quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Liturgia,5/09/2019,5ª-f.:22ªSemana do Tempo Comum.SÃO LOURENÇO JUSTINIANO

Liturgia Diária da Palavra, 05/09/2019,5ª-f.: XXII Semana do Tempo Comum. SÃO LOURENÇO JUSTINIANO. Mês da Bíblia. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina. Cor dos paramentos litúrgicos: Verde. (Ofício do dia). 1ª Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses: (Cl 1,9-14): “Com alegria, dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos santos.”. Salmo Responsorial (Sl 98,2-3ab.3cd-4.5-6 (R: 2a)): “R: O Senhor fez conhecer seu poder salvador, perante as nações.” Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 5,1-11): "'Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens'. Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.". 

Fonte: www.novaalianca.com.br . TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (03/09/2019) 

SANTO DO DIA 05 DE SETEMBRO: SÃO LOURENÇO JUSTINIANO.  (Fonte: www.a12.com) -

Lourenço Justiniano nasceu em Veneza, no dia 01 de julho de1380. Desde cedo já manifestava seu repúdio ao orgulho, à ganância e corrupção que havia em sua terra natal. Na adolescência decidiu-se dedicar à vida religiosa. Sua único desejo era amar e servir a Deus. Procurando o aprimoramento espiritual, tornou-se um mendigo em sua cidade, chegando a esmolar na porta da casa de seus próprios pais. Aos dezenove anos de idade ele era considerado um modelo de virtude, austeridade e humildade.

Em 1404 ingressou no Mosteiro de São Jorge. Dois anos depois tornou-se sacerdote em 1407 e dois anos depois foi eleito superior da comunidade de São Jorge em Alga.
Não era um bom orador, mas destacou-se como excelente confessor. Também chegou a escrever alguns livros, incluindo tratados teológicos e manuais de catequese. Os seus escritos trazem a matriz da idéia da "Sabedoria Eterna", eixo da sua mística, tanto para a perfeição interior como para a retidão da vida episcopal.
Em 1433, foi consagrado Bispo de Castelo e depois o foi consagrado o primeiro Patriarca de Veneza. Nestas administrações deixou sua marca singular impressa com suas virtudes, sendo considerado um homem sábio, piedoso e caridoso, principalmente com os mais pecadores. Tornou-se um exemplo de pastor, amado por todos os fiéis, que obedeciam a sua pregação e exemplo no seguimento de Cristo. Faleceu em janeiro de 1456. 
Reflexão: Sobre a Eucaristia São Lourenço Justiniano dizia: "Nenhum sacrifício é maior, mais agradável à divina Majestade, que o Sacrifício da Missa, onde as chagas de nosso divino Salvador, sua flagelação e todos os suplícios que sofreu por nós, são de novo oferecidos a seu Pai, e este, vendo de novo imolar-se aquele que enviou ao mundo, concede o perdão aos pecadores, socorro, aos fracos, a vida eterna, aos justos".
Oração: Ó Deus, dai-nos pelo exemplo e intercessão de São Lourenço Justiniano a graça de Vos servir com alegria e humildade, de assistir os mais necessitados, de vivenciar a Vossa Palavra e buscar a santidade. Vós pedimos também por Jesus Cristo, Nosso Senhor, na unidade com o Espírito Santo. Amém! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Nenhum comentário: