seu martírio é também celebrado na liturgia da igreja.

--REFLEXÃO: São João Batista é um dos santos mais populares em todo o mundo cristão. A sua festa é muito alegre e até folclórica. Com muita música e danças, o ponto central é a fogueira, lembrando aquela primeira feita por seus pais para comunicar o seu nascimento. João é elo entre a Antiga e a Nova Aliança. É também lembrado como um grande profeta..

---ORAÇÃO: São João Batista ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: "Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo". Amém!

-- São João Batista, ROGAI POR NÓS! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR.


Nenhum comentário: